No começo de janeiro fizemos uma promessa de ano novo aqui no blog: a de reciclar e reutilizar sempre que possível. E como promessa feita é promessa cumprida, sempre que surge alguma ideia nova no estilo “faça você mesma”, corremos aqui cheios de ansiedade para compartilhar com vocês. Seguindo esta mesma linha, hoje vamos mostrar por aqui as infinitas possibilidades que um simples pote de vidro vazio pode oferecer. Coisa phyna, vem com a gente!

(Thriftcore)

A gente já sabe que eles são perfeitos para serem usados como porta-qualquer-coisa em casa. Até como porta-retratos a gente já viu que os potes de vidro dão conta do recado. Transformá-los em vasos de flores também é fichinha: só acrescentar água e as benditas que o arranjo está pronto.

(Oh Lovely Day)

Agora, transformá-lo em um aliado da organização do banheiro… Ah, essa é nova. E olha só que projetinho simples, com materiais bem acessíveis: um pedaço de madeira + braçadeiras de metal + potes de vidro. Para ficar bonito igual ao do exemplo, basta pintar a madeira de um tom que combine com seu banheiro, parafusar as braçadeiras na madeira de um tamanho certo para manter os potes firmes e pronto.

(Lovely little details)

Seu organizador estará prontinho para ser pendurado na parede do seu banheiro, de quebra poupando o espaço da pia e armários para guardar outras coisas. Perfeito para organizar cotonetes, sabonetinhos, algodão, esponjinhas de maquiagem e o que mais você quiser:

(Lovely little details)

O mesmo passo a passo e ideia podem ser reutilizados nesse jardim ou horta vertical. É só colocar terra nos potinhos com todos os nutrientes necessários e plantar sua muda preferida. Mais vida para a decor do interior da sua casa:

(Not just a Housewife)

E que tal reutilizar aquele vidro de maionese ou de pepino/azeitonas para servir de um lindo porta-velas para decorar a sua casa? Ou até mesmo um eventinho mais especial, jantar com os amigos ou reuniãozinha familiar?

A renda deu um charme a mais, colada na superfície com cola branca, deixando tudo mais delicado. Depois foi só acrescentar a vela dentro do potinho:

(Style me Pretty)

E um potinho para ateliê? Fofo e bem útil? Também rola fazer com um pote reutilizado. Você decora o vidro do jeito que quiser, usa seu interior para guardar fios, agulhas, etc e faz na sua tampa, uma almofadinha para agulhas.

Para fazer essa graça na tampa basta recortar o centro da tampa, tirar um molde do tamanho com papelão, forrar com esponja ou tecido e encapar com o tecido desejado. Depois é só colar com cola quente na tampinha que estava sem “recheio”. Veja as fotos autoexplicativas:

(Funkytime)

O resultado é fofo e bem útil:

(Funkytime)

E você? Tem mais alguma sugestão para reutilizar os potes de vidro? Conta pra gente!

Compartilhe:
Facebook
Pinterest
Twitter
Google+
http://minhacasaminhacara.com.br/potes-de-vidro-mil-e-uma-utilidades/">
SHARE

52 Comentários

  1. Adorei a hortinha… mas fiquei na duvida sobre a saída da água… vcs podem me dar essa dica?

  2. Pois é, Ana, no caso da hortinha, vale mais a pena usar potes de plástico. Assim você consegue fazer uns furinhos na parte debaixo pra drenar a água.
    Beijoca

  3. Obrigada, meninas! =)
    Os comentários de vocês renovam nossos ânimos para procurar mais coisas incríveis para mostrar todos os dias.
    Beijos!

  4. Pingback: Acessórios charmosos na decoração « BLOG LA VINCI

  5. Que idéias criativas! Lindas e fáceis de fazer. Para quem , como eu, não é muito habilidosa com as mãos, foi um achado. Estas idéias eu posso executar!

