Minha casa, Minha cara

Nem tudo são rosas no dia a dia de um lar. Quem mora sozinho há algum tempo ou quem divide o apartamento com seu companheiro e filhos, já deve ter percebido que lidar com alguns probleminhas é super normal. É uma infiltração aqui, uma pia com vazamento acolá, uma parede que fica trincada, manchas de mofo que surgem do nada… e por aí vai. E não adianta: por mais que a gente cuide da manutenção da nossa casa com todo o carinho do mundo, situações como estas ocasionalmente aparecem — mas não devem ser motivo de desespero.

(Via)

Para te ajudar a cuidar de alguns reparos do seu lar, resolvemos juntar dicas que te ajudarão a resolver algumas das questões acima. Mas antes preparamos uma pequena lista de ferramentas que você precisa ter em casa, para estar prevenida em qualquer situação. São ferramentas úteis tanto para consertos quanto para instalar acessórios decorativos como luminárias e quadros. Vamos lá?

Pronto, agora que você já tem tudo o que precisa, vamos às resoluções dos probleminhas?

Como desentupir a pia

Com o passar do tempo, por causa do acúmulo de resíduos, a água pode demorar para escoar pelo ralo, mesmo diante de tarefas simples, como lavar as mãos ou escovar os dentes — típico sinal de entupimento. Este problema pode ser facilmente resolvido com a limpeza do sifão: basta desatarraxar o copo que fica embaixo da pia, jogar as sujeiras que estiverem dentro no lixo e limpar a peça com água corrente e sabão. Depois é só recolocar a peça! E não esqueça de fechar o registro antes de fazer a limpeza, para prevenir vazamentos.

(Via)

Como acabar com o mofo

Se a sua casa fica em um lugar muito úmido, com certeza você terá problemas com as manchas esverdeadas do mofo. Para resolver este problema, comece aumentando a ventilação dos ambientes, facilitando a evaporação da água e tome cuidado com cortinas e móveis encostados nas paredes. Nos armários, passe um pano com uma solução de água com vinagre para exterminar o mofo e coloque um pote com bicarbonato de sódio dentro do móvel para conter a umidade. Para retirar o mofo das paredes, passe um pano encharcado com sabão em pó diluído em água sanitária e cloro (meio a meio). Veja aqui outras dicas!

(Via)

Gostaram das dicas? Qual outro pequeno conserto você deseja aprender para fazer em casa?

33 Comentários

  1. Pingback: 7 consertos que você mesma pode fazer em casa -

  2. Pingback: Como pendurar quadros na parede | Minha casa, minha cara

  3. GOSTARIA DE NOTIFICAR ,ALGO QUE UM AMIGO ME PASSOU E DEU MUITO CERTO ,ALEM DE SER BARATISSIMO:
    LIMPE TUDO NA SUA COZINHA COM VINAGRE BRANCO.A´TÉ O PISO FICA LINDO E BRILHOSO.
    ACREDITE ,PARECE MILAGRE.
    O ACIDO DA FERMENTAÇÃO É O QUE LIMPA,NÃO USE O VERMELHO PORQUE OS REJUNTES PODEM ESCURECER.O BRANCO GARANTE MELHOR.

  4. Poxa Luciane, que delícia ler um comentário desses! Ficamos felizes por você ter encontrado um espaço onde consegue se identificar com outras pessoas! :) A gente super admira essa mulherada que resolve as coisas e põe a mão na massa, sem depender de ninguém. Até por isso resolvemos ajudá-las com estas dicas – que esperamos que sejam muito úteis.
    Já que você gosta do assunto, nos visite sempre! Vamos adorar ter você por perto para acrescentar conhecimento nos nossos debates. =)
    Beijo grande!

  5. Acabei de conhecer o blog de vocês nas minhas andanças pela net… me interessei pela foto… pq atualmente fui promovida na empresa que trabalho, era assistente de marketing e agora estou na coordenação do depto de manutenção, pois tenho mta habilidade manual e super me interesso pelo universo da bricolagem, pintura, marcenaria e afins… e sofri mto preconceito… me chamavam o tempo todo de Pereirão… mas tinha mto orgulho já que a Griselda era uma mulher cheia de qualidades… e me sinto mais orgulhosa ainda qp vejo q outras mulheres desempenham várias funçõesassim como eu, q antigamente pertenciam ao universo masculino … PARABENS A TODAS VOCÊS!

