Minha casa, Minha cara

É normal acumular ao longo do ano vários itens que não precisamos. E eles se multiplicam: invadem gavetas, armários e até lugares que aparentemente estão organizados como pastas e arquivos. Para começar o novo ano com uma casa zerada, vale a pena investir alguns minutos da sua semana fazendo a famosa limpa em diferentes ambientes da casa. Confira estas dicas e aproveite para deixar seu lar livre da bagunça!

Comece pelas gavetas do quarto e do escritório. Com a ajuda de um saco de lixo e de caixas organizadoras devidamente etiquetadas, vá separando a papelada que já pode ser jogada fora, dos documentos importantes que você precisa guardar. Não acelere o processo e vá com calma para não ficar desestimulada, começando com o criado mudo em um dia, o gaveteiro do escritório no outro e assim por diante.

(Via)

Se você gosta de manter agendas com anotações importantes e até mesmo números de telefone, cole um envelope na parte da frente. Nele você poderá guardar recibos, comprovantes de pagamento, cartões de visitas e miudezas que teimam em se perder ou se espalhar por aí.

(Via)

Na cozinha, fique de olho na dispensa e na geladeira, jogando fora todos os alimentos estragados e dispondo os itens mais próximos de vencer sempre à frente para serem usados por primeiro. Organize também as revistas: arranque as páginas das receitas que você mais gosta e coloque-as em pastas com plásticos. O restante, jogue no lixo ou doe, para uma maior otimização de espaço.

(Via)

Saiba como aproveitar ao máximo os espaços da sua casa para guardar itens diversos. Coisas que não são de uso diário podem ficar em lugares menos acessíveis, organizadas dentro de caixas, cestos ou baús . Não esqueça do espaço debaixo da escada, cantinho pouquíssimo explorado na hora de arrumar a casa:

(Via)

No banheiro jogue fora os cosméticos vencidos e organize as gavetas por categorias. Se o banheiro for compartilhado, separe uma gaveta por pessoa para que não haja problemas no dia a dia. Conte com a ajuda de potes, bandejas e caixas sem tampa para organizar os itens e deixá-los acessíveis na hora do uso.

(Via)

Gostaram das dicas? Quem aí já começou a organizar a casa para receber 2013 com força total?

15 Comentários

  1. Sempre muito bom receber suas dicas, guardo muitas coisas e depois não uso, mas quero mudar isso, e vou tirar uns dias de férias e colocar as coisas em ordem. 2013 chegue mais leve dentro de casa….Bjos

  2. Muito boas as dicas! Estou precisando, pois minha casa é BEM pequena, logo fica muito difícil organizar tudo.

  3. Maria Angela Leite em

    Adorei as dicas. sou superbagunceira e tenho dificuldade em colocar as coisas em seus lugares. as ficas foram ótimas. obrigada

  4. Eu já comecei, e adorei as dicas, as receitas, eu recortava e colava no caderno, mas a dica de colocar em plásticos e em pasta é ótima.
    Vocês podiam criar uma estante pequena, e que servisse também como aparador, que tal?