Minha casa, Minha cara

O ano acabou, mas toda a bagunça e papelada adquirida ao longo dele não. Para começar 2014 com tudo zerado, é importante focar em uma organização geral da casa, para que as coisas dos dois anos não acumulem e nem se misturem. Aproveite o tempo livre que você tiver em janeiro para dar uma organizada nas coisas, seja agora ou quando voltar das férias. Além de fazer bem para sua casa, vai te deixar mais leve e pronta para começar um novo período sem pendências.

210

Antes de começar, tenha na cabeça que não é necessário – e nem humanamente possível –  fazer tudo em um dia só. Vá fazendo a limpa aos poucos, sem muita pressa ou pressão, para evitar cobranças e até exageros. Comece por um ambiente e depois passe para os demais até terminar. No quarto, o interessante é separar no armário roupas que você não usa mais, e organizar as gavetas do criado mudo jogando fora o que for inútil e organizando o que sobrar. As peças separadas podem ser doadas para instituições.

cinco-dicas-para-organizar-seu-closet

Pegue uma sacola e passe pela casa juntando todo o papel que for completamente inútil: propagandas, envelopes de correspondências, comprovantes do cartão, etc. O que você estiver na dúvida, guarde em uma pasta para decidir mais tarde. Isso vai evitar com que você se desfaça de coisas importantes.

No banheiro, arrume o armário e as caixas organizadoras, se desfazendo de qualquer produto que estiver vencido. Perfumes e cremes que você não usa e que estiverem dentro do prazo de validade, devem ser doados – seja para a mãe, amiga, vizinha. Aproveite potes e bandejas pequenas para deixar miudezas ordenadas. No final você verá que, sem a bagunça, você tem mais espaço do que imagina.

29c1fe093ce439e1131df72bb8db148b

Na cozinha e despensa, livre-se dos alimentos vencidos e deixe os demais organizados conforme o prazo de validade, colocando os mais próximos de vencer na frente e assim por diante. Os armários da cozinha também precisam de uma boa organizada, para que haja espaço para o que realmente interessa. Potes, vidros de conserva guardados, potes de margarina, etc, são super úteis para guardar comida e até para fazer alguns projetos decorativos, mas em excesso só servem para bagunça.

af0efd597b91f2064f9c72d17917d585

No home office a encrenca é grande, então deixe-o por último. Faça a limpa em arquivos, gavetas de escrivaninha e deixe toda a papelada de 2013 guardada em caixas, para que as gavetas e outros compartimentos mais acessíveis sirvam para guardar os documentos deste ano. Aproveite para deletar arquivos inúteis do computador e fazer uma limpa completa!

homeoffice

Você faz esta limpa no começo do ano? Compartilhe suas dicas com a gente!