Minha casa, Minha cara

Este é mais um post da nossa nova seção “Pergunte aos Universitários“, onde alunos da Univille e da Sociesc dos cursos de Arquitetura e Design de Interiores, respondem dúvidas de leitores e clientes sobre decoração. Quer participar com suas dúvidas? Então envie um e-mail para universitarios@minhacasaminhacara.com.br com sua pergunta! Estes alunos ficarão supercontentes em te ajudar!

A pergunta de hoje foi:

“As portas da minha casa nova serão somente envernizadas. Se fossem brancas, colocaria um rodapé branco na sala, pois acho mais fino. Mas como as portas serão em cor de madeira, e as guarnições idem, acho que fica feio colocar rodapé branco. Fica bonito usar porcelanato também para o rodapé? Existem outras opções? (lembrando que não quero fugir muito do bom, bonito e barato!)”

 

Quando se está construindo ou reformando a tão sonhada casa própria, é normal dar de “cara” com dúvidas na escolha dos detalhes, que vão desde acabamento, pisos, portas, revestimentos e rodapés a mobiliários. Isso é muito natural porque hoje existe uma variedade infinita de cores e materiais, o que é ótimo, pois as combinações e alternativas que se podem criar também são muitas.

Ao se falar de decoração, as atenções já se voltam para “móveis e luminárias”, mas, antes mesmo destes entrarem em cena, há uma etapa muito importante que não deve passar despercebida, que é a escolha de portas, pisos, rodapés e cores dos ambientes, pois é a partir desses elementos que começa a decoração.

Na hora de escolher esses elementos, não é necessário que sejam escolhidos do mesmo material ou cor, pois basta que eles tenham uma harmonia de tons.

(Hoje em Dia)

A variedade de materiais para rodapé é grande, pode se utilizar a madeira, o granito, o porcelanato, o MDF ou, até mesmo, a cerâmica, claro que cada material contém suas limitações, assim como cada ambiente decorado.

A madeira é elegante, porém contém algumas limitações. Mas, para quem não quer utilizar a madeira e gosta do seu aspecto, existem outras opções. O ideal é substituir por porcelanato que também é muito utilizado e projeta diversos tons semelhantes, já o granito é mais sofisticado, não podendo ser usado em qualquer ambiente e sendo de custo mais elevado. A cerâmica e o MDF são de fácil aplicação e o acabamento fica muito bonito. Todos os materiais citados têm uma infinidade de cores e tons, portanto, a escolha vai depender de qual material se quer utilizar e qual tom combina com os demais itens do ambiente, como paredes, portas, guarnições, pisos e móveis.

(Manu Damasceno)

(Portobello e Herval Marmores)

A escolha desses materiais vai depender do estilo que quer dar ao ambiente e quanto quer gastar. Uma opção bonita e barata é o uso de porcelanato nos rodapés, e ele não precisa ser necessariamente da mesma cor e pode ser colocado de diversas alturas e formas.

As combinações podem variar também de gostos. Colocando uma porta branca com uma guarnição escura, o porcelanato poderá ser escuro e o rodapé branco. Outra opção de dar ênfase à porta seria colocar ela e suas guarnições da mesma cor e optar por porcelanato e rodapé de tons claros.

(Falando di Casa)

Essas são algumas possibilidades de decoração, mas você pode abusar de sua criatividade e deixar transbordar todo o seu bom gosto para criar novas combinações.





por Jaciara Sardagna e Luísa Trentini
1º ano Design de Interiores – Univille

Se você gostou deste post, clique em “Curtir” e ajude esta dupla de alunas a ganhar pontos no Programa Ammmigo!


18 Comentários

  1. Olá, Maria, tudo bemmm contigo? O rodapé com friso combina, sim, com a guarnição das portas lisas. Eles não precisam ter a mesma dimensão, mas é bacana que sigam mais ou menos o mesmo padrão, para deixar o ambiente mais harmônico. Você também pode usar a parede em branco, combinando com o rodapé e a porta, sim, sem problemas. :) Beijinhos!

  2. Gostaria de saber se posso colocar um porcelanato super branco com rodapé de granito preto são gabriel ou seria melhor rodapé com granito aqualux.

  3. Elise, vc ja viu foto dos meus caninos ne9??? parceem duas pelucias e produzem outras duas copias identicas de pelucia por dia, quase uma reprodue7e3o por bipartie7e3o.Eu tinha um aspirador convencional daqueles de saquinho nojento, era um saquinho a cada 3 dias e mesmo assim ne3o dava conta, ai resolvi gastar 800pilas para comprar um aspirador sem saquinho ultra moderno com acessorios exclusivos para pelos de dogs ne3o adiantou nada minha casa ainda parece o velho oeste e eu tenho empregada que vai todos os dias crise viu Acho que o Roomba ne3o ia aguentar um dia le1 em casa.=op

  4. Olá
    Rodapé de 15 centimetros com friso combina com guarnição das portas lisas? E a guarnição tem que tem a mesma dimensão do rodapé? Vou colocar num espaço de atendimento ao público portas brancas e rodapé branco posso colocar parede branca? E o tom é o mesmo da porta e rodapé ou tem tem ser outro tom? O papel de parede vai ser cinza metalizado.
    Obrigada.

  5. Anastacia Nogueira em

    Oi gostaria de saber se combina rodapé branco com o granito escuro da sala. A moldura das portas bem escuras são bancas. Muuuito obrigada. Valeu. Ah, adorei as dicas.

  6. Estou fazendo o quarto do bebê e pensei em colocar porcelanato branco. Mas tô com medo de ser perigoso para ele. Outra questão é com o porcelanato branco fica bom que rodapé. Pode deixar o de madeira escura que tem ou coloco o de porcelanato?

  7. adriana de medeiros bento em

    Olá boa tarde, gostaria da opinião de vocês, coloquei rodapé branco e as portas sao invernizadas. Pinto as portas de branca pra acompanhar o rodapé ou deixo elas invernizadas mesmo? obrigada

  8. Gostaria de saber se combina o porcelanato polido titan da porto ferreira com soleira de granito café imperial, obrigada

  9. Mariani, é meio complicado te ajudar sem saber informações como: quais são as cores das sua preferência, que tipo de móvel você gosta, que estilo quer imprimir nesse ambiente.
    Pelo que você me disse, ele é um papel em branco, uma sala vazia com piso clarinho. Diante disso, existem mil e uma possibilidades para decorá-lo!
    Envie um email para contato@minhacasaminhacara.com.br dando um direcionamento mais concreto, para que a gente consiga pesquisar ideias e imagens bem bacanas para te ajudar, ok?
    Beijoca!

  10. Gostaria da ajuda de vocês para dar uma melhorada na minha sala de estar e como estou sem dinheiro para pagar um arquitecto para me orientar nessa hora, conto com vocês. A minha sala tinha uma varanda, como queria aumenta-la tirei a porta, fiz o fechamento e ganhei mais espaço, hoje minha sala de estar ficou com 7 metros de comprimento e 3 metros da largura e a minha sala de jantar tem . Estou colocando um porcelanato 60X60 bege e pretendo colocar o rodape do mesmo material para minimizar custos. Que tipo de luminarias devo usar, que cor devo colocar na parede e como posso dispor os moveis, me ajudem por favor, é muito ruim não ter a orientação de um profissional qualificado para tal, estou me sentindo muito perdida e com medo de errar. Obrigado