Minha casa, Minha cara

O ladrilho hidráulico é mais um exemplo de que na decoração as tendências vêm e vão. E nem é novidade, não é mesmo? O estilo retro, que tanto amamos, é um dos principais responsáveis por trazer a nossas casas aqueles itens que já eram velhos conhecidos das nossas avós. Assim como as samambaias, as paredes revestidas de pedra e os cobogós que vocês já viram por aqui.

(Bebel)

Apesar de ter esta origem antiguinha, ele pode muito bem ser adaptado nas nossas casas de forma contemporânea – além de ter um uso ultraversátil. Sua fabricação é 100% artesanal, fruto de uma técnica minuciosa que vai desde a preparação da massa e escolha de pigmentos até os moldes. O resultado é simplesmente encantador e irresistível:

(Amanda Harzheim)

Além de retro, o ladrilho hidráulico pode dar um toque rústico à decoração, se misturado com madeira de demolição, parede de tijolinhos e outros elementos que caracterizam bem o estilo. Quer vê-los sendo usados na “vida real”? Vai no Casa de Pipa e dá uma olhada! Lá, eles foram assentados no piso do pergolado, formando um mosaico cheio de charme:

(Casa de Pipa)

Apesar de poroso, o ladrilho tem alta durabilidade e resistência, se bem cuidado. É superimportante protegê-lo com impermeabilizante, para evitar manchas e alterações de tonalidade nos quadradinhos. Na hora de fazer o assentamento, procure instaladores experientes para que o serviço possa ser benfeito.

(Casa.abril)

A limpeza do piso no dia a dia não tem drama: água, pano úmido e sabão neutro já bastam para deixar seus ladrilhos limpinhos.

E, para aqueles que acham que esses pedacinhos de cerâmica merecem um lugarzinho privilegiado dentro de casa, saiba que eles também ficam lindos quando colocados na parede de algum ambiente sem graça. Ficam lindos em cozinhas, áreas externas, banheiros… é só saber escolher a cor e a disposição que combinam com cada ambiente:

(Casa.abril)

(Dicas de mulher)

Alguém aí tem ladrilhos em casa? Conta para a gente como ficou sua decoração!

8 Comentários

  1. Roberta Sabino em

    Adorei as ideias e queria muito poder aplicar o ladrilho na minha porta da cozinha, só que não se qual produto usar para fazer a aplicação. Vc poderia me indicar um? Obrigada!

  2. Eu amo ladrinhos hidraulicos! Estou para decorar minha casa e preciso de indicação de onde comprá-los em Campinas/SP. Vc pode me ajudar nisso? Grata.

  3. Larissa,
    Adorei ser uma referência no seu post sobre o ladrilho.
    Essa é uma parte da casa que nós adoramos ficar para conversar.
    Olhe, acho que você vai adorar alguns lugares da casinha, está cheio da MMM!! rs
    Um xero grande e obrigada pelo carinho.