Minha casa, Minha cara

Década de 70

A década de 70 foi uma fase de muita ousadia e luta pela liberdade. Como resquício da cultura hippie e da contracultura da década de 60, a psicodélica se fez bastante presente na moda e na decoração, influenciando na escolha das cores e estampas das casas da época. Aqui, no Brasil, ainda estávamos em plena ditadura militar e a busca por uma forma de expressão livre resultou em paredes, tapetes, sofás e luminárias multicoloridos.

(Imagem de arquivo Casa.abril)

Na parte dos materiais, o plástico muito usado na Alemanha, passa a ser visto em diversos objetos nacionais, com bastante estilo e modernidade. O acrílico também surge com toda a força, dando toques de leveza para móveis e peças decorativas. Por ser um material de fácil aplicação e utilização, ele se difundiu com bastante rapidez pelo país na época.

(Imagem de arquivo Casa.abril)

A arquitetura ainda sofria influências do movimento brutalista, onde se valorizava os elementos estruturais das edificações, de forma a não esconder vigas e pilares. O concreto era bastante trabalhado e arquitetos como Paulo Mendes da Rocha recebiam destaque.

Tecidos aveludados e lustrosos, assim como o chenile e o chintz respectivamente, eram bastante utilizados em estofados e móveis da época. As cores vibrantes predominavam principalmente os tons berinjela, verde e laranja. É forte também a presença dos objetos cromados e dos pufes coloridos. Os espelhos, sinônimo de luxo e requinte, invadiam lares da época recebendo lugares de destaque.

E você, o que te marcou nessa época? Como era a decoração da sua casa? Explore suas lembranças e compartilhe com a gente nos comentários!

7 Comentários

  1. Pingback: O charme do retrô | Minha casa, minha cara

  2. Em 73 meus pais mobiliaram a sala, recentemente herdei uma mesinha de centro, redonda, pés vergados, tampo de vidro, estou querendo saber comom se chama esse estilo por ser belíssimo. O móvel da foto 3 é bem parecido.

  3. Oi Deise! =)
    Superlegal, não é? Existem umas características superusáveis mesmo! O acrílico pode ficar moderno se bem combinado com os demais elementos.
    Obrigada pela participação constante, fico feliz com seus comentários :)

    Beijos

  4. Oi Silvia! Obrigada pela participação :)
    A decoração de 70 era bastante carregada por causa das estampas e cores vibrantes… Mas se usada sem exageros, pode ficar muito bonita! =)

    Continue comentando e nos visitando ;)
    Beijos

  5. A última foto está muito legal, adorei as cores!! Sou de 73, mas lembro de móveis, cortinas, tudo muito escuro. Gosto muito do estilo rústico, country…as fotos anteriores achei a decoração pesada.