Minha casa, Minha cara

Estilo retro

Também chamado de vintage, o estilo retro é a maneira de decorar utilizando móveis e acessórios com design antigo. O resultado é uma composição cheia de nostalgia e charme, que encanta por ser inspirada no passado ao mesmo tempo em que é adaptada ao universo e vida contemporânea.

São inspirações vindas diretamente das décadas de 50, 60 e 70, invadindo salas, cozinhas, quartos e outros diversos cômodos da casa. E são vários os itens que podem trazer o tom nostálgico ao ambiente, desde móveis e cores até papel de parede e estampas.

Peças desse estilo são garimpadas com muito fervor e, por diversas vezes, reinterpretadas por muitos designers. Os móveis de pés palitos, linhas retas e baixinhos fazem a cabeça de muita gente, que sonha em encontrar uma raridade em brechós ou herdar alguma peça da época da avó.

As cores que marcam a decoração retro são alegres e marcantes, às vezes, presentes em estampas psicodélicas ou geométricas. O papel de parede, famosíssimo na década de 70, vem com cores mais neutras e ajuda na caracterização do ambiente. Para fazer uma adaptação atual do uso de cores, aposte nos acessórios bem coloridos e feitos de materiais da época, como o acrílico.

Espelhos nos mais variados formatos trazem brilho ao ambiente e lembram a época disco. Dá para investir sem exageros.

Aproveite para usar e abusar de todos os itens divertidos, como telefones e eletrodomésticos com cara de antigos, mas funcionais e práticos para manter nosso conforto nestes tempos modernos. Quadros com imagens de artistas de Hollywood, discos de vinil, fotografias retros… Tudo é bem-vindo!

(Imagens: Casa.abril, Apartment Therapy, Google)

Você tem ambientes retros na sua casa?

6 Comentários

  1. Pingback: Ladrilho hidráulico na decoração | Minha casa, minha cara

  2. Pingback: Tweets that mention Série MMM estilos decorativos | Minha casa, minha cara -- Topsy.com

  3. Realmente a tendência retrô está com tudo. Só acho que é preciso cautela para não criar um ambiente muito datado, só com peças vintage. Acho que o bacana é fazer uma mistura, onde a peça retrô ou vintage seja a “cereja do bolo” da decoração contemporânea.
    Recentemente fiz dois post sobre esta tendência no meu blog: uma sobre o frigobar retrô da Brastemp e outro sobre ladrilhos hidráulicos.

    Dêem uma olhada lá: http://www.allanfeioarquitetura.blogspot.com

    Abraço
    Allan Feio