  6. As plantas crescem e conseguem se desenvolver nos potinhos de vidro ou precisam ser transplantadas depois?

  7. Oi Norma! Acredito que se forem plantas de pequeno porte com raízes curtinhas, elas conseguem se desenvolver no pote sim. De qualquer forma, vale a pena se certificar com um especialista no assunto. =)
    Obrigada pelo comentário!
    Beijos

  8. Carla Regina F de Freitas em

    Parabéns pelo trabalho! Sempre com propostas boas e idéias muitas vezes simples, mas muito úteis, como a reutilização de materias recicláveis.Continuem nos brindando com tantas novidades boas e idéias geniais.Sou fã do trabalho de vcs !!!

  9. DASY ANGELICA RIBEIRO DE SOUZA em

    Amei a hortinha.Pois eu tenho mania de guardar os potinhos agora vou tentar fazer.Beijosss.Fiquem com o Senhor Jesus

  10. Parabens!!!! Amei este e-mail q vcs me mandaram,vcs são dez, vou usar algumas ideias e vou manda-las para uma amiga q esta precisando de boas dicas. Obrigado, amei!!!

  11. esse site é maravilhoso para aprendermos novas e maravilhosas idéias para decorarmos nossas casas e também para quem trabalha com artesanatos e afins.

  12. Amei essas dicas de reutilização dos potinhos descartáveis. Continue dando essas dicas incrivei.

  13. rosamaria nogueira em

    ideias mt boas, mas algumas não funcionam bem, as plantinhas não vao sobreviver sem a saída da água, só se forem arranjos de florzinhas artificiais, que podem ficar bem bonitos… e algodão, cotonete, etc…vão encher de poeira, mas para sabonetinhos na embalagem fucionam bem, de qualquer forma, as dicas são boas! é só adaptar!

  14. Bom dia!
    Estou maravilhada com as idéias que voces postam.
    Descobrieste site por intermedio de uma amiga, pois estava procurando uma cama funcional para minhas filhas. Bem, encontrei a cama mas ainda não comprei por falta de verba.
    Mas por ver tanta versatilidade estou muito entusiasmada, inclusive, a fazer um curso de Decoração de Interior. Parabéns pelas propostas de decoração e saibam que me delicio com elas.

  15. UAU!! Obrigada pelo elogio INCRÍVEL, Sandra!
    Não tem preço ler uma coisa dessas!!
    Nós da MMM agradecemos o carinho!
    Bjs

  16. Oi Rosamaria! Para fazer a saída de água e deixar as plantas sobreviverem, basta substituir o pote de vidro pelo pote de plástico, que encontramos em algumas embalagens por aí. =) Feito isso, é só fazer furinhos embaixo para escoar a água!

    Quanto a poeira nos algodões e cotonetes, dá para deixá-los fechadinhos com a tampa do pote e só voltar a abri-los na hora do uso. 😉

    Beijoca!!
    Obrigada pelos comentários e pela visita!

  17. Pingback: Reformando latas de azeite | Minha casa, minha cara

  18. Geralda, furar embaixo seria o ideal, para drenar a água da rega e as raízes das plantinhas não apodrecerem. Por isso uma boa seria usar potes de plástico para este projetinho, tipo aqueles de maionese, sabe?
    Beijinhos

  19. gostei muito das dicas, acho bem legal descobrir coisas que deixam nossa casa mas bonita,aconchegante e do nosso jeitinho …Tudo muito lindo parabéns! :)

  20. Maria do socorro clemente barca em

    Agora , acabo de ver a idéia do que fazer com potinhos . Gostei e, com certeza vou aproveitar para copiar e passar para muita gente. Obrigada
    Muitos bjssssssssssssss

  21. Para os que tiveram dúvida sobre a hortinha, não precisa ter furinhos para a água sair, neste caso, a água mantem a terra úmida e vc não precisa molhar todos os dias.
    Já tive uma hortinha assim. Vou fazer de novo.

  22. Amei o blog, principalmente as ideias para jardinagem moro em apartamento e vou adotar varias ideias, mas como fazer a agua escorrer dos potinhos de vidro.

  23. Reaproveite potes de plástico, Simara! Com uma agulha quente, você faz os furinhos com bastante traquilidade.
    Beijocas!

  24. Muito bom o trabalho, parabéns… eu estou precisando de vidros vazios para fazer uma lembrancinha para a festa de minha filha, alguém tem para vender?

Deixe seu comentário ;)