Minha casa, Minha cara

A horta vertical se tornou há algum tempo a queridinha dos apaixonados por decoração. Isso porque ela é uma solução bonita e inteligente para quem quer ter verduras frescas e ao alcance das mãos, mesmo morando em um apartamento pequeno. E ela ter virado toda essa febre que a gente vê por aí, só reforça o quanto é importante usarmos a nossa criatividade para vencer os limites de espaço, né? Afinal de contas, morar em apê pequeno é a realidade da grande maioria.

(Casa.abril)

A gente já fez um post aqui sobre as hortas verticais, e mesmo depois de bastante tempo, continuamos recebendo novos comentários nele. Sinal de que o assunto dá pano pra manga, né? E é por isso que resolvemos juntar neste post algumas respostas para quem sempre fica em dúvida de como montar sua própria hortinha em casa