Minha casa, Minha cara

A imensa criatividade e habilidade das nossas brasileiras fez com que várias técnicas com agulhas e fios virassem tradição aqui na terrinha. Sorte nossa. Hoje é fácil perceber que diferentes bordados, costuras, aplicações e trabalhos em tecido invadiram o mundo: tanto da moda, quanto o da decoração.

Crochê

Sua origem não é certa, mas é antiga e há muito tempo difundida por aqui. E olhando a foto abaixo, não dá pra praticamente afirmar que ele é brasileiríssimo?

(Casa Abril)

Houve o tempo em que muitos torciam o nariz para tudo que era feito com crochê. Uma teima boba, fruto daquela ideia de que crochê lembra coisa da vovó. Hoje, com tantas possibilidades na decoração, o crochê só fica com carinha de vovó se você quiser.

(Andrea Guim Blog)

Confeccionado com uma agulha especial, que tem um pequeno ganchinho em uma das extremidades, o crochê pode ser feito com vários fios diferentes; tudo vai depender do efeito final pretendido. Se for para fazer um tapete, o fio terá que ser mais resistente e durinho. Para uma manta charmosa no sofá, ele deve ter um caimento legal, além de ser macio.

(Decoeuração)

Quando feito com fios coloridos, ele dá um toque bem brasileiro na decoração, ainda mais se combinado com um estilo rústico ou materiais de demolição. Pra usar de um jeito mais moderninho, é só misturar o crochê com acessórios atuais, coloridos ou minimalistas.

(About Mo and Me)

Para quem morre de medo do efeito vovó, olha só essa ideia superfofa: flores coloridas de crochê revestindo o pufe. Só esse item cheio de textura e cores já deixou o ambiente com outra cara, muito mais aconchegante e agradável aos olhos:

(Decoeuração)

No quarto, esta técnica tão assimilada aqui no Brasil vai superbem! Talvez pelo motivo de que o crochê é uma delícia ao toque e deixa tudo mais quentinho e macio. Aqui, ele foi usado numa colcha retro-romântica:

(Apartment Therapy)

Já aqui, ele trouxe textura à roupa de cama predominantemente branca. Aplicado às capas de almofada, o crochê ficou discreto e elegante. Uma boa pedida para quem tem medo de arriscar:

(Casa Abril)

Na Meu Móvel de Madeira você encontra lindos acessórios de crochê para trazer um toque de brasilidade aos banheiros: porta escovas e cestinha para guardar maquiagem, jóias ou o que mais você quiser. Além disso, você pode escolher um lindo cachepô, perfeito para a casa toda. Todos lindos e amigos do meio ambiente, confeccionados com sacolinhas plásticas:

E você, também acha o crochê a cara do Brasil? Tem suas próprias peças da técnica em casa? Comente!

5 Comentários

  1. Estou aqui torcendo, Tina! Espero que você encontre um tempinho para fazer o que gosta.
    Beijoca, obrigada pela visita!

  2. Adoro crochê, acho delicado e romântico…estou numa luta , tentando voltar aos crochês e bordados…torça por mim
    bjs
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

  3. Lindo post!

    “É durante as fases de maior adversidade que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem a si mesmo e aos outros”. (Dalai Lama)

    Bom final de semana abençõado,bjus.
    hptt://cafeecetim.blogspot.com