Minha casa, Minha cara

1

Não existe nada mais prático para personalizar a decoração do que o bom e velho papel contact – ou adesivo vinílico, material disponível por preço mais acessível e em tamanhos maiores, mas que tem a mesma função. E brincar de mudar o visual do ambiente lançando mão deste recurso, é garantir uma casa que muda o tempo todo, assim como você.

cabeceira-criativa-faca-voce-mesmo0

Este papel adesivo tem mil e uma vantagens, mas a principal delas é a facilidade de remoção. A possibilidade de trocar, modificar e fazer qualquer outra coisa quando o visual do móvel/parede enjoar, é o que acaba deixando a brincadeira ainda mais divertida. Até porque, nem tudo na nossa casa precisa ser permanente.

papel 5

O papel contact pode ser aplicado em qualquer superfície: madeira, vidro, metal, concreto. Por contar com esta versatilidade enorme, ele acaba sendo usado para pequenas reformas, aquele tapa sutil que resolvemos dar em um móvel antigo, àquela parede sem graça ou para o boxe e janela.

papel contact tabaco natural

A Vivi, do Decorviva! já fez coisas lindas com papel contact + vidro. O banheiro ganhou charme extra com a aplicação de contact imitando cobogós no boxe: um detalhe que deixou o espaço muito mais original e despojado. Outra ideia incrível foi a aplicação de tiras de contact colorido na janela: o ambiente recebeu um arco-íris particular que dá privacidade e cor, colorindo qualquer cantinho com a chegada dos raios solares.

3_decorviva

img_casa_beludi-8667

Brinque de recortar formatos e desenhos no seu papel adesivo antes de aplicá-lo em qualquer superfície. A moda da parede de poás, por exemplo, pode ser facilmente reproduzida com um contact colorido recortado com furador. Com a tendência geométrica dos triângulos é a mesma coisa: só recortar e colar.

img_casa_beludi-8696

A geladeira antiga também pode ganhar cor com – adivinha? – aplicação de papel adesivo. Quer uma parede de quadro-negro? A resposta é a mesma: contact.

Screen-Shot-2013-05-08-at-12.46.48-PM

Os cuidados para a aplicação ficar perfeita e sem bolhas é limpar bem a superfície antes de aplicá-lo e colar o adesivo com a ajuda de um pano macio, cuidadosamente. Para removê-lo, use o secador para que a cola do papel seque e ele saia com mais facilidade.

Quem aí já decorou com papel contact e quer compartilhar a experiência? o/

Fonte das imagens 1 2 3

45 Comentários

  1. Olá, Michelli, tudo bemmm? Até onde sabemos, ele cola. Mas ele ficará com essas superfícies irregulares também, ele não esconderá isso, sabe como? Também é importante que você veja se a sua casa não é muito úmida, porque o concreto tende a absorver bastante a umidade, daí é possível que ele acabe fazendo com que o contact descole depois de um tempo – no inverno, por exemplo.

  2. Michelli Zabelli em

    Olá! Aluguei uma casa e a parede da cozinha está no concreto e o acabamento não está bem lisinho,então gostara de saber se o contact cola neste tipo de parede ou se teria que estar super lisa pra isto?

  3. Olá, Rubia, tudo bemmm contigo? Não entendemos, você vai usar o mesmo contact no vidro e na parede, ou o vidro será grudado na parede? Se ele for colocado em um vidro que fica contra o sol, como em uma janela, por exemplo, nenhum material vai realmente proteger a cor dele. :( Os raios do sol acabam prejudicando a cor com o tempo. Se ele for ficar na sombra, a própria cola do papel contact é a mais indicada para que o material fique colado sem se danificar. ;)

  4. Rubia Turetta em

    Olá! quero colorir um vidro com contact e depois cola-lo na parede. Com qual material posso colar a ponto que não danifique/queime o contact? Bjinhos

  5. O papelão está bem lisinho, Rosa? Bem regular? Porque o papel contact tem bastante dificuldade de aderir a superfícies irregulares. O que você pode fazer é aplicá-lo com sobras nas laterais e deixar um peso sobre por um tempinho, para a cola se adaptar. Se nada disso funcionar, talvez valha considerar modificar o papelão que você está utilizando ou o papel contact em si. Ele cola bem em outras superfícies?

  6. Olá, Dominick, tudo bemmm contigo? Nós não aconselhamos que você coloque o papel contact bloqueando totalmente o sol da sua janela, porque ela é a melhor luz que você recebe na sua casa. <3 Mas você pode fazer como o nosso exemplo e montar uma cortina de papel contact. Aconselhamos que você use tons mais fechados para bloquear mais a luz, mas já adiantamos que a maioria das cores não faz o serviço de um blecaute, por exemplo. Esperamos ter te ajudado! Tenha um ótimmmo dia!

