Minha casa, Minha cara

Este é mais um post da nossa nova seção “Pergunte aos Universitários“, onde alunos da Univille e da Sociesc dos cursos de Arquitetura e Design de Interiores, respondem dúvidas de leitores e clientes sobre decoração. Quer participar com suas dúvidas? Então envie um e-mail para universitarios@minhacasaminhacara.com.br com sua pergunta! Estes alunos ficarão supercontentes em te ajudar!

A pergunta de hoje foi:

Universitários, qual é o melhor de tipo de lareira para se ter em casa? E uma dica de decoração para esse ambiente, tem também?”

Nestes dias frios, nada melhor que ficar debaixo das cobertas vendo um bom filme ou beber um bom vinho, não é mesmo? Pois bem, uma lareira combina muito bem com este clima e, além de possuir uma ótima capacidade térmica dentro de uma residência, é um excelente elemento decorativo.

(Decora Curitiba)

A sala com lareira combina com o campo, a praia e a cidade. Como dica de decoração, uma bela lareira cria um ambiente aconchegante sendo aconselhável em salas e, até mesmo, no quarto. Lembrando que os revestimentos escolhidos devem estar de acordo com a decoração do ambiente.

(Liquidificador do Boulevard)

(Casa Claudia)

Comparadas aos modelos a lenha ou a gás, as lareiras a etanol saem na frente no que se refere à praticidade, pois é muito mais cômodo comprar 1 litro de álcool do que providenciar a lenha adequada e um ponto de gás, além de ter uma manutenção mais simples.

(Ambinigma)

(Fotos de Casas Bonitas)]

Além de lindas, as lareiras ecológicas a etanol são muito práticas, pequenas e não precisam de chaminés, dutos ou qualquer tipo de instalação em seu apartamento ou casa.

Em contrapartida, as boas e velhas lareiras tradicionais ganham das portáteis no quesito de emissão de calor, pois a conquista pela temperatura ideal requer a escolha de uma lareira com capacidade de aquecimento proporcional ao tamanho do ambiente. Sendo assim, esse resultado é mais fácil de atingir com as tradicionais, pois estas são fechadas, ao contrário das lareiras a álcool, que em sua maioria não possuem fechamentos.

(Lareiras)

(Lareiras Oeste)

Vale a pena espalhar algumas fragrâncias e boa energia, jogando ao fogo algumas ervas secas, como: alecrim, incenso brasileiro, malva-cheirosa, menta ou alfazema. As telas evitam fagulhas e sujeira, mas não devem cobrir toda a boca, pois metade do calor se dissipará pela chaminé.

(Acervo de Interiores)

Se procurarmos na história, a lareira já era lembrada na mitologia Grega, com Héstia, a deusa do fogo. Ela era cultuada como guardiã do lar e da família, cabia a essa deusa manter a chama acesa e fazer da casa um espaço sagrado. Não é isso que fazemos entorno de nossas lareiras?

(Imporchama)

 

Afinal, qual o local ideal para fazermos os nossos pedidos e sermos recebidos com carinho?

 

 

por Lais Correa e Mayara Martins
Curso de Arquitetura e Urbanismo 7ª fase – SOCIESC

Se você gostou deste post, clique em “Curtir” e ajude esta dupla de alunas a ganhar pontos no Programa Ammmigo!

5 Comentários

  1. Que bom que você gostou das lareiras – ficamos muito felizes. Vamos tentar trazer sempre mais e mais dicas lindas pra merecer suas visitas!
    Um beijo =)

  2. Muito bom meninas,
    a resposta de voces esta demais…
    Parabens, infelizmente nao tenho twiter nem face para curtir….