Minha casa, Minha cara

Em seus 26 m², a Koda House reúne sala, cozinha, banheiro e quarto, além de alguns armários. O projeto, concebido na Estônia, só não deixa espaço para a bagunça!

Por Cristiane Teixeira
Fotos Tõnu Tunnel/Kodasema

Fachada envidraçada, com o interior iluminado

É preciso saber viver com muito pouco para se adaptar a área tão reduzida. Acumular papéis, ter um guarda-roupa enorme e fazer supermercado para o mês definitivamente não cabem na rotina de quem opta por esse estilo de vida.
Moradias compactas é uma tendência que vem desafiando a criatividade de arquitetos e designers do mundo inteiro, mas principalmente na Europa, que já convive com a questão há décadas. A todo momento surgem exemplos de minicasas que nós, brasileiros, ainda olhamos apenas como algo curioso, como se fossem singelas casas de boneca.
Pois a Koda House em nada se assemelha a um brinquedo. Muito menos no preço: 90 mil Euros, sem impostos nem custo de transporte. Seu tamanho, sua planta e as tecnologias que integra foram planejados para satisfazer diferentes necessidades. “Seu design inteligente fornece a inspiração para fazer o melhor uso de cada cm² de espaço e prever como os componentes internos, mesmo as paredes, podem ser ajustados para atender sua finalidade de forma mais eficaz”, apontam os autores do projeto, do coletivo Kodasema, de Harku, no interior da Estônia.
Além de moradia ou refúgio de lazer, o módulo de 26 m² – com mais 3,5 m² de terraço frontal – pode funcionar como escritório, cafeteria, bangalô de hotel ou escola. E já vem equipado com sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado. As três unidades atualmente em uso servem como salas de aula em Tallin, capital do país. Outras 20, em fase de produção, foram encomendadas por imobiliárias para hospedar turistas.
Os conceitos de pré-fabricação e portabilidade fundamentam o projeto. As paredes são um sanduíche com 17,8 cm de espessura: por fora vem o concreto, depois o recheio de isolante temoacústico e em seguida a face vista por dentro, feita de laminado de madeira cruzada (CLT). Já a fachada principal é de vidro quádruplo, que deixa entrar a luminosidade natural, mas reduz a passagem de ruídos e preserva a temperatura interna.
Vista da sala em primeiro plano, com a cozinha ao fundo e a escada que leva ao mezanino.
Sala e cozinha compõem um ambiente integrado, atrás do qual ficam o banheiro e, acima deste, o mezanino ocupado por uma cama de casal. As instalações já vêm prontas e só precisam ser conectadas às redes elétrica, hidráulica e de esgoto. A Koda House pode até produzir e conservar energia, já que oferece a opção de telhado coberto com placas solares.
O mezanino é ocupado pela cama.
Como é uma construção considerada leve, a casa dispensa alicerces e exige apenas solo firme e nivelado sobre o qual possa ser assentada.
Todas essas características permitem que o proprietário leve a moradia na mudança para outro endereço, inteira ou em partes que serão remontadas em até sete horas. Quem falou em casa de bonecas?

Da arquitetura para a decoração

Entre os desafios de viver em uma casa pequena está o de encontrar móveis compactos e multiúso. Eu destaquei algumas peças da Meu Móvel de Madeira que perfazem essas categorias.

Quanto menor a área, menor o número de móveis. Por isso eu escolhi um estofado bastante decorativo, o Sofá Baggio. Com visual vintage e tecido suéde verde acinzentado, ele tem dois lugares e 1,45 m de largura.

Sofá 2 lugares baggio

Mesas servem para tudo: refeições, trabalho, costura, estudo, apoio… E não é diferente com a Mesa Quadro Picture, de 0,70 x 1,05 m. A vantagem do modelo está no fato de ser dobrável contra a parede (onde um de seus lados é parafusado) e, dessa forma, ainda oferecer a função de lousa.

Mesa quadro picture


Mesa quadro picture

Quem só tem espaço para a cama no quarto (como na Koda House!) vai gostar da Cama de Casal Charme, cheia de compartimentos – o maior deles admite até uma mala! Nos outros é possível organizar roupas, lençóis, toalhas e o que mais for preciso.

Cama de casal Charme

Entre as opções para crianças e solteiros, separei o prático Beliche Teen com Gavetas Grandes. Cada cama suporta até 100 kg de peso.

Beliche Teen com gavetas grandes

O Balcão de Pia de Banheiro Petit mede enxutos 60 cm de largura e aceita as modernas cubas de apoio. Atrás das portas, há duas prateleiras para dispor sabonetes, rolos de papel higiênico e outros itens de higiene pessoal.

Balcão de pia de banheiro 2 portas Petit

Gostou das ideias? Na semana que vem tem mais!

Comentários não estão permitidos.