Minha casa, Minha cara

Semana do Meio Ambiente, momento de refletir sobre o que fazemos para tornar o mundo mais ecológico e consciente. Tem se falado muito em decoração e design sustentável e em como tornar nossas casas mais verdes. Em comemoração a essa data, a MMM separou algumas dicas de recursos utilizados com essa finalidade: agredir cada vez menos a natureza.

Lâmpadas de LED
De uns tempos para cá a lâmpada de LED se tornou uma opção viável para substituir lâmpadas fluorescentes e incandescentes. Ela consome menos energia e tem durabilidade maior do que as dos outros tipos. Além disso, sua iluminação tem mais qualidade e não altera a cor dos objetos.

Sistema de captação da água da chuva
Para montar um sistema de captação em sua casa, você vai precisar de um sistema de calhas que encaminhem a água da chuva para um reservatório, onde ela deverá ser armazenada e depois filtrada. Mais detalhes aqui. É uma resolução bacana para uso não-potável, como regar plantas, lavar carros e etc.

Sistema de energia solar para aquecer a água
Vantajoso em lugares quentes, o sistema de energia solar gasta 30% menos do que a energia elétrica. A instalação do sistema demanda um investimento um pouco salgado, mas levando em conta a economia que você terá na energia elétrica, continua valendo muito a pena. O investimento se paga em dois anos e daí para frente você só colhe os frutos.

Jardim
Um jardim cultivado tem um solo mais enriquecido e permite melhor absorção da água da chuva. Além disso, ao ter árvores frutíferas plantadas no seu jardim você terá a chance de comer frutas direto do pé e poupar tempo e dinheiro na feira.

Outras dicas básicas: recicle o lixo, economize papel, não compre e nem cozinhe mais alimentos do que pretende consumir. Se cada um fizer a sua parte, mesmo que mínima, já faz uma enorme diferença.

E se você se interessa por design sustentável, vale a pena checar o trabalho dos artistas brasileiros Humberto e Fernando Campana. Eles fazem uma arte ecológica mundialmente conhecida e bonita de se ver. Madeira, vidro, arame, couro, papelão… Qualquer tipo de material reciclado torna-se verdadeira obra de arte nas mãos dos dois irmãos. Confira o site oficial aqui.

Comentários não estão permitidos.