Recebemos diariamente várias perguntas com dúvidas acerca das reformas em móveis. Afinal de contas, as pessoas querem imprimir sua própria marca nos itens, deixando tudo com um toque especial de personalidade. Sem contar que companheiros muito antigos pedem um visual novo depois de anos e anos de contribuição na nossa casinha. heart

Vamos então solucionar algumas dessas dúvidas e sugerir transformações para você fazer em casa, deixando tudo com a sua cara.

antesdepois

A mais comum das transformações é a base de tinta. Mudar a cor de um móvel pode parecer pouco, mas já dá uma baita diferença na decoração. O processo é simples: se o móvel for envernizado, você precisará lixá-lo até remover todo o verniz. Só assim a madeira conseguirá fixar a nova cor de forma satisfatória. Depois de lixar, passe um fundo nivelador se achar necessário para em seguida passar a tinta desejada que poderá se esmalte a base de água ou tinta spray (que nada mais é do que o esmalte a base de óleo).

k

Dê várias demãos até a pintura ficar homogênea, lixando um pouquinho no intervalo delas. O resultado deve ficar lindão como os exemplos que mostramos. (: Para o acabamento, verniz.

MEG1

pilar1

Também dá para revesti-lo com tecido ou papel de presente. Tecidos costumam dar mais trabalho, mas ficam lindos! Dá para colar o tecido no móvel com cola branca diluída em água (10% de água em relação a cola) ou com spray adesivo para tecido. Você encontra estes materiais em lojas de artesanato e bricolagem. Para facilitar, também dá para engomar o tecido antes: mais durinho ele fica mais fácil de trabalhar. Veja este vídeo superexplicativo que ensina tudo passo a passo:

Para revestir com papel de presente ou papel de parede, você pode usar cola ou fita dupla face. A fita dupla face é mais prática, evita o aparecimento de bolhas e transforma o papel em uma espécie de adesivo. Basta medir o móvel, recortar o papel conforme as medidas deixando sempre uma sobra de aproximadamente 2 cm para fazer o acabamento, colar a fita na parte de trás, remover o filme que protege a cola e ir colando aos poucos. Para evitar bolhas, vá passando um paninho macio e ajeitando cuidadosamente.

Aqui tem um vídeo completinho ensinando a fazer este tipo de personalização, supermastigado, hein gente? Aproveite, clique!

cristaleira-cara-nova-colagem-papel-01

mc21-comoda-86-01

Os móveis personalizados não ficam lindos? A gente adora! Até já ensinamos a reformar um Baú Caixa Camarada com estêncil, lembra? Esperamos ter respondido algumas das perguntas e que vocês tenham gostado das dicas. Se tiver mais algo a perguntar, ou quiser compartilhar dicas, não deixe de comentar! (:

Fonte das imagens: 1 – 2 – 3 – 4 – 56

33 Comentários

  1. MMM

    Olá, Ivani, tudo bemmm contigo? É bem importante você entender que o fungo já está na peça e tirá-lo de lá tem se provado bem difícil. :( Mas existem algumas medidas que você pode tomar para que isso diminua e você possa usar seu móvel sem preocupações. A primeira é colocar um ou mais potinhos de produto que absorvem a umidade dentro dele. Isso já diminuirá bem a propagação do fungo. Depois, é importantíssimo que você limpe frequentemente o seu móvel, se você puder usar vinagre nessa limpeza, ele ajuda bastante com o problema. :) A pintura não resolveria o problema, mas poderia te ajudar a se sentir mais confortável para usar a adega com mais frequência, uma vez que esconderia o fungo. Nosso conselho é que você tente evitar encostá-lo na parede, mantenha-o longe de ambientes úmidos e siga as dicas anteriores. Se pudermos ajudar de qualquer outra forma, é só falar com a gente. Um grande beijo!

  2. Boa noite. Adorei seu Blog e gostaria de uma orientação: comprei uma adega em madeira, porem ela vive sendo infestada por mofo. Já limpei de todas as maneiras e mesmo assim, depois de um tempo ele volta.Ele esta escuro, tipo tabaco. Pensei em pinta-lo. O que voce me aconselha?

  3. Mirtes Regina Gusmão Lima em

    Achei tudo lindo demais muito bom gosto e economia que é importante no momento Parabéns .

  4. MMM

    Olá, Valquiria, tudo bemmm? As únicas soluções que encontramos para ‘retirar” as almofadas seria recortá-las da porta e substituir por vidro, mas sabemos que essa não é a sua intenção. :( Conversamos com o pessoal de produção aqui que entende melhor materiais e eles disseram que essa mudança seria bem complicada de ser feita. Talvez a compra de uma peça nova saia mais barato, sabe? Aconselhamos que você converse com um marceneiro de sua confiança para verificar. ;)

  5. valquiria da soler em

    OLá!! A porta dos fundos de minha casa que dá pra varanda é de madeira maciça envernizada, por ser madeira, gostaria de mante-la, porém gostaria de deixa-la mais lisa e moderna. Tem como eliminar as almofadas pequeninhas que existem e colocar de 2 a 3 somente?a cor quero manter pois as aberturas de minha casa são todas de madeira.
    um abraço

  6. MMM

    Olá, Paula, tudo beMMM? Aqui neste post, nós falamos um pouco mais sobre o processo de lustrar seus móveis. Se você vai utilizar verniz para dar acabamento e vai fazer isso em casa, indicamos que você use o verniz em spray. Ele evita que a pintura fique irregular, mas é importante que você cubra tudo que estiver em volta, porque qualquer respingo pode estragar seus outros móveis. Esperamos ter ajudado!

