Minha casa, Minha cara

Encontrar uma porta antiga abandonada no lixo ou dando sopa na sua rua depois de uma reforma na casa da vizinha é ter muita sorte, momento digno de dar pulinhos de alegria! Não concorda? Pois a gente garante que depois deste post você vai pensar duas vezes antes de olhar uma porta sem teto com desinteresse.

Depois de oferecer privacidade e segurança para a sua casa durante muitos e muitos anos, aquela porta descascadinha, com trinco enferrujado e visual antigo pode ser reaproveitada de formas variadíssimas na decoração. Com um pouco de criatividade e disposição, dá para deixar a casa mais bonita e original sem pesar no bolso, garantindo uma composição única, do jeitinho que você sempre sonhou.

Com uma boa lixada, uma nova demão de pintura e a instalação de alguns ganchos e correntes, ela pode ser fixada no teto da sua cozinha servindo de paneleiro. Na parte superior dá para guardar cestos, louças e o que mais você quiser para dar este visual delicado e rústico ao seu espaço.

Se você preferir um visual mais natural para valorizar as imperfeições da madeira, dá para fazer uma nova pintura e desgastá-la com a lixa. No caso abaixo, a porta ainda recebeu tinta de quadro negro em alguns pedaços, para servir de mural na parede do home office. Funcional e inusitado, do jeito que a gente gosta.

Muitas vezes ela é usada de forma simples, encostada na parede fazendo as vezes de painel. A intenção aqui, além de aquecer o ambiente, é dar uma quebrada no tom certinho da decoração. A opção por mantê-la descascada dá o efeito high-low desejado.

Na companhia de dois cavaletes, uma porta pode virar tanto mesa de centro quanto mesa de jantar. Depois de receber uma nova pintura e alguns detalhes divertidos com estêncil, a porta da foto abaixo virou o centro das atenções na hora do lanchinho da tarde.

Até para cabeceira de cama elas têm potencial! E você aí, achando que a sua portinha antiga não tinha mais nenhuma utilidade…

Qual destes usos diferentes você teria em casa?

Fonte das imagens: CasaeJardim, KikaReichert, Divina Chita, EmbracingChange

2 Comentários

  1. marli augusto vieira em

    adorei cada idéia. Cada dia mais me apaixono pelo minha casa minha cara. Continuem nos proporcionando otimas idéias