Minha casa, Minha cara

Década de 80

Quem viveu na década de 80 pôde presenciar diversas mudanças e evoluções no universo da decoração. Novas tendências chegavam com a volta de algumas tendências antigas – fora a imensa mistura de estilos que conviviam entre si de forma muito intensa nessa época: uma mistura de contemporâneo, com o neoclássico e os anos 50. Também é nos anos 80 que a profissão de decorar ganha prestígio e força no mercado.

Desse mix de estilos, surgiram dois movimentos característicos da década: o high tech, com todo seu apelo tecnológico, e o Memphis. Este tinha como características principais o superdimensionamento, as cores fortes e vibrantes e os padrões inusitados. Com móveis e cores extravagantes, o movimento ditou a decoração de muitos lares da época, ao mesmo tempo em que libertava o mundo do design, ainda tão apegado a funcionalidade das peças.

A persiana vertical era um acessório utilizadíssimo, assim como as samambaias: tendência fortíssima na década de 50, elas voltam com toda força decorando as salas de estar de todo o país.

(Imagem de arquivo Casa.abril)

O consumo dos móveis Biedermeier também é forte, com a onda minimalista: pouquíssimas peças na composição de ambientes. Surgem também os lofts e a redução de divisórias na casa. No piso, a madeira clara é o item predominante e o tecido da vez é o chintz, algodão encerado, que se fez presente em sofás, cortinas e em outros acessórios decorativos.

E você, o que pode nos contar da década de 80? Quais eram os acessórios e móveis que roubavam a cena na sua casa nessa época?

4 Comentários

  1. Pingback: Os anos 80 na decoração - Croqui Design

  2. Pingback: Ladrilho hidráulico na decoração | Minha casa, minha cara

  3. Oi! Obrigada pela visita ao nosso blog! Nosso escritório é de Jaraguá do Sul, e sempre que possível procuro divulgar os trabalhos feitos na região. Santa Catarinha tem um potencial enorme no ramo da decoração, mas ainda é bem tímida no cenário nacional. Acredito que quando surge uma empresa boa, com idéias novas e com potencial devemos dar todo o apoio como forma de incentivar o desenvolvimento local. Já fazia tempo que eu queria falar da Meu Móvel de Madeira em algum post, e quando vi as cadeiras Lapa tive que postar!!!
    Abraço, e (ainda mais) sucesso para vocês!