Minha casa, Minha cara

O degradê, também chamado por aí de ombré, é um jeitinho todo fofo e especial de personalizar móveis e acessórios decorativos. Quem gosta de passear por blogs gringos já deve ter visto várias inspirações lindas da técnica, que transforma qualquer peça antiga em um objeto moderninho, com superpotencial para ganhar lugar de destaque na decoração. O ombré ficou tão na moda, que virou forma de pintar as unhas, o cabelo e até peças de roupa – um jeito simples de trazer um efeito inusitado a coisas comuns.

Para quem gosta de cores e até para aqueles que querem começar a se arriscar, ter um móvel colorido com degradê é uma aposta certeira para um ambiente mais bonito e cheio de vida. Eles ficam ótimos em cantinhos diversos, seja no hall de entrada, na sala de estar, no quarto dos adultos ou dos pequenos.

Se você ficou tentada a reproduzir essa belezura em algum móvel velhinho da sua casa, pode ficar tranquila que o procedimento é simples. Comprando uma lata grande do tom forte da sua preferência e uma lata menor de tinta branca, você já garante o material necessário para transformar sua cômoda com a técnica do degradê. Para pintar, use o tom original nas primeiras partes e vá acrescentando o branco gradativamente, para conseguir esse efeito tom sobre tom.

Antes de pintar, prepare o móvel para receber a tinta. Lixe bem a superfície do seu escolhido até remover todo o verniz, deixando o móvel menos brilhoso e mais poroso para que a nova pintura possa aderir com mais facilidade. Aplicar um fundo nivelador antes de passar a tinta colorida vale a pena para economizar nas demãos e obter um resultado mais uniforme. Ah! Escolha tinta esmalte a base de água para personalizar seus amigos de longa data e um verniz em spray para dar o acabamento.

O degradê também pode marcar presença em acessórios decorativos como cortinas, cúpulas de abajur, luminárias de teto ou podem virar uma pintura superdiferente para a parede – saída irresistível aos mais ousados e coloridos.

Na foto abaixo, por exemplo, a parede foi pintada com um ombré incrível com tonalidades de azul. No passo a passo foram usadas três latinhas de tinta com variações de uma mesma cor: um tom bem claro, um intermediário e um mais escuro de azul. Primeiro a parede foi pintada inteira com o tom mais claro, para depois receber suas variações em apenas alguns pedaços. A divisão de cores bem marcada conseguiu ser suavizada com a ajuda de um pincel seco e limpo, que foi usado sobre as linhas antes da tinta secar completamente. O resultado fica lindão, né?

Quem ficou com vontade de dar um toque degradê na decoração?

Fonte das imagens: 1, 2 , 3, 4, 5, 6 e 7.

9 Comentários

  1. Depende da marca da tinta, Raquel. Tinta spray em geral seca rápido, de 10 a 15min. Você pode deixar no sol sim, se quiser.
    Beijocas

  2. raquel sarita amaral em

    qual o tempo necessário para ela secar bem? e posso deixa-la no sol após passar a tinta?obrigada

  3. tinturei uma cortina e ficou muito escuro (cor purpura) goataria de saber como fazer um degrade, ou melhor
    clarear aparte de cima…