Minha casa, Minha cara

Se você mora em apartamento pequeno, com certeza já ouviu falar que os jardins verticais são a solução perfeita para você, e realmente são — mas não a única. Ainda há esperança para quem quer ter um jardim para chamar de seu, mas não tem nenhum espaço livre em uma varanda ou em uma parede da área de serviço. E esta esperança chama-se: jardim suspenso.

vasos-invertidos

tumblr_m41xjyB9Uu1qzgf8eo1_500

vasos-jardim-suspenso-4

Esta ideia que de nova não tem nada, já resolvia a vida das nossas avós com suas inseparáveis samambaias. Quem é que não se lembra de encontrar as famosas plantas penduradas em varandas ou salas de estar? Dispostas dessa forma, as plantas faziam parte da decoração, atraiam os olhares para cima e ainda liberavam o espaço “horizontal” da casa, permitindo uma circulação mais eficiente e um espaço mais confortável no dia a dia.

decoracao-sofa-cafe-roxo-referans-blog-03

O que mudou do tempo das nossas avós para cá, é que a forma de pendurar os jardins ficou um pouco mais moderna. Os suportes ficaram mais variados e também veio o macramê, para pendurar as plantas com ainda mais estilo. Com as tramas feitas em fios das mais variadas cores, os jardins ganharam um visual ainda mais bonito.

vasosPlantas2

As melhores plantas para ter nestes jardins pendurados ao teto são as espécies que demandam poucas regas. Afinal de contas, com as jardineiras lááá no alto, fica menos prático regá-las constantemente. As suculentas e até as próprias samambaias se adaptam superbem ao lar nas alturas, e são ótimas para decorar.

decoracao-jardim-vasossuspensos-referans-03

vasos-pendurados-forro-decouerac3a7c3a3o1

Escolha um lugar próximo à janela ou porta-janela para montar seu mini jardim suspenso, assim suas plantas ganham um banho de sol ocasional e crescem fortes e saudáveis. (: Caso você quiser colocar a mão na massa, a Mirella do Casa de Firulas ensina a fazer uma floreira suspensa em casa. Clique aqui para ver o passo a passo!

floreira-01

Fonte das imagens 1 2 3 4