Minha casa, Minha cara

E pra fechar nosso Top 5, um post para os fãs da horta vertical.

Hortinha em casa

Ter uma horta em casa pode fazer parte da realidade de qualquer pessoa, basta querer. Afinal de contas, é possível cultivar hortaliças, temperos e pequenas flores em uma casa ou em um apartamento. Não importa a quantidade de espaço que você dispõe: sabendo utilizar os recursos certos, é possível criar uma hortinha bonita e saudável em qualquer ambiente, desde que você tenha vontade e dedicação.

As vantagens de ter uma horta em casa são diversas. Uma delas são o conforto e a delícia de poder colher hortaliças fresquinhas, como alface, rúcula, couve e cebolinha diretamente do quintal de casa. Também é ter uma alimentação mais saudável consumir verduras que foram cultivadas cuidadosamente por alguém que você confia: você mesma. Como se não bastasse tudo isso, mexer na terra também é terapêutico: o tempo gasto com os cuidados com as plantas te fará relaxar e descansar a mente.

Elas são ótimas para a saúde e para os olhos: quando bem organizadas, conseguem decorar o jardim como ninguém e entram em plena harmonia com o restante das flores.

Para montar uma hortinha em casa, você poderá utilizar algum espaço do seu quintal, de preferência uma parte que esteja em contato direto com o sol. Ela deverá ser confeccionada em um lugar plano, delimitado por muretinhas, pedras ou cerquinhas de madeira. Você poderá fazer o cultivo das hortaliças na própria terra do jardim, com os torrões desmanchados e a terra preparada com adubo. Essa será sua hortinha horizontal no quintal de casa.

Ou então poderá fazer o plantio das hortaliças em vasos, usando brita no fundo para ajudar na drenagem da água da chuva. Lembre-se de que a terra não deverá ficar encharcada, pois pode causar o apodrecimento da raiz da planta. Acima das pedrinhas, é só colocar um pouco de areia e do substrato preparado. Clique aqui para saber o que adicionar no adubo!

(Via)

Para espaços reduzidos, a horta vertical é a melhor pedida. Bonita e adaptável em qualquer canto da casa ou do apartamento, ela suporta plantas de pequeno porte e pode ser feita de vários materiais, até mesmo, de garrafa PET.

Ao instalar a horta vertical, prefira um local bem iluminado: próximo a janela ou a varanda do apê. A terra deverá ser preparada com matéria orgânica, nitrogênio, fósforo e potássio e as plantas escolhidas deverão ser aquelas com raízes mais curtas.

Tais hortinhas, além de fornecerem consumo sustentável, também são ótimas, pois reabsorvem uma boa quantia da água da chuva, o que impede os alagamentos.

E você, já tentou fazer a sua em casa?

8 Comentários

  1. amei essa hortinha ,mas tenho pouco espaço como faze-la? me mandem dicas de quais semente escolher bjs mil

  2. Difícil dizer sem analisar a situação, Regina. Mas pode ser excesso ou falta de regas, colocação errada da muda, etc.

  3. Moro em ape no RJ, já tentei plantar várias hortaliças/temperos, mas não sobrevivem. Gostaria de saber onde estou pecando.. Bjus

  4. Silvia Helena Camargo em

    Adorei todas as hortinhas, pois amo plantas. Tenho temperos em vasos, mas ficam no quintal. A casa não comporta plantas internamente, pois não tem claridade suficiente. Se um dia eu tiver uma casa do jeito que eu idealizo, aí sim vou fazer minha hortinha com temperos, tão linda quanto os modelos que vocês postaram!!!