  7. Dominick Franco em

    Adorei as dicas, mas estou com dúvidas se ponho na janela do meu quarto, não sei se vai bloquear os raios solares , o que é meu intuito, pois não achei ainda uma cortina que fosse minha cara, sem contar que a janela do meu quarto é muito grande.. será que me atende??
    Desde já obrigada pela atenção!!!

  8. Olá, Karina, tudo ótimmmo aqui e aí? Dá para retirar o contact e voltar a usar o móvel normal, sim. Você precisará usar um secador, uma espátula e um removedor de adesivo para isso. Depois, é só passar um pano seco limpo e começar a reutilizar o seu móvel. Se você seguir os passos certos para a retirada, a madeira não será danificada, não. :)

  9. Oi Vanessa, tudo beMMM? Eles não são indicados para áreas molhadas, porque a cola tende a sair, sabe? Ela não é muito resistente para ficar dentro do box. Infelizmente acredito que não tenha nenhum papel específico para isso. :(

  10. Bom dia!

    Gostaría de saber se posso colocar nos azulejos dentro do box. Se não, podem me informar se existe um papel específico para isso? Muito, muito obrigada!!!!!!

  11. Oi Analu! Infelizmente o contact não adere ao carpete. :( Ele só fica bem aplicado em superfícies lisas, como uma parede ou azulejo mesmo. :(

  12. Bom dia,

    Apliquei o contact na parede da sala (ficou lindo), fiz formas, porém algumas já estão descolando as bordas, existe alguma cola que eu possa usar para fixar melhor?

    Desde já agradeço!

  13. Oi tô amando as dicas…Posso usar o papel contact para cobrir o carpete do meu guarda roupa embutido? o apartamento é alugado, o carpete me dá alergia mas não posso tirar, então pensei no contact…

  14. Pode sim, Camila! Talvez com o tempo ele mude um pouco de cor por causa da incidência do sol, mas só.
    Beijocas!

  15. Gostaria de saber se posso colocar contact em uma janela vidro onde bate sol algumas horas da manhã, o que vai aquecer o vidro.
    Grata.

  16. Oi Romilda, tudo beMMM? Você encontra este papel contact em qualquer papelaria ou loja de artesanato. Na loja Kalunga também tem vários modelos! :) Antes de comprá-lo, meça sua geladeira para saber quanto papel você precisará usar para cobri-la, lembrando que é importante calcular uma sobra de cerca de 5 cm a mais para dar o acabamento.
    Obrigada pelo comentário!!

  17. bom dia a onde eu encontro contacte, em são Paulo. se puder me indicar e quanto metro eu compro para uma geladeira, obrigado e agradeço.

  18. Oi Sidneia! Não… O contact só fica bem aplicado em uma parede finalizada, lisinha, calfinada e sem pó. Em uma parede sem acabamento o contact não vai fixar, além de poder juntar umidade.
    Obrigada pelo comentário, beijocas!

  19. Olá. O papel contact também serve para ser colado em azulejo de cozinha? Já vi vendendo adesivos hidráulicos estampados, mas fiquei na dúvida se o material é o mesmo do contact ou se o contact também serviria para as áreas secas da cozinha.

  20. Vc sabe onde eu encontro papel contact desses modelos diferentes amei esses listrados amei, amei, amei, esse que estão no topo do site

  21. Oi, estou precisando de revestir minha geladeira e quero forrar dentro do guarda-roupas de meu filho em poa mas tenho muita dificuldade em comprar adesivos aqui em minha cidade, entao qual um site bacana e com um precinho legal vcs me indicam.
    SUPER ADOREI ESTE BLOG!!!
    Bjo!

  22. Oi tudo bem? Tenho percebido que muitas pessoas estão utilizando o papel contact para mudar os móveis de madeira. E fiquei com uma dúvida: E se a pessoa quiser retirar o contact e voltar a usa o móvel “normal”? O contact não danifica a madeira? Beijinhos

  23. Olá meninas, estou passando por aqui para dizer que amo fazer essas “artes”, sempre quero inventar em casa. O mau armario planejado que é mais antigo ganhou revestimento com papel contact preto com poás. Ficou bem legal, e todo mundo que vai em casa gosta bastante. E para dar mais charme todos os acessórios como vazinhos e utensilios comprei no verde e no laranja, assim fica alegre o ambiente.

  24. POR GENTILEZA, GOSTARIA DE SABER SE POSSO COLAR PAPEL CONTACT NAS BORDAS DE MDF DO MEU FOGAO DE MESA? SE TEM ALGUM PROBLEMA….. NAS BORDAS ELE NÃO AQUECE TANTO!!!! OBGDA.

  25. Tenho um armário de cozinha transformado com contact! de branquinho básico para lilás com poás :)