Minha casa, Minha cara

Perfeita para dar novos ares a um ambiente caidinho ou deixar uma casa mais bonita e divertida, a tinta de quadro-negro é a queridinha dos amantes de decoração. E tem como não amá-la? Pintando uma parede, um quadro, um detalhe da sua casa ou até mesmo um acessório decorativo com a tinta, você ganha automaticamente um ambiente renovado. E a oportunidade de brincar com desenhos e frases na sua lousa decorativa sempre que quiser. heart

(Desire to inspire)

É por isso que ter uma parede em casa pintada com a tinta de quadro-negro não cansa. Porque você pode optar por uma nova parede a cada semana, desenhando e escrevendo frases conforme sua vontade, ou simplesmente fazendo um desenho bem bonito para deixar por um bom tempo ali, decorando seu ambiente.

(Via)

De tão versátil, a tinta de quadro-negro pode ser usada em diferentes superfícies como madeira, vidro e metal. No caso abaixo, ela foi usada em potes de vidro: uma forma superfofa de etiquetar temperos de cozinha.

(Via)

Sabe aquele seu porta-chaves de madeira? Pois então, ele fica ainda mais multifuncional com algumas demãos de tinta de quadro-negro por cima. Assim, sempre que você estiver de saída à procura de suas chaves, dará de cara com lembretes importantes ou com recadinhos fofos para um bom dia de trabalho. smile

(Pinterest)

Na cozinha o quadro-negro também é útil e bonito tanto para as cozinheiras de plantão montarem seu cardápio do dia, quanto para fazerem uma listinha do que está faltando em casa.

(Pinterest)

Divirta-se com a tinta à vontade, criando lousas em miniatura com molduras de madeira ou desenhando quadrinhos emoldurados com a própria tinta! Para fazer os detalhes das bordas, não esqueça de um pincel menorzinho.

(Via)

Estas tintas são bem fáceis de encontrar nas cores verde e preta em lojas de construção, podendo ser de várias marcas como a Coralit, esmalte verde escolar da Coral. E para pintar é o mesmo esquema de uma tinta normal: rolinho na tinta, rolinho na parede, rolinho na tinta, rolinho na parede e assim sucessivamente. Algumas tintas precisam ser diluídas com água raz, aí é só olhar nas instruções da própria latinha.

E caso você queira tintas de quadro-negro coloridas, é só anotar a receitinha para fazer a sua própria em casa! Você vai precisar de:  tinta latex ou acrílica da cor da sua preferência + argamassa para rejunte sem areia.

(A Beautiful Mess)

Agora vamos para os macetes: para cada um copo de tinta, use duas colheres de argamassa. Não esqueça de fazer várias misturas ao longo do processo, misturando um pouco de cada vez e usando imediatamente. Isso porque a argamassa tende a endurecer e prejudicar a pintura da parede/superfície. Também misture bem até desfazer qualquer pelotinha de massa:

(A Beautiful Mess)

Depois é só pintar a superfície até tudo ficar bem coberto e uniforme e esperar secar. Para usar seu quadro pela primeira vez, passe levemente um giz sobre toda a lousa e depois limpe tudo com uma toalha de papel.

(A Beautiful Mess)

Feito tudo isso, sua lousa estará pronta para ser usada à vontade! heart

(A Beautiful Mess)

Gostou? O que você pintaria com a tinta de quadro-negro? Conta pra gente!

29 Comentários

  1. Pingback: Faça você mesma: mesa de cabeceira - Minha casa, Minha cara

  2. Gostaria de saber como e com qual produto eu poderia limpar Lousa de alvenaria pintada,oque acontece : Minha lousa perdeu a aderência do GIZ ,ja mudei de marca e não adiantou. alguém pode me ajudar?

  3. Su: Vale a pena olhar as aplicações de cada tinta, esta informação geralmente consta na latinha, sabe? Mas as tinta spray geralmente podem ser aplicadas em várias superfícies.

  4. Olá. Essas tintas, que normalmente são para madeira e metal, pegam sem problemas nesses potes de vidro? Obrigada! (:

  5. Pingback: Que tal um pretinho básico na decoração? « Papel de Parede para Decoração – Blog LaVinci

  6. Oi Ana Paula, tudo bem? O ideal é que você lixe a parede sim, para que a superfície fique o mais uniforme possível :)
    Beijocas

  7. Olá! Minha dúvida é: na foto a superfície pintada parece um pouco irregular, preciso lixar? Só limpar com a toalha de papel resolve?

    Abraços!

  8. Oi Elisangela! Pode ser que a tinta que você viu não possa ser usada em alvenaria… Mas grande parte das tintas quadro negro podem ser usadas tranquilamente na parede. Achamos que vale confirmar esta informação. :)
    Beijocas

  9. Uma dúvida: na loja da Suvinil me falaram que esta tinta verde escolar é só para madeira e metal. É verdade? Não posso pintar parede de alvenaria?????

  10. Olá Amanda, tudo bem? Se o tecido estiver fixado em uma superfície dura, acredito que dê certo sim. Nunca testamos e nunca vimos esta técnica ser aplicada em tecidos, então não podemos te responder com certeza. :(

  11. Amanda Fogaça em

    Adorei a liberdade de fazer na cor que quiser. Antes, estava limitada ao verde ou preto. Mas tenho uma dúvida, será que isso funciona bem em tecido também? Fazer um ”quadro” ou algo assim? Beeijo!

  12. Ameiiiiiiiiiiii….vo pintar uma parede inteira d cozinha e meia parede do quarto do meu filho….simplesmente um show

  13. Estou decorando o apê do meu filho.Como ele esquece tudo,vou pintar uma parte da parede onde fica a escrivaninha, assim ele escreve s/ precisar levantar ,senao esquece de anotar!

  14. Isso aí, meninas! Se vocês fizerem, não esqueçam de mandar para a gente o resultado! =)
    Obrigada pelos comentários!
    Beijoca

  15. Eu vou pintar uma faixa na porta do banheiro da suíte, perto da minha mesa de trabalho. assim terei sempre a mão um lugar para uma anotação rápida.
    :-)

  16. Mariana Faria Malinoski em

    Muito lindo. Me inspirei e já estou pensando onde irei aplicar estas dicas na minha casa!