Minha casa, Minha cara

Flores e plantas ideais para as partes externa e interna da sua casa

Flores bonitas, coloridas e perfumadas têm tudo a ver com a Semana do Meio Ambiente e com a transformação do lar em um cantinho mais bonito e alegre. As flores trazem vida para dentro de casa e, além disso, se você tiver a sorte de ter um delicioso jardim externo, suas plantas vão atrair pássaros e borboletas e você ganhará um refúgio acessível e particular. Nada mal, né?

(Garden Photos)

Para jardins externos, é superbacana montar um lugar especial, onde você possa tomar um café com os amigos ao mesmo tempo em que admira o jardim e curte o entardecer. A Linha Suprema da Meu Móvel de Madeira é composta de bancos e mesa, todos produzidos em madeira de eucalipto. Seu desenho com linhas curvas vai deixar seu espaço ainda mais bonito:

(Linha Suprema da MMM)

As plantas para um jardim externo devem ser escolhidas de acordo com o gosto pessoal de cada um. Até porque, você tem bastante liberdade neste espaço, para escolher plantas de pequeno ou grande porte. Caso seu quintal tenha um ar mais campestre, arbustos floridos e maciços com volumes variados são uma boa escolha, como a azaleia e os maciços de moreia:

(Casa e Jardim)

Se você prefere um efeito romântico, trepadeiras como a ipomeia e a jasmim-carolina dão charme e delicadeza para sua área externa. Árvores frutíferas como a jabuticabeira também são bem-vindas, para trazer sombra e frutas. smile

(Casa e Jardim)

(Casa e Jardim)

Quem não pode cultivar plantas em áreas externas pode investir em um jardim de inverno bonito e bem decorado. Na hora de escolher as plantas, é preciso ter cuidado com o porte de cada uma delas e saber dispô-las no ambiente de forma que as mais altas não obstruam a visão das mais baixas.

(Casa e Jardim)

A forração pode ser feita com pedrisco branco ou bege, ou mesmo casca de pínus, compondo uma vegetação do tipo forrageira. E, para seu jardim de inverno ficar ainda mais bonito, cuide da iluminação: spots que iluminam de baixo para cima dão um efeito superlegal:

(Casa e Jardim)

As plantinhas indicadas para este jardim dentro de casa são aquelas de meia-sombra, que precisam de uma quantidade de iluminação menor que as demais para sobreviver. Como exemplo, você pode escolher a dinheiro-em-penca:

(Casa e Jardim)

Alpínia:

(Casa e Jardim)

Copo-de-leite:

Ou a palmeira Licuala. Esses são só alguns exemplos, pesquisando direitinho você encontra uma infinidade de outras plantas com essas mesmas características para embelezar o interior da sua casa.

(Casa e Jardim)

Você tem uma varanda sem vida e gostaria de escolher umas plantas para esse cantinho? De preferência, perfumadas para atrair pássaros para pertinho da sua janela? Invista em uma destas: manacá-de-cheiro, jasmim-estrela, jasmim-dos-poetas, romã, oleandro, pitanga, jasmim-amarelo ou bela emília, presente na foto abaixo:

(Casa e Jardim)

Para ambientes pequenos não há nada melhor do que os jardins verticais! Uma plantinha bem bonita e perfeita para ser usada em painéis ou placas de xaxim à meia-sombra é a ripsális ou cacto-macarrão. Ela dá um efeito bacana e se adapta bem a em paineis verticais:

(Casa e Jardim)

Antúrios, peixinhos, bromélias, orquídeas e samambaias também são ótimas escolhas para um jardim vertical na varanda, ou dentro de casa. Elas formam uma desordem de volumes e texturas que tornam a composição megainteressante:

(Casa e Jardim)

E você, qual plantinha não abre mão de ter em casa?



Participe do Programa Ammmigo da Meu Móvel de Madeira! Ao participar, você junta pontos que são convertidos em descontos, para você adquirir móveis incríveis para suas áreas externas com um preço bem bacana! Clique aqui e faça parte!

4 Comentários

  1. Oi, querida!
    Fazia tanto tempo que não conseguia visitar os blogs queridos que estava até sentindo sintomas de abstinência, rsrs. Aí hj consegui dar um pulo aqui e, como sempre, não me arrependi.
    Sou apaixonada por plantas, dentro e fora de casa. Sou daquelas que conversa com os brotos, sorri para as flores e tira pó das folhas.
    Amei as fotos que vc escolheu. Excelentes ideias para deixar nossas casas cada vez mais bonitas.
    Beijoca