Minha casa, Minha cara

O pied-de-poule e o pied-de-coq são duas padronagens que, assim como o chevron que já mostramos aqui no blog, fazem sucesso tanto nas passarelas quanto na decoração. O nome é todo metido a besta, mas a estampa com certeza já é uma velha conhecida sua. De origem francesa, pied-de-poule e pied-de-coq significam pé de galinha e pé de galo, e dão nome àquela estampa super clássica xadrez com quadrados separados, em que os desenhos da trama lembram pegadas de aves.

(Via)

A estampa ganhou bastante destaque nas criações de Coco Chanel, que passou a usar o pied-de-coq exclusivamente masculino na época, para estampar as peças prediletas da mulherada. Depois de muitos anos a padronagem também passou a ser usada na decoração, invadindo tapetes, estofados de móveis, capas de almofadas, tecidos de cortinas etc. E por mais marcantes e chamativas que sejam, elas conferem a diferentes ambientes uma atmosfera de elegância e requinte.

Apesar de ambos serem extremamente clássicos, é preciso saber usar o pied-de-coq e o pied-de-poule com moderação para não transformar a decoração em um carnaval. Aposte no garantido para não errar, usando as estampas em pequenos detalhes como na cúpula do abajur, na capa de uma almofada ou em um vasinho de flor.

(Via)

Também dá para usá-lo em cortinas ou tapetes, tomando cuidado para que não hajam outras estampas contrastantes no mesmo ambiente. Como as duas padronagens são bem diferentes e chamativas, vale a pena deixá-las brilhando sozinhas no seu espaço. smile
Perceba que o pied-de-poule, por ser mais miúdo, pesa bem menos que o pied-de-coq – que nada mais é do que sua versão ampliada.

(Via)

E estas estampas combinam com qual estilo? Com o clássico elas vão perfeitamente bem, talvez seja a composição mais óbvia; mas elas também vão super bem em ambientes retrôs e em cantinhos decorados com um estilo mais moderno. Já o rústico e o shabby chic não combinam muito com esta padronagem.

(Via)

(Via)

Se você não quer nem saber do preto e branco, invista nas versões mais divertidas e modernas da estampa. Existem atualmente pied-de-poule e pied-de-coq nas mais variadas cores e combinações! Escolha a sua preferida e divirta-se:

(Via)

E vocês, o que pensam sobre esse clássico? Usariam em casa?

3 Comentários

  1. Obrigada pelo elogio, Sheila! Nem sempre divulgamos imagens de ambientes decorados com nossos móveis, e como encontramos grande parte das fotos na internet, não temos como dar a referência de todos eles. Mas agradecemmmos a visita!
    Beijinhos

  2. Adoro o blog, mas sempre fico decepcionada, pois nao sei onde posso comprar as pecas dos ambientes. Mesmo assim deixo aqui meus parabens pelo bom gosto e o capricho.