Minha casa, Minha cara

Churrasco na pressão

No último post desta série deliciosa, pensamos em algo muito especial: e quem não tem uma churrasqueira em casa não pode participar?

Claro que pode! E a receita de hoje é ideal para quem não tem um espacinho para a grelha, mas também está louco para chamar os amigos e dividir esse momento gostoso que é um bom churrasco com a turma.

Você vai precisar de:

  • Carvão vegetal (+/- 6 pedaços)
  • Ervas frescas de sua preferência (tomilho, louro, sálvia, alecrim)
  • 4 gomos de linguiça
  • 3 sobrecoxas de frango
  • Sal grosso ou o tempero seco que preferir
  • 4 espetinhos que desejar (coração de frango, batata, calabresa, cebola em cubos grandes)

Modo de preparo

Pegue o carvão vegetal (+/- 6 pedaços) e ervas frescas de sua preferência e embrulhe-os com papel-alumínio, bem fechado. Coloque este embrulho no fundo de uma panela de pressão (4,5 litros).

Arranje sobre o papel-alumínio 4 gomos de linguiça (ao redor da panela, encostando na lateral) e 3 sobrecoxas de frango (no centro).

Deixe o fogo baixo, feche a panela de pressão e conte 20 minutos de cozimento após pegar pressão. Depois, retire imediatamente a pressão da panela, abra-a e retire as linguiças. Deixe as sobrecoxas, encoste-as na lateral da panela e coloque os espetinhos que desejar. Sugiro espetinho de coração de frango, batata, calabresa e de cebolas em cubos grandes.

Volte a panela ao fogo baixo, feche-a e conte 15 minutos após pegar pressão. Retire imediatamente a pressão da panela, abra-a e retire os espetinhos e as sobrecoxas.

Coloque sobre o papel-alumínio 500 g de picanha (ou maminha ou contrafilé) temperada com sal grosso, volte a panela ao fogo baixo, feche-a e conte 20 minutos após pegar pressão.

Retire imediatamente a pressão da panela, abra-a e retire a carne.

Dica: após fazer esse churrasco, resfrie a panela para repetir o churrasco.

Não use a panela de pressão por mais de 2 horas seguidas – dê um descanso para ela. Nunca use a panela de pressão em fogo alto.

churrasco-na-panela-de-pressao

 

Fonte: EncontreAqui

Agora, é só servir essa delícia. E o melhor: sem necessidade nenhuma de churrasqueira ou uma grande área para isso, né? Dá para servir os seus amigos ou a família até mesmo no apartamento.

E já que a ocasião é especial ela pede uma bebida à altura. Nessa hora, aposto que todo mundo já pensa em um bom vinho. Mas uma dúvida frequente é qual e como combinar o vinho certo com cada prato.

Fonte: Pinterest

Com o churrasco, a tarefa de seleção não é muito complexa, né? Basta aplicar a máxima do vinho tinto para carne vermelha, vinho branco para peixes.

Mas, se você quer servir algo mais específico e especial para agradar os seus convidados, pode anotar esta: por ser um prato suculento e mais rústico, o churrasco de carne bovina vai muito bem com um vinho tinto mais encorpado, jovem e frutado. Um Malbec argentino, um Shiraz australiano, um Côte-du-Rhône ou um bom Cabernet Sauvignon nacional são ótimas pedidas.

Já, se o prato servido for lombo de porco, uma carne mais delicada, o vinho deve ser mais leve. Experimente um bom Beaujolais, um Pinot Noir nacional ou um branco de corpo médio e boa acidez como um Pinot Grigio italiano.

E já que o ambiente não conta com uma churrasqueira, que tal aproveitar para acrescentar um elemento de decoração que o torna muito mais aconchegante e receptivo para as visitas?

A Adega Sintonia da Meu Móvel de Madeira está disponível nas cores Expresso e Mel, ambas criadas para complementar qualquer decoração com muito bom gosto e requinte, sem tomar todo o espaço do ambiente. É ou não uma maneira muito bacana de acrescentar um pouco de charme para o seu cantinho?

Com uma receita como a de hoje e o vinho certo, é certeza de que seu churrasco será um grande sucesso. Não esquece de contar para a gente, hein?

Gostou da receita e dica de hoje? Então, clique aqui para imprimi-la com a dica especial de hoje, para seu livro “Meu Churrasco”.

Quem perdeu a capa e contracapa é só clicar aqui. E não perca as receitas anteriores: acesse a categoria e acompanhe todas as diferentes formas de fazer seu churrasco.

Comentários não estão permitidos.