Minha casa, Minha cara

Década de 60

Os anos 60, assim como o já citado anos 50, também foi uma época de grandes mudanças – não só no que diz respeito à decoração em si, mas de uma forma mais abrangente influenciando o estilo de vida e as crenças pessoais de quem viveu naquela época. É nesta década que surge o Pop Art, movimento fortíssimo que tinha como objetivo principal criticar o consumismo desenfreado que ainda estava presente nos anos 60, como resquício do pós-guerra.

Artistas como Andy Warhol e Roy Lichtenstein invadem o universo das pessoas, com produtos de cores intensas, fluorescentes e vibrantes.

Elementos vazados como o cobogó invadem os lares de todo o Brasil como um verdadeiro aliado da ventilação e iluminação da casa. O paisagismo ganha fama e destaque graças à grande influência do paisagista Roberto Burle Marx, profissional conhecido internacionalmente e responsável por lindos jardins e praças que embelezaram cidades como Recife e Rio de Janeiro.

Nos móveis, a madeira brasileira Jacarandá começa a ser usada com frequência, resultando em móveis bastante resistentes e pesados. Mais tarde, o designer de móveis Sérgio Rodrigues se torna famoso, com desenhos modernos e arrojados, oferecendo mais leveza às peças da época.

No fim da década, surge um resgate de culturas diversas devido às influências da cultura hippie, em que tecidos e estampas com temas do Marrocos, da Índia, da África ou de tecidos estampados com desenhos da arte indígena brasileira faziam sucesso. O acrílico e o plástico em cores vibrantes tomam força, oferecendo uma atmosfera de modernidade na decoração de casas dos anos 60.

Como exemplo, a famosíssima cadeira de Verner Panton:

E a Bubble Chair do designer Eero Aarnio, com fibra de vidro e plástico e design diferenciado:

E você, o que mais se lembra dessa época? Você considera a década de 60 inspiradora para os móveis atuais? Comente!

3 Comentários

  1. Adorei os cobogós coloridos! E como embeleza!!
    Estamos reconstruindo a minha casa e gostaríamos de colocar cobogós bonitos, porém como faremos para adquirí-los? Já ligamos em Brasília disseram que só fazem o anúncio. Podem nos informar onde comprar,o preço e como efetuar o pagamento precisamos de 10 mts. quadrado. Paz e Bem!!!

  2. Pingback: Cobogós na decoração | Minha casa, minha cara

  3. A decada de 60 esta de volta tanto na decoração como na moda!! \moveis de design sao na sua maioria dessas decadas! e estao cada vez mais em alta!!!
    alias…nao porque sao dessa epoca…mas sim porque sao lindas e um classico!

    boa semana!