Minha casa, Minha cara

Se sua casa pode receber vasos de plantas em todos os cantos, por que o seu banheiro não poderia? Ele também merece a alegria e o frescor que só elas sabem transmitir. Conheça algumas espécies bonitas que se adaptam bem à umidade do espaço e traga um pouco de vida para todos os ambientes da sua casa.

mc15-34-planta1

O banheiro apresenta alguns obstáculos para o crescimento e desenvolvimento das plantas, mas o principal deles é o vapor quente que vem do chuveiro. É fácil imaginar que, para uma espécie acostumada com pouca ou nenhuma variação drástica de temperatura, seja difícil suportar esta nova condição. Por isso, antes de garantir seu vasinho, analise as características de cada espécie.

Para-deixar-o-banheiro-ainda-mais-bonito-é-possível-recorrer-às-plantas-que-garantem-o-frescor-e-a-energia-do-local-Foto-Pontto-Lavabo

Seu banheiro precisa ter luz natural e ser bastante arejado para abrigar uma verdinha saudável e bonita. Escolha espécies de meia-luz e posicione seus vasos próximos à janela, tanto para receber luz quanto para ficar próximos às temperaturas externas. As espécies aconselháveis para este ambiente são o bálsamo, as bromélias, o cáctus Opopuntia sp, a fênix, a samambaia, a violeta africana e a dracena.

J.Vilhora_0805

Na hora de comprar seu vaso, converse com o pessoal da loja de paisagismo ou floricultura para saber melhor a respeito de cada espécie. Não são todas as bromélias que sobrevivem à meia-luz, por exemplo, por isso é bom se informar sobre cada tipo. Geralmente as com folhas mais gordinhas se adaptam melhor aos banheiros.

capture-20131112-182505

O lírio também é uma boa opção, pois têm flores duráveis e perfumadas, além de ser uma planta ótima para ambientes úmidos, com pouca incidência de sol. Já pensou? Além de lindo, seu banheiro ficará perfumado. heart

como-plantar-lirios-plantas-delicadas-que-exigem-cuidados-especiais-3

Cuide com o excesso de regas. Como o ambiente é naturalmente úmido, as plantas de banheiro necessitam de uma quantidade menor de água. Isso porque elas absorvem grande parte da umidade pelas folhas e raízes. Diminua a frequência das regas e faça sempre o tradicional teste antes de regar, colocando o dedo dentro da terra para conferir se está seca ou molhada. Se estiver seca, uma rega vai bem.

capture-20131112-183010

Depois de tomar todos esses cuidados, aproveite para curtir a nova decoração do seu banheiro! E se quiser dar continuidade à diversão, decore o vaso que irá receber sua planta com fitas decorativas, tinta e o que mais vier na telha. Afinal, decoração é isso: diversão.

Você tem alguma planta decorando o seu banheiro?

Fonte das imagens 1 2 3 4 5

5 Comentários

  1. Pingback: Decoração de primavera | Drywall Curitiba (41) 3265-3394

  2. Olá!!! Acho que as suculentas não desenvolvem bem se colocadas em banheiro pois precisam de sol constante ou em parte do dia. Tenho sempre no meu banheiro lírios da paz e violetas, que gostam do sol que entra pela janela( a luz é filtrada pelo vidro da janela). Outra planta que já cultivei muito ( principalmente qdo morava em apto) é a samambaia. Ficavam lindíssimas. O melhor é irmos “testando” qual se adapta melhor no lugar. Amo plantas e devo ter mais ou menos uns 100 vasos de variadas espécies. Maria Inês

  3. Muito obrigada pelas dicas, eu adoro suculentas e vou comprar uns vasinhos pequenos, pois eu tenho em casa mas já estão grandes….