Minha casa, Minha cara

Você decidiu fazer uma reforma ou se mudou recentemente e precisa começar a decoração do zero, tudo de novo. Ao invés de entrar em desespero, que tal arranjar todas as ferramentas para ficar preparada para quando isso acontecer? Poder redecorar um cantinho (ou a casa inteira!) é um verdadeiro presente. Anote algumas dicas e saiba como encarar esta etapa da forma mais positiva e tranquila possível!

Organize seus gastos

Ter uma pasta com todos os gastos e orçamentos da reforma são essenciais para que você não fuja do seu planejamento. Descreva também tudo o que você precisa e os valores, para que as famosas compras por impulso não sejam recorrentes.

Garanta uma equipe de confiança

Isso é o básico do básico, mas faz uma baita diferença. Coletar algumas recomendações de amigos e conhecidos é fundamental para que você encontre um pessoal comprometido com o que você deseja fazer na sua casa. Confie no seus instintos: só contrate se você mesma gostar. Um bom relacionamento de confiança é tudo durante uma obra ou reforma, lembrando que você terá que lidar com estes profissionais por bastante tempo – e irá depender deles.

Tenha todas as medidas sempre com você

Além de andar com a planta da sua casa, faça da trena a sua melhor amiga. Desta forma você sempre estará preparada na hora de analisar se aquele móvel que você amou caberia no espaço que você tem.

Faça simulações

Muitas vezes é difícil visualizar o espaço que um móvel ou acessório decorativo ocuparia na sua casa. Para ter uma noçãozinha, faça uma simulação! Com base nas medidas do novo móvel, marque no chão com a ajuda do papel craft o espaço que ele irá ocupar. Isso facilita bastante na hora de analisar como ficará a circulação do seu ambiente, por exemplo.

Proteja seu piso

Garanta círculos de feltro para colocar nos pés dos móveis. Eles irão proteger seu piso e ainda vão facilitar sua vida na hora de trocar os móveis de lugar.

Mantenha a casa limpa

A gente sabe que a poeira e sujeira de tinta vão dividir a casa com você durante a reforma, mas dentro do possível, tente deixar tudo limpo e organizado.

Fotografe todo o processo

Além de ser uma ótima forma de acompanhar a evolução da reforma, também é uma maneira de reparar em detalhes e guardar cada erro e cada acerto como um aprendizado para as próximas mudanças que você fizer.

Guarde seus recibos

Não tenha medo de juntar papelada, é extremamente importante guardar todos os recibos da obra. Para não virar bagunça, compre uma pasta ou um arquivo para organizar todos os papéis da reforma em um só lugar.

Quer mais dicas para renovar a casa sem estresse? Tem mais aqui e aqui.

Compartilhe o que você acha imprescindível durante esse processo, para que todo mundo aprenda junto. smile Comente!

Fonte: MarthaStewart

Comentários não estão permitidos.