Minha casa, Minha cara

Pergunte aos Universitários

Este é mais um post da nossa nova seção “Pergunte aos Universitários“, onde alunos da Univille e da Sociesc dos cursos de Arquitetura e Design de Interiores, respondem dúvidas de leitores e clientes sobre decoração. Quer participar com suas dúvidas? Então envie um e-mail para universitarios@minhacasaminhacara.com.br com sua pergunta! Estes alunos ficarão supercontentes em te ajudar!

A pergunta de hoje foi:

“Comprei há pouco tempo uma casa geminada e tenho dúvidas quanto a pintura externa e cor das janelas e portas, já que todas as outras casas são brancas com madeira. Não queria destoar muito das demais.”

Hoje em dia a procura por uma casa é muito grande, porém a quantidade de terrenos disponíveis para a sua construção não atende ao número necessário e, por esse mesmo motivo, o custo acaba por ser ainda mais elevado. A solução para isso são as casas geminadas, que, além de ocuparem menos espaço, o custo acaba sendo muito menor que o de uma casa individual, pelo fato das construções possuírem arquitetura idêntica.

(Fonte)

O problema aparece quando há monotonia na construção, o que geralmente acontece, pois a maioria das casas geminadas tem pinturas da mesma cor, ficando cansativo para grande parte dos moradores. Em alguns casos, eles não podem nem pintar da cor que desejam, porém, em outros casos, isso pode ser possível; mas se deve ter cuidado para não utilizar um tom que chame muita atenção, pois os vizinhos podem não gostar muito e, às vezes, nem o próprio, que resolveu pintar desta cor, suporte por muito tempo.

(Fonte)

Cores muito quentes, escuras, vivas, muito fortes não são recomendadas, pois podem cansam rapidamente o olhar e o morador pode querer mudar a cor em pouco tempo. Outro problema é o desgaste bem mais rápido em cores muito vivas que desbotam em meses pelo contato com o tempo. Porém, existem pessoas que se adaptam mais às cores mais fortes, que conseguem conviver em ambientes assim normalmente, e outras que ficam perturbadas e incomodadas… Afinal, cada cor transmite algo e desperta um sentimento. Por exemplo, o preto é uma cor muito forte, depressiva e pode despertar tristeza na pessoa que freqüenta um ambiente mais escuro; o branco, por ser neutro, nem sempre traz a calma, às vezes pode transmitir solidão; as cores amarelo e laranja estimulam a criatividade e os estudos; verdes, lilás e azuis transmitem tranqüilidade; o vermelho é uma cor muito estimulante, simboliza o alerta, por isso deixa a pessoa agitada e pode elevar a sua auto-estima.

(Fonte)

Não só na região de Joinville, como também em diversas cidades, é vista uma tendência na utilização de tons mais pastéis, como o bege e o gelo; com portas e janelas, em madeira, pintadas de branco… Essas cores não chamam tanta atenção e, por serem neutras, acabam agradando a todos os gostos, além de não serem nada cansativas. As cores mais indicadas para a pintura externa da casa seriam as neutras, como o gelo, o bege, entre outras mais claras. Essa cartela de tons combina bem entre si e, quando combinado com cores mais fortes, brancos, ou mesmo outros materiais, como madeira e alumínio.

Sobre as janelas e portas se pode manter a cor natural da madeira, para não diferenciar muito das demais casas geminadas no seu caso; porém também fica interessante pintá-las de branco. Ambas as cores combinam com os outros tons que a casa pode ser pintada.

(Fonte)

(Fonte)

Outra opção seria manter a pintura branca da casa e mudar a cor das janelas e portas, tonalizando-as com as mesmas cores recomendadas acima; não diferenciaria tanto assim das outras casas.

(Fonte)

E se todos os moradores concordassem em pintar suas casas em cores coloridas? Pode ser uma ótima ideia e talvez trouxesse uma positividade na vida dessas pessoas. Afinal, não tem problema nenhum querer tornar o ambiente menos monótono, de acordo com cada gosto.

(Fonte)

 

 

__

por Paula Simonetti e Tamara Weihermann
1º ano Design de Interiores – Univille

Se você gostou deste post, clique em “Curtir” e ajude esta dupla de alunas a ganhar pontos no Programa Ammmigo!

Sair da versão mobile