  7. MMM

    Olá, Barbara, tudo beMMM? Obrigada pelos elogios! Você consegue fazer essa mesma transformação que ensinamos no post nele, sim. Vale verificar como está o verniz, para não correr o risco de estragar a madeira. Nossa dica é usar uma lixa bem fina caso você verifique que há, sim, verniz na peça. Depois é só seguir o passo a passo para deixá-lo do jeito que você sonhou. :) Se você precisar de alguma dica mais específica, nos escreva.

  8. MMM

    Olá, Cicera, tudo beMMM? Você consegue, sim. E ainda dá para ousar e deixá-lo mais divertido também! :)

  9. MMM

    Olá, Emerinda, tudo beMMM? Nós não fazemos reformas de móveis de madeira, mas aqui no nosso blog há uma porção de “faça você mesma” ensinando formas de você renovar o visual dos seus móveis. Você já sabe o que pretende fazer com ele? Nos diga como podemos te ajudar! :)

  10. MMM

    Olá, Darlane, tudo beMMM contigo? Dá para fazer a transformação com papel contact, sim! Nós convidamos a Margarete do blog Margaretss e ela fez um post superlegal que ensina todo o passo a passo para você aplicar papel contact nos seus móveis aqui. Se você ainda ficar com alguma dúvida, escreva para a gente. :)

  11. Adorei o site de vocês. Estava a procura de informações de reforma de móveis antigos e surgiu uma dúvida. Se eu reformar o móvel com papel contact ou tecido, o móvel ficará danificado após a retirada da decoração ? Pergunto isso pois quero reformar os móveis daqui de casa mas a mobília é alugada e não posso danificá-la.

  12. Olá!
    Como todo mundo… Eu adoreii o blog!
    Claro e objetivo, mas sem deixar os detalhes para trás… Perfeito! Parabéns!!!

    Minha dúvida:
    Posso fazer essa transformação no móvel, utilizando papel contact?
    Se sim, existe alguns passos específicos que devem ser seguidos?

    Obrigada!!!

  13. Olá, adorei o post de vocês e os móveis ficaram lindos!!

    Estou reformando dois banquinhos de madeira da minha cozinha. Já lixei e já passei o fundo reparador. Irei pintar com a tinta spray. Minha dúvida é sobre o verniz, existem vários tipos, qual seria o mais adequado e mais resistente? O que é melhor, em spray ou não? Já li que pode ser usada também uma seladora concentrada repelente à água, será que é melhor que o verniz?

    Obrigada!!

  14. Ola Gostaria de saber se o processo de revestir moveis com papel de parede danifica o movel ou depois e so retirar e passar verniz?

  15. ola, bom dia. achei o site de vcs e vi umas dicas de como colocar tecidos, achei bem legal.
    tenho um movel antigo aqui em casa que eu gostaria de manter a cor original mas ele esta bem mal tratado, entao pensei em tentar tirar o verniz q esta e depois passar outro. nao sei se seria este o procedimento rs e depois colocar tecidos por dentro como forro e um detalhe em tecido por fora pra dar so um charme a mais.
    se puder gostaria de mandar algumas fotos pra que vcs vejam e me de uma ideia do que fazer pra tentar deixar esse guarda-roupa lindo.
    obrigada
    patricia scolari

  16. desejo lixar e encerar um balcão para sala de jantar .
    gostaria de saber se trabalham com rste tipo de reforma?

  17. Amei as dicas mas tenho duvidas tenho um armario de cozinha branco que esta um pouco amarelado gostaria de saber se com estas dicas consigo deixa lo com um aspecto mais novo aguardo resposta.

  18. Oi,

    Há exatamente um ano atrás comprei duas camas til enzo com vcs, inclusive tive um pequeno com uma delas mas vocês me deram toda atenção e fiquei muito satisfeita com isso.

    Não sabia desse blog, encontrei por acaso no google.

    Então, veja se podem me ajudar. Ganhei um móvel antigo que pertencia a minha sogra(gosto de antigos), só que a cor dele é muito escura e eu estou querendo clarear um pouco para um tom de verniz que seja meio avermelhado para combinar com minhas cadeiras de jantar, será que eu consigo fazer essa transformação? Vcs podem me dar alguma dica de como fazer?

    Grata,

    Bárbara.

  19. Olá. Pesquisando sobre reformas de móveis antigos encontrei este site. Achei um máximo!
    Cada peça mais linda que a outra. Vocês tem muita criatividade.
    Gostaria de uma ajuda de vocês, eu tenho uma estante bem antiga de madeira, uma madeira super boa, e como vou me mudar para estudar vou leva-la, mas gostaria de dar uma cara nova a ela. Se puder eu envio uma foto dela pra vocês verem, só pra dar uma dica; tipo: que cor usar, que tipo de tinta, colocar alguns detalhes.
    Desde já agradeço se me responderem.

    Obrigada.

  20. Olá, gostaria de encapar com tecido dois gaveteiros. Vocês fazem esse tipo de serviço ou tem alguém para indicar?

    abraços

Deixe seu comentário ;)