Minha casa, Minha cara

Série acerte as medidas: cozinha

Cozinhas sempre são um lugar de muito ammmor em casa. É onde fazemos a comida do dia a dia com carinho, onde reunimos pessoas para fazer uma boquinha rápida, onde conversamos, onde bebemos. Com todas as suas facetas, todos os seus formatos, a cozinha é um dos ambientes mais especiais de casa e deve seguir uma lista de medidas certas para oferecer tudo que você precisa. bigsmile Prontos para ver quais as medidas certas para a cozinha?

Se você está montando a sua casa, vale a pena espiar os outros posts da Série acerte as medidas. Nós já falamos de sala de jantar e sala de estar. Todo mês, há um novo post para você montar a casa dos seus sonhos. heart

Área de refeição da cozinha

Se você tem mesa ou bancada na cozinha, lembre-se que ela segue a mesma regra de uma mesa de jantar e deve ter aproximadamente 75 cm de altura para se adaptar a pessoas de qualquer altura. smile Nós já falamos aqui sobre como descobrir qual o formato de mesa certo para sua casa, espie antes de comprar a sua. A luz acima da bancada deve ficar a uma distância entre 80 e 90 cm. E as banquetas devem ter uma diferença de cerca de 25 cm entre o tampo da bancada e seu assento.

Balcões da cozinha

A altura do balcão com a pia deve variar de acordo com a sua. No entanto, você pode considerar as medidas-base que são: mínimo de 85 cm de altura e 55 cm de largura. Da mesma maneira, as medidas da pia em si devem ser proporcionais às da pessoa que mais trabalhará nela, mas sua altura deve estar entre 73 e 91 cm. Olhando de cima, deve haver uma distância de 10 cm entre a ponta do seu balcão e a da pia. Além disso, é importante deixar 60cm ao lado da sua pia para ter espaço para trabalhar com cortes de alimentos e apoiar os pratos na hora de lavar a louça.

Armários aéreos para cozinha

Se você vai usar armários aéreos, lembre-se de considerar um espaço de aproximadamente 60 cm entre a altura do seu balcão e a base do armário. Caso você deseje que o seu micro-ondas fique em um armário aéreo, considere algo em torno de 7 cm acima do seu ombro para posicioná-lo ou 1,37 cm do chão. 

O fogão na cozinha

Idealmente, o balcão que abriga o fogão deve ter um espaço lateral com gavetas de 91 cm de distância de um lado e um respiro de pelo menos 30 cm do outro antes de qualquer outro móvel ou eletrodoméstico. Ainda no espaço relacionado ao fogão da sua cozinha, as coifas ou os exaustores devem ficar a uma distância mínima de 24 cm do topo do seu fogão.

Outras medidas importantes para você manter em mente são as referentes aos diferentes formatos de cozinha. Se a sua cozinha é em formato de corredor, deixe um espaço mínimo de 80 cm entre a sua bancada principal e a parede para que o fluxo seja tranquilo e inspire-se com estas fotos de cozinhas do tipo corredor. Agora, se a sua cozinha conta com uma ilha central, é importante deixar uma distância mínima de 1,20 cm entre ela e as outras bancadas para garantir a circulação. Aqui você vê alguns modelos de cozinhas com ilha para se inspirar na hora de montar a sua. heart

Conta para a gente: o que você achou dessas medidas? Elas estão de acordo com o que você tem em casa? Se você ainda tem alguma dúvida sobre as medidas certas para a sua cozinha, deixe um comentário. Vamos te responder o mais rápido possível. :) Além disso, você pode se inspirar em diferentes modelos de cozinhas, descobrir como decorar e organizar uma cozinha e até aprender como deixar seu armário de cozinha em ordem.

Sair da versão mobile