Minha casa, Minha cara

Quando vivemos em apartamentos ou casas pequenas, acumular bagunça é muito fácil. Com a falta de espaço é necessário saber identificar o que realmente é necessário para vivermos e deixar para lá tudo que é futilidade. A Fabiana mora com seu filho Pedro em um apartamento superpequeno e sabe bem como é isso. Acumuladora, Fabiana é o tipo de pessoa que leva para casa tudo que acredita que pode ser reaproveitado. Afinal, nunca se sabe quando aquilo vai ser preciso. Nessa brincadeira, Fabiana acabou levando para casa um cachorro e o espaço que já era pequeno ficou menor ainda! Ainda bem que tem Santa Ajuda e Meu Móvel de Madeira para darem aquela mãozinha na organização, não é mesmo? smile apartamento-pequeno-bagunça-antesO apartamento da Fabiana tem apenas 20 metros quadrados. Ele era dividido em um espaço para as camas, a cozinha e o banheiro. Esse era o cantinho do “quarto” da casa da Fabiana antes da Micaela entrar em ação. surprised Dá para acreditar que duas pessoas dormiam ali? A porta nem abria direito por causa de uma bicicleta pendurada que estava sendo usada como cabideiro. E o pior: ela nem era utilizada como bicicleta! Era apenas acúmulo. Além disso, as caixas e a má organização das camas fazia com que o espaço acumulasse muito mais poeira, dificultasse a limpeza e se tornasse impossível para circulação. cozinha-pequena-bagunçada-antesO lado da cozinha não era diferente. Além de ter um armário lotado, Fabiana acumulava caixas e caixas em cima dele guardando tudo que podia. A mesa virou um porta-trecos e não servia mais para os dois comerem. sad Os utensílios da cozinha ficavam espalhados pelos pequenos espaços da bancada e no apoio da janela! Como será que a Micaela organizou tudo isso?

O primeiro passo foi abrir espaço para o novo. Micaela juntou Fabiana e Pedro e fez aquela maravilhosa limpa, separando as coisas que eram essenciais para o funcionamento da casa, as que poderiam ser doadas (como aquela bicicleta) e, claro, as que deveriam ser descartadas. Depois de tudo isso, até que o pequeno apartamento pareceu grande! smile apartamento-pequeno-com-home-officeA cama foi pintada de branco para dar uma revitalizada e não “lotar” o ambiente. As cores fortes, se usadas em excesso em ambientes pequenos, acabam por diminuí-lo, dificultando ainda mais a organização e sensação de bem-estar lá dentro. Com essa pintura na cama finalizada, uma outra cama foi presa no alto, entre duas paredes, abrindo um pouco mais de espaço de circulação no “quarto”. Uma pequena prateleira foi utilizada como criado-mudo e o cavalete virou mesa de apoio. O que vocês acharam? A Estante Escrivaninha Moon completou o ambiente, separando o espaço da entrada do espaço do quarto e melhorando o cantinho onde o Pedro realizará suas tarefas daqui em diante! wink Com o estudo e o quarto resolvidos, a arrumação passou para a cozinha.apartamento-pequeno-organizado-depoisO pequeno apartamento ficou muito melhor assim, né?! Agora dá para compreender o que é quarto, o que é escritório e o que é cozinha! O armário continuou na mesma posição, mas além de passar por aquelas setorização e organização necessárias, ele ganhou pequenas caixas organizadoras, onde a Fabiana pôde guardar seus pequenos pertences, documentos, entre outros. A cozinha ganhou uma mesa dobrável e duas banquetas, devolvendo o espaço de refeição para a mãe e o filho e facilitando o momento quando eles precisarem ganhar espaço para circular.cozinha-pequena-depoisAlém da mesa dobrável, a cozinha ganhou uma prateleira onde os principais alimentos e condimentos foram organizados em pequenos potes. Agora, tudo que a Fabiana e o Pedro precisam para se alimentar está ao alcance das mãos! smile Em cima da pia, a Micaela usou aramados organizadores para guardar os utensílios de limpeza da cozinha e desafogar as bancadas. E para comemorar que a janela estava liberada para deixar o sol entrar novamente: uma pequena horta. Agora não vai mais ter desculpas para manter a bagunça, hein, Fabiana?

Gostaram do que a setorização combinada com móveis curingas conseguem fazer para aumentar o espaço de uma casa ou de um apartamento? Nós aMMMamos! Se você gosta de dicas como essas, assista hoje, às 21h, o Santa Ajuda, no GNT. Terça-feira que vem, tem mais post aqui no blog para te contar como foi! Não perca! ;)

3 Comentários

  1. Pingback: Como economizar espaço no apartamento -

  2. Obrigada pelos elogios, Matheus! Ficamos mmmuito contentes mesmo! E quando você usar nossas dicas, por favor nos mostre! Somos bem curiosos por aqui! :)

  3. PERFEITO!! EU SOU FÃ DO MMM !!!
    SALVO TUDO PARA QUANDO EU ME MUDAR E USAR AS INFINITAS IDÉIAS POSTADAS POR VOCÊS!!! FICO APAVORADO COM AS IDÉIAS PARA QUARTOS PEQUENOS, AMBIENTES SUPER APERTADOS!!! POR ISSO AMO DESIGN !!!!