Minha casa, Minha cara

Suécia e Finlândia

Hoje é dia de fazer nossas malinhas virtuais e viajar mais um pouco pela decoração do mundo!  E olha que hoje a viagem é bem curiosa mesmo: vamos visitar países que provavelmente vão te surpreender bastante.

Isso porque estes lugares são referência de decoração em vários blogs conhecidos e fazem o maior sucesso pelo uso inteligente da cor branca com pontos de cor bem espalhados. Já deu para bater aquela curiosidade? Então, chega de suspense e vamos primeiro a…

Suécia! Um país nórdico da península escandinava na Europa Setentrional. Esse é o terceiro maior país da União Europeia em extensão de área e tem uma população total de mais ou menos 9,2 milhões de habitantes. Além disso, a Suécia ocupa o primeiro lugar no mundo no Índice de Democracia e o sétimo no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU. Bacana, né?

Vai ver que são essas coisas boas que inspiram a paixão pelo design e pela decoração que o pessoal desse país tem. Dá uma olhada neste apartamento, por exemplo:

Fonte: Apartment Therapy

Viu como as paredes brancas podem abrigar um colorido surpreendente? E, para imitar esse visual clean e despojado, não tem segredo: basta se concentrar em objetos e cores que você realmente goste.

Se você se inspirou nesse último ambiente, por exemplo, a gente já sabe por onde começar: as Cadeiras Delta da MMM são superparecidas com essas da foto e estão disponíveis em cores lindas de viver!

Os suecos também são ótimos em aproveitar o espaço. Esse quarto, por exemplo, não parece nem grande nem pequeno, mas ideal.

Fonte: Apartment Therapy

O charme fica por conta de detalhes como o papel de parede lindíssimo ou o porquinho prateado – um charme!

Elementos de decoração inusitados e criativos também são com eles mesmos. Por exemplo, como decorar a área do closet ou armário de um quarto? Os suecos respondem: com as suas peças de roupas mais queridas:

Fonte: Apartment Therapy

Na Suécia, tudo é tão lindo que não dá nem vontade de ir embora, né? Mas nossa viagem ainda não terminou. Prepare-se para aterrissar na Finlândia!

A Finlândia é também um país nórdico, situado na Fino-Escandinávia, norte da Europa. Tem cerca de 5,3 milhões de habitantes e a menor densidade populacional da União Europeia.

Não é à toa que a decoração da Finlândia é muito parecida com a de sua vizinha Suécia, já que as culturas são muito próximas. Mas também é fácil perceber que espaço realmente não é um problema no país: as casas são enormes!

Fonte: Casa de Valentina

Dá uma olhada neste quarto, por exemplo! Vai dizer que não dá vontade de mudar já para dentro dele?! E já dá para perceber toda a irreverência na decoração finlandesa, né?! A gente adorou a ideia do cestinho de “maçãs” ali no cantinho – uma graça!

Fonte: Casa de Valentina

Uma ideia curiosa que os finlandeses costumam usar é o banheiro integrado à área de serviço. É uma prova de que até quem tem espaço sobrando acaba pensando em soluções para se organizar de forma inteligente, né?!

Fonte: Design Sponge

Os finlandeses também adoram reaproveitar. As “Caixas de Feira” por lá podem virar praticamente qualquer coisa mesmo! E nós ficamos tão encantados com toda essa sustentabilidade que até já fizemos uma Série MMM sobre isso… lembra?

Mas o que a gente quer saber mesmo é se vocês gostaram da viagem de hoje. Podem comentar, adoramos conversar com vocês por aqui! E, enquanto a próxima sexta não chega, ficamos na espera de mais uma das nossas viagens por aqui. Quer uma pista? Na semana que vem, vai ter muito Rommmance no ar e até um pouco de decoração étnica! Hummm… será que vocês adivinham essa?!

4 Comentários

  1. Oi Debora! Você tem toda razão, ao longo do texto acabamos trocando “Suécia” por “Suiça”! Mas o conteúdo todo está tratando da Suécia, até trocamos a foto do Castelo de Chillon que realmente estava errada.
    Obrigada pela observação! ;D

    Beijos!

  2. Achei a materia interessante, mas quem escreveu com certeza não conhece a Suécia e nem a Suiça… são 2 países diferentes. No texte mesmo vcs escrevem de Suécia e Suíça, e a foto do Castelo, é o Castelo De Chillon na Suíça. Afinal de contas, a intenção era escrever sobre Suécia ou Suíça???