Minha casa, Minha cara

Gabo

Por: Gabo

Minimalismo no mobiliário

Continuando a série de tendências que nosso tiMMMe da Meu Móvel de Madeira trouxe da NYCxDesign, (você pode conferir o primeiro texto aqui), vamos falar sobre o Minimalismo, uma linha de pensamento e estilo de vida que está ganhando força na decoração e no mobiliário.

O Minimalismo pode ser encontrado nas artes visuais, no design e até na tecnologia e refere-se à busca do uso de apenas os elementos fundamentais (mínimos) nas variadas formas de expressão. No mobiliário, esses conceitos foram observados nas seguintes tendências:

Curvas suaves

Os cantos arredondados das mesas e bancos do Studio Gorm são lindos e ilustram bem o papel que essas curvas desempenham na leveza e acabamento dos móveis. Além do aspecto anatômico (que evita aquelas famosas topadas nos cantos vivos), as formas arredondadas tornam o design dos móveis mais contido em si, expressando a ideia de suficiência e plenitude dessa linguagem.

mesas e bancos do Studio Gorm
Minimalismo mobiliário

Formas geométricas

Uma das principais características do minimalismo no mobiliário é a busca pelas formas geométricas básicas. Triângulos, círculos, quadrados e retângulos áureos são facilmente identificáveis nos móveis australianos multifuncionais da Les Basic, por exemplo. Essas formas são facilmente reconhecidas pelo nosso subconsciente e por isso trazem tranquilidade visual ao olhar.

móveis australianos multifuncionais da Les Basic
móveis australianos

Linhas diagonais

Os móveis apresentados pelos diversos expositores da NYCxDesign apresentavam características em comum que podem ser reconhecidas como tendências gerais. O uso de diagonais nos detalhes das peças, como pés de mesas, encostos de cadeiras e poltronas e até mesmo no apoio do abajur da Scout Regalia são um exemplo claro dessa linha.

abajur da Scout Regalia
poltrona da Scout Regalia

Madeiras claras e “muted colors”

No primeiro texto dessa série comentamos sobre as “muted colors” e como essas cores mais suaves estão ganhando espaço na decoração de interiores. No design de mobiliário, essa tendência pode ser observada na preferência pelas madeiras mais claras, como pinheiro e carvalho branco (no Hemisfério Norte). Mesmo nos produtos laqueados ou com aplicação de verniz, como é o caso dos britânicos da VG&P, os tons suaves de amarelo, bege e rosa estão ganhando popularidade.

Móveis britânicos da VG&P
Móveis com madeiras mais claras
Sobre o autor:
"Em que cidade você está agora?" é uma das perguntas que o Gabo mais ouve. Nômade de profissão, formado em engenharia civil e arquitetura, com mestrado nessa última, nosso analista de inteligência curte ler histórias em quadrinhos, assistir filmes de aventura e estudar sobre os milhões de usos da madeira no nosso dia a dia.

Comentários não estão permitidos.