Minha casa, Minha cara

Este é mais um post da nossa nova seção “Pergunte aos Universitários“, onde alunos da Univille e da Sociesc dos cursos de Arquitetura e Design de Interiores, respondem dúvidas de leitores e clientes sobre decoração. Quer participar com suas dúvidas? Então envie um e-mail para universitarios@minhacasaminhacara.com.br com sua pergunta! Estes alunos ficarão supercontentes em te ajudar!

A pergunta de hoje foi:

Gostaria de sugestões sobre cozinhas, dicas de decoração e como aproveitar melhor quando o espaço é pequeno

Hoje, casas e apartamentos possuem ambientes cada vez menores, e a cozinha normalmente é o cômodo mais prejudicado. Apesar de parecer desesperador, o problema tem solução. O espaço pode ser bem aproveitado com móveis práticos, funcionais e muito modernos. Para ganhar espaço, a cozinha planejada é sempre a melhor opção. O lugar onde geralmente a família passa boa parte do dia costuma ganhar uma bancada, que pode ser utilizada como mesa e, até mesmo, como armário embaixo para se aproveitar melhor o espaço.

As cores e a decoração podem influenciar na sensação de amplitude. Cores claras e espessura fina nos móveis são sugestões, assim como o papel de parede que atualmente é tendência nas cozinhas, só não podendo ser aplicado na frente do fogão em função da gordura.

Outras opções para melhorar a utilização desse espaço são: o uso de várias gavetas, podendo uma delas ser substituída por uma pequena mesa embutida, além do aproveitamento dos cantos, como se pode ver nas imagens abaixo.

As cozinhas americanas (com ilha e/ou bancada) são mais simples de se decorar, pois permitem a integração com a decoração da sala. Para quem gosta de cozinha decorada no estilo inox para combinar com os eletrodomésticos, há objetos de decoração e utilitários em inox que podem ser acomodados nas paredes.

Para ter uma cozinha prática, é importante estudar a disposição geral dos móveis. As disposições podem ser em ilha, em “L”, em “U”, paralela ou linear, conforme o espaço e as necessidades.

Disposição em “L”

Disposição em “L”

Disposição Linear

Disposição Linear

Disposição paralela

Uma dica é identificar áreas de trabalhos distintas, por exemplo, espaço da geladeira, espaço de trabalho, de cozinhar, de comer. Como na cozinha tudo precisa estar à mão e perto da área de preparo de alimentos, a regra do triângulo deve ser aplicada. Segundo essa regra, num ponto do triângulo se encontra a área de cozimento (fogão), no outro a de armazenamento (geladeira) e, por fim, a área de limpeza (pia). Pode ser utilizada a todos os formatos de cozinha, exceto às lineares.

Tenha o essencial em sua cozinha e aproveite essas dicas para graciosas cozinhas planejadas.

Fonte das imagens: Construir e Decorar |  Decoração Arquitetura |  Realize Interiores



por Mônica e Thairine
1º ano Design de Interiores – Univille

Se você gostou deste post, clique em “Curtir” e ajude esta dupla de alunos a ganhar pontos no Programa Ammmigo!

30 Comentários

  1. Ótimas dicas!! Também tenho um problema sério de espaço na minha casa (esses apartamentos são projetados para ser cada vez menores =( ) e a cozinha foi um dos pontos mais complicados. Resolvi bastante seguindo dicas de: colocar uma cozinha americana (ficou muito bom! A cozinha ganhou espaço, a sala ganhou espaço e tudo ficou ainda mais claro) e substituir o meu fogão de 5 bocas por um cooktop (eu fiquei meio resistente por achar que era caro, mas comprei na Colombo e achei bem mais acessível que fogão convencional), que além de economizar mais espaço, ainda é mais elegante e fácil de limpar. Gostei bastante do blog! Conheci faz pouco tempo e já visito muito, as dicas são maravilhosas! :)

  2. Muito bom!!
    Mas eu tenho uma dúvida, qual o espaço mínimo de circulação que se deve deixar? tipo em uma cozinha paralela e entre os móveis.

  3. Olha… parabéns mesmo hein, adorei os detalhes e principalmente a composição e aplicação dos metais….
    Abraços e muito sucesso!!!…..