Minha casa, Minha cara

post convidado do VivaDecora.

A falta de espaço nos imóveis, principalmente nos grandes centros urbanos não precisa ser desculpa para a falta de conforto. Alguns truques de decoração ajudam a montar um lar, com jeito de casa, com a sua cara, e claro, superfuncional e com a sensação de estar morando em uma mansão. Veja elas abaixo e confira outras ideias para dar uma nova cara para a sua decoração aqui.

Menos é mais, sempre!

A primeira regra em qualquer ambiente que a gente queira que pareça maior é otimizar os móveis e os acessórios. A lógica é bastante clara, quanto mais cheio estiver um quarto ou uma sala, menor ele vai parecer!

Para contornar este problema que tal apostar em móveis multifuncionais? Camas com baú, por exemplo são ótimas para guardar roupa de cama, toalhas e roupas pesadas de inverno durante o verão. Abrigando essas peças em outro lugar, o seu guarda-roupa pode ser menor, e pronto! Você já economizou espaço no quarto.

decorar ambientes pequenos decorar ambientes pequenos

Fontes das imagens 1 2

Cuidado também quando estiver pensando em comprar seus móveis, não se esqueça de estar sempre com as medidas de todos os seus cômodos em mão. Investir em móveis pequenos pode ser uma boa ideia para aproveitar com perfeição todos os espacinhos que o seu lar permitir.

decorar ambientes pequenos decorar ambientes pequenosFontes das imagens 1 2 

Aposte em espaços integrados

Se for possível no projeto do imóvel, considere derrubar algumas paredes, ambientes integrados, a sensação de amplitude conquistada com a ausência de paredes faz com que qualquer espaço fique mais iluminado e pareçam naturalmente parecem maiores.

decorar ambientes pequenos decorar ambientes pequenos

decorar ambientes pequenos decorar ambientes pequenos

Fontes das imagens 1 2 3 4

Otimize o aproveitamento de espaço, mesmo!

Quando os ambientes são pequenos, é preciso ser criativo! Olhe com cuidado para cada espaço que você tem e não se limite. Pendure o que conseguir, inclusive no teto! Objetos e acessórios que tem pouco uso no dia a dia, como uma prancha de surfe, podem ficar suspensos e ajudar a ditar o tom da decoração. Já na cozinha, qualquer espacinho entre corredor e a área de serviço pode ser aproveitado e virar uma área de convivência para pequenas refeições.

decorar ambientes pequenos

decorar ambientes pequenos decorar ambientes pequenos

Fontes das imagens 1 2 3

Invista em cores claras

Sempre que for possível, monte a decoração do ambiente com cores claras. Essa é uma das dicas mais importantes! Não que elas sejam capazes de criar espaço extra, mas farão com que o seu ambiente pareça maior. E a regra não vale só para as paredes, roupa de cama, móveis e até os quadros na parede ajudam nessa sensação.

decorar ambientes pequenos decorar ambientes pequenos decorar ambientes pequenos

Fontes das imagens 1 2 3

Espelho, sempre ele

O espelho também é um truque muito usado quando se deseja ter uma sensação maior de espaço. As peças grandes ajudam na duplicação do ambiente e na percepção de um cômodo bem maior. O truque só exige alguns cuidados. Por exemplo: procure não deixar uma TV sendo refletida pelo espelho, a sensação pode ser desagradável. De resto é só colocar as dicas em prática para fazer com que sua casa pareça e seja bem maior.

decorar ambientes pequenos

decorar ambientes pequenos

Fontes das imagens 1 2

O que você achou dessas dicas do VivaDecora? Vai conseguir aplicar alguma em sua casa? Já usa alguma delas em algum espaço do seu lar? Conte para a gente! Aqui no blog, nós já te ensinamos 10 dicas infalíveis para espaços pequenos, te mostramos como é um apartamento pequeno decorado, te ajudamos a pensar em móveis para espaços pequenos que te ajudem a otimizar o uso dos seus ambientes, demos dicas para quem mora em apartamento pequeno, mostramos como transformar seu espaço pequeno em grande e como mobiliar um apartamento pequeno e simples 

Comentários não estão permitidos.