Minha casa, Minha cara

Um quarto feito sob o ponto de vista de um bebê. É deste princípio que partem as soluções de um quarto montessoriano, desenvolvido pela criadora do Método Montessori, a médica e educadora italiana Maria Montessori. A ideia é adaptar o quartinho da criança de forma que ela consiga ter independência para explorá-lo sozinha, fazendo todas as suas descobertas de forma espontânea e criativa.

Quarto montessoriano

Um quarto montessoriano precisa ser lúdico e estimular a criatividade dos pequenos, para que eles próprios possam desbravá-lo com bastante liberdade. Ao mesmo tempo ele precisa ser seguro e minimalista para evitar acidentes. As estantes para livros e brinquedos ficam ao alcance das mãos dos pequenos para que eles mesmos possam alcançar, brincar e aprender a guardá-los.

Móveis ao alcance das mãos

Ao invés do berço ou de uma caminha, um colchão é colocado diretamente no chão para que a criança durma com segurança e possa conhecer os demais cantinhos do quarto por conta própria quando quiser. Tapetes e pisos em EVA são ótimos para amortecer possíveis quedas e ainda estimulam a parte sensorial do bebê com diferentes texturas.

Cama no chão no quarto dos pequenos

Quarto montessoriano para crianças

Uma barra é colocada ao longo das paredes para que o bebê possa aos poucos ficar de pé e conhecer seu cantinho e um espelho de acrílico bem fixo a parede é usado para que ele se enxergue, acompanhe seus próprios movimentos e descubra que é um ser independente da mãe. heart

Quarto com espelho

Quarto montessoriano com cores neutras

Deixe o quarto montessoriano do seu pequeno à prova de acidentes removendo tomadas do seu alcance, assim como objetos pontiagudos e brinquedos pequenos que possam ser engolidos. Prefira móveis com cantos arredondados e lance mão de almofadas e futons para deixar o espaço o mais confortável possível!

Cama no chão no quarto montessoriano

A gente amou esta proposta, e vocês? O que pensam sobre esta forma diferente de decorar o quarto dos pequenos? Comentem!

Fonte das imagens 1 2 3 4 5 6

13 Comentários

  1. Além de ter todo o cuidado com a criança, o quarto montessoriano é lindo! A estética minimalista é tão mais agradável do que aquela ideia do quartinho lotado de coisas. Eu ainda não tenho filhos, mas tô curtindo muito essa nova onda.

  2. Pingback: Quarto de brinquedos pequeno - Minha casa, Minha cara

  3. Pingback: Conheça as estantes da MMM - Minha casa, Minha cara

  4. Pingback: Quarto para neta e avó no Santa Ajuda - Minha casa, Minha cara

  5. Olá, Fabiana, tudo bemmm contigo? A foto dessa cama foi encontrada em um blog que não a fornece mais, de uma menina que mora nos Estados Unidos. Pesquisamos referências para tentar te indicar uma outra loja, mas só encontramos camas com formato de casinha de boneca disponíveis. Acreditamos que se você combinar com um marceneiro, ele pode fazer uma para ti por um preço justo. Sentimos mmmuitíssimo por não ter a informação que você busca. ;)

  6. Pingback: Quarto montessoriano com móveis MMM no Santa Ajuda - Minha casa, Minha cara

  7. Olá, Mari, tudo bemmm contigo? Ficamos superfelizes em saber que você escolheu essa prática para montar o quartinho do seu filho. <3 Acreditamos que dois quesitos são indispensáveis para o tapete do quarto do seu filho: ele deve ser antialérgico, para te ajudar a manter a saúde do bebê; e antiderrapante, para que nem ele, nem você escorreguem. :) Os tecidos mais indicados para bebê são fibra, lã ou pvc. Se você optar por uma das duas últimas opções, é bacana ver a espessura deles e garantir que eles sejam bem fofinhos. Isso garantirá que seu filho não se machuque, caso venha a cair em cima dele. Esperamos ter te ajudado! Conte para nós qual você escolheu depois! Um beijo

  8. Olá, Ana!Tudo bemmm? Obrigada pelos comentários! Nenhum dos quartos tem uma cadeira para a mãe amamentar, porque esse estilo de decoração pede a criação de um espaço totalmente voltado para a criança – onde ela poderá se descobrir e será responsável pela organização. Mas você pode combinar ideias para deixar este cantinho da forma que ficar melhor para o seu dia a dia! ;)

  9. Estou grávida de 22 semanas e preparando o quarto do meu filho. Vou fazer o quarto montessoriano, mas estou com dúvida em que tapete usar perto da cama, pq meu apartamento é cerâmica e muito gelada. Não QUERO USAR tapetes de Eva, pois não gosto do cheiro forte.
    O que vcs indicam?

    Desde já agradeço

  10. Adorei as ideias. Parecem respeitar o método montessoriano de pensar, não sou especialista, mas a criança tem espaço pra ela, e não há “coisas” dispensáveis nos quartos. Não sei se há uma cadeira pra mãe amamentar. Seria possível um espaço pra um adulto neste quarto?

  11. Fiquei conhecendo esse estilo de decoração para as crianças apenas esse ano e fiquei simplesmente encantada! Acho muito legal a criança ter um espaço lúdico dentro de casa, onde ela se sinta um pouco dona do pedaço. Eu só vejo pontos a favores nesse décor!

    Parabéns pelo post!
    Beijos! Thamyrez