Minha casa, Minha cara

Aberturas residenciais geralmente seguem um padrão. Apresentam cores neutras, como branco, tons de marrom ou amadeirados e muito dificilmente ganham destaque em uma casa.

Carol Tusi

Por: Carol Tusi Fotos: Bright Bazaar Blog/Histórias de Casa/Camille Styles/Cool Pencil Case/Likainen Parketti/Homens da Casa/Hometalk/Reprodução/How About Orange/Comprando meu Apê

Mas, se a porta é um item indispensável em qualquer residência, sendo uma das primeiras impressões percebidas por quem chega na sua casa, e também uma das últimas imagens vistas por quem vai embora, porque damos tão pouca atenção à ela? Assim como as paredes, as portas podem ganhar cores e ser o destaque de um ambiente! Pensando nisso, separamos 3 técnicas para você deixar a sua porta com a sua cara, e o melhor: gastando pouco!

1 – Tinta nela!

Essa é a mais ousada: você vai até a loja de tintas, escolhe a cor, dá uma estudada na técnica de pintura e mãos à obra! Pode pintar a porta inteira, mas, se você mora em apartamento, é bom saber antes se o condomínio permite esse tipo de mudança. Tinta de lousa também é uma ótima ideia! Você pode anotar lembretes, os amigos podem deixar mensagens, e é uma forma de personalizar de acordo com a época do ano!

decorando portas: porta colorida

decorando portas: porta com tinta de lousa

decorando portas: porta com chevron e detalhe colorido

2 – Fita Adesiva:

Uma opção barata, rápida e que você pode remover quando quiser sem deixar marcas nas portas! É a técnica perfeita para quem mora em casa alugada! Você pode utilizar somente fita isolante preta, ou washi tapes, que são fitas adesivas com diversas cores e estampas disponíveis. (Nesse post aqui, nós mostramos vários usos para as washi tapes.) Com um pouco de criatividade e dotes manuais, você consegue montar formas lineares bem legais e deixar sua porta linda!

decorando portas: washi tapes

decorando portas: porta com desenho geométrico de fita

decorando portas: porta com desenho geométrico

decorando portas: porta com linhas coloridas

3 – Papel ou tecido adesivo:

Essa é a técnica mais fácil e que requer menos habilidade. Basta escolher um papel ou tecido adesivo estampado, e aplicar nas suas portas! Mas cuidado: se sua porta tiver relevos ou rebaixos, esse trabalho vai ser bem mais complicado!

decorando portas: porta estampada verdedecorando portas: porta estampada

decorando portas: porta estampada capitone

No site da Meu Móvel de Madeira você encontra algumas opções de tecidos adesivos que podem ajudar na transformação na sua porta! Se você se inspirou e vai colocar alguma das nossas sugestões em prática, ou se já tem uma porta diferentona, manda a foto pra gente! Vamos aMMMar ver sua ideia!

Todas as fotos de portas decoradas desse post você encontra no nosso Pinterest, com as devidas fontes de inspiração, e mais algumas ideias!

Sobre a autora:
Tusi é apaixonada por decoração e, por isso, é uma das responsáveis por cuidar da Casa MMM, em Curitiba. Mas nem só de decoração ela entende!  Formada em design, gaúcha de Santigo e Santa Maria (porque a cidade do coração também conta!), ela AMA o sol e é apaixonada por gatinhos.

Deixe seu comentário ;)