Minha casa, Minha cara

Estilo Contemporâneo

Cores neutras, linhas retas e poucas peças: essas são as principais características de um ambiente de estilo contemporâneo, uma forma de decorar requintada e com boas pitadas de minimalismo. A máxima “menos é mais” é utilizada mais uma vez aqui, na composição dos mais variados cômodos.

Em ambientes assim, acessórios decorativos são somente usados se forem charmosos, muito bem-acabados e, muitas vezes, assinados por designers famosos. Não há espaço para coisas supérfluas e se usa na decoração somente o necessário. Isso quer dizer que, para montar um ambiente contemporâneo, você terá de se livrar dos tão amados vasos de flores, caixinhas decorativas, porta-retratos…

Uma de suas principais vantagens é a praticidade e a alta compatibilidade com o cotidiano da vida contemporânea. Afinal de contas, tecidos e materiais modernos e tecnológicos são os mais usados nos cômodos, o que os tornam mais fáceis de limpar e manter.

Os espaços livres são valorizados e as cores escolhidas para as paredes e o mobiliário são geralmente tons neutros, como o branco, o preto e suas variações. Se você gosta de cores fortes, provavelmente terá de fazê-la presente em alguns pequenos detalhes.

Nos móveis e arquitetura, linhas retas e pouca diversidade em acabamentos ou texturas. Enfim, simplicidade e sobriedade acima de tudo.

Com toda esta questão de cor “nada”, escassez de acessórios e ausência quase total de detalhes, o estilo contemporâneo acaba apresentando uma desvantagem muito comum: ambientes, apartamentos e casas parecendo todos iguais. E, como disse a Vivianne Pontes, do de(coeur)ação, é praticamente impossível imaginar alguém vivendo em um ambiente completamente sem acessórios e coisas que a gente tanto gosta!

Para resolver esse problema, é possível usar o estilo contemporâneo misturando alguns detalhes que têm a nossa cara, como uma cor específica, um objeto feito por você ou imagens da família (mesmo que as regras do estilo não permitam). O importante é ter um ambiente bonito para viver, não é mesmo?

E você, o que acha desse estilo?

3 Comentários

  1. Pingback: Sala de estar « Blog La Vinci – Papel de Parede para Decoração

  2. Pingback: Sala de estar « BLOG LA VINCI

  3. Do jeito que meu marido gosta, mas acabamos optando pelo rustico, ainda que consegui mesclar um pouco do contemporaneo com o rustico…marido disse: “você não está estudando design de interiores? Então você consegue!”. Me lançou um desafio e eu aceitei, rsrs.

    Beijos,
    Tainã