  6. Para limpar paredes a melhor maneira é passar água com bicarbonato de sódio(1 colher de sopa para cada 2 litros de água)misture,aplique com um pano na parede e passe um pano molhado ´so com água logo após uns 4 minutos…sai tudo e não precisa esfregar botando força…

  7. Muito bom o site “Meu Móvel de Madeira”, Quanto a eliminar mofo, tb podemos usar giz ou forra-lo com placas de isopor nas gavetas ou armários após sua limpeza internamente

  8. Gostei muito do blog. Gostaria de saber, também, como limpar o Blindex. Por mais que eu me esforce, fica manchado no meio. Obrigada.

  9. Que bom, Gracia!!! Ficamos bem felizes em saber que você gosta do blog =)
    Espero que continue encontrando aqui, soluções bacanas para decorar sua casa. Conte sempre com a gente!
    Beijocas

  10. Gracia Prezotto Lima em

    Eu amo este blog, estive no estande no
    shopping Tatuapé (Minha Casa) e trouxe várias idéias para a reforminha que estou fazendo em minha casa. Depois que comecei acessá-lo, estou
    mais entusiasmada em redecorar minha casa.
    bjs

  11. Por acaso voces conhecem alguma solução para limpar Blindex? não consigo tirar a gordura que fica neles.

  12. Adoro o blogs e as novidades que vcs postam.Gostaria de receber dicas de manuseio com furadeira e procedimentos de pátina em móveis.

    Grata
    Ana Akar

  13. Gostaria muito de saber como trocar o chuveiro (inteiro, não só a resistência), bem como trocar luminárias e plafons. A parte elétrica da casa é a que me dá mais medo!

    Além disso, saber o que fazer quando tem infiltração ou rachaduras também seria legal, por mais que seja necessário chamar um especialista é bom saber o que está acontecendo, o que pode acontecer e tudo mais, rsrs.

    Adorei a idéia do tema pro blog, certeza que vou voltar pra buscar ajuda hahaha

  14. Rosangela CASTRO em

    Como concertar vasamento em pia que está vazando a bancada é de madeira, fica pingando agua em baixo.

  15. Aracy Regina Pires Moraes em

    Parabéns pelo blog e mmm!!
    Sugiro dicas de:
    * Pintura em madeiras(simples).
    * Limpeza em box de vidro.
    * Limpeza em máquina de lavar roupas.
    Obrigada pelo espaço!!

  16. Olá adoro essa página do face , tenho uma dica pra todo tipo de mofo e você nem precisa esfregar, basta colocar em borrifador um copo alvejante de sua referencia uma colher de sabão em pó misture bem e borrife em cima do mofo é como brincar de magica o mofo desaparece , faço isso nas fugas dos banheiros mais nesse caso umedeço os azulejos antes depois é só enxaguar .Espero ter ajudado um pouquinho beijos

  17. Gostaria de dicas para raspar e passar massa corrida em parede que tinha umidade. Qual ferramenta usar…etc…

  18. Sou daquelas que fazem de tudo um pouco, sempre procuro resolver essas coisinhas do lar, tenho um super Kit e de quebra um apelido de pedreira….

  19. Sei que cada chuveiro tem um tipo de resistência diferente. Mas a maneira de trocar as resistências deve ser semelhante. Então, se eu estiver correta, por favor, será que é possível ensinar a trocar resistência de chuveiro?? Muito Obrigada!

  20. Moro sozinha á muitos anos, tenho um kit de ferramentas em casa que até os “maridos de aluguel” que passam aqui por casa para efetuar reparos, ficam admirados. Saber fazer pequenos concertos é muito importante para quem mora sozinho.

  21. Oi, grande ideia essa de vocês. Tem coisas que não dá pra esperar pelo marido né.
    Então, me ensina como pintar uma parede, se posso simplesmente passar a tinta por cima de outra.

  22. Carolina Garrido em

    Adoro o blog de vcs, acompanho as novidades sempre. Achei bem interessante essa nova sessão. Gostaria de dicas para trocar o kit da descarga (daquelas que são acopladas ao vaso).

  23. Acho bacana falar sobre:
    como trocar lâmpada sem que ela solte o vidro da parte metálica
    Como tirar a parte metálica que ficou agarrada no bocal
    Como trocar/instalar tomadas/apagadores
    =D

  24. Que legal, Maria! Realmente, estas ferramentas fazem parte do kit sobrevivência em um apê/casa.
    Obrigada pela visita! =)

  25. No dia em que fui morar sozinha meu pai me deu de presente um kit básico de ferramentas da Tramontina, vinha até numa caixa de papelão. Tinha martelo, alicate, chave de fenda, chave phillips e trena. Foi uma das coisas que eu mais usei na minha casa.