Minha casa, Minha cara

A técnica do patchwork, o trabalho de juntar vários retalhos coloridos um no outro, já ultrapassou o universo da costura há muito tempo. A arte, que já embelezava cortinas, colchas, almofadas e tapetes, agora também dá cor e vitalidade para paredes de diversos cômodos da casa.

O patchwork em paredes pode ser feito com azulejos ou papel de parede em ambientes variados como cozinha, churrasqueira, banheiros, salas, etc. Para uma mistura bonita e benfeita, é necessário pensar sempre na harmonia dos elementos.

As diversas cores e padronagens podem acrescentar muito, mas também podem pesar na composição. Sempre pense no ambiente como um todo e no patchwork em si: os “retalhos” devem estar em harmonia entre si, porém, além disso, precisam ficar de acordo com o restante da decoração.

Caso você queira utilizar azulejos, uma boa saída é reaproveitar alguns lascados e quebrados que já usou em casa. Ou então ir em busca de alguma loja que tenha um “cemitério” dessas pecinhas para que você possa comprá-las por um preço mais acessível.

No caso do papel de parede, a mesma coisa se repete. Que tal lançar mão da sua criatividade e reaproveitar pequenos pedacinhos do material que sobraram de reformas passadas? Caso você não tenha retalhos suficientes para uma parede inteira, também pode fazer apenas uma faixa colorida:

Ou então montar desenhos como este:

O aspecto mais legal dessa técnica é que cada trabalho é único, com diferentes misturas e combinações. Você faria algo parecido na sua casa? Comente!

16 Comentários

  1. olá… achei espetacular esses papéis de parede ..
    tem como comprá-los??? se eu ecolher um vem por meio de compra online e pagar com cartão…obrigada aguardo resposta

  2. Olá!
    Incrível mesmo! Adoro produção em retalho, inclusive tenho roupas. É uma técnica muito boa para reaproveitar aquilo que, aparentemente, não serve mais. Mas tenho uma dúvida, poderia usar tecido para decorar paredes?
    Abraços!!

  3. Bom dia. Adorei a ideia, muito linda mesmo!! Mas quais procedimentos posso usar para fazer essa aplicação? Obrigada!

  4. Creusa Maria Duarte Barbosa em

    Amei, já estou imaginando como vai ficar bonito aqui em casa. Será que é possível fazer com outro tipo de papel?

  5. Pingback: Círculo S/A » Decoração com Patchwork

  6. Oi, Joice!
    O patchwork é uma técnica incrível mesmo. O mais legal é essa ideia de aproveitar retalhos de coisas já usadas.. o resultado fica sempre surpreendente.

    Adorei seu comentário! =)
    Beijos

  7. Oi Julia!

    Superlegal, né? E a melhor parte: só usa uns pedacinhos de nada de papel de parede. Muito simples de fazer!

    Beijos!