Minha casa, Minha cara
Black Frete Meu Móvel de Madeira

A cozinha é um dos espaços preferidos pela família e amigos, mesmo quando não é integrada. Parece que é mais divertido reunir todo mundo em volta do fogão e da geladeira para fofocar, provar a comida e beber alguma coisa enquanto a janta não sai. Se pra você a cozinha também é um dos pontos principais da casa, se atente a alguns detalhes importantes na hora de montar a sua!

apartmenttherapy

A configuração das cozinhas é a mesma desde muito tempo, e não é difícil imaginar o porquê. As atividades no espaço são todas interligadas e precisam ser facilitadas com uma distribuição funcional. A pia, por exemplo, não costuma ficar embaixo da janela por acaso. Ela é colocada ali por ser um ponto bem iluminado, um facilitador na hora de lavar alimentos e a louça.

desiretoinspire1

Logo ao lado dela, fica a máquina de lavar louças. Assim você retira os pratos da pia para colocar na máquina com facilidade, evitando com que a cozinha inteira fique suja e molhada. A área de preparo dos alimentos também precisa estar próxima da pia, intercalada por uma bancada de granito – pedra extremamente durável e resistente ao detergente e ao limão.

01-cozinhas-pequenas-e-coloridas

A geladeira também compõe esse triângulo, já que é dali que saem os alimentos para serem preparados na pia e bancada e depois levados ao fogão ou forno, seguindo um fluxo funcional de atividades. Outro detalhe importante é a altura de pias, bancadas e armários aéreos: todos deverão ser projetados de acordo com a altura dos moradores, para que sejam extremamente confortáveis no dia a dia, respeitando a coluna de quem cozinha.

remobilia

Na hora de escolher o piso, prefira a cerâmica, mármore ou vidrotil – materiais de áreas úmidas, mais fáceis de limpar e manter. Nas paredes, pintura ou azulejos claros auxiliam a dar um aspecto de limpeza ao ambiente.

09-cozinhas-pequenas-e-coloridas

Panelas são melhor acomodadas em prateleiras altas, enquanto talheres e acessórios miúdos ficam bem em gavetas com divisórias. Armários com portas e prateleiras organizam copos, pratos e outras louças e podem funcionar como cristaleiras, com material translúcido nas portas.

13-cozinhas-pequenas-e-coloridas

Por último, mas não menos importante: não esqueça de planejar uma ótima iluminação acima do fogão e da bancada, recurso indispensável na hora de preparar aquela refeição no capricho. (:

18-cozinhas-pequenas-e-coloridas

Você tem mais alguma dica para deixar a cozinha funcional e bonita? Comente!

Fonte das imagens 1 2 3 4

1 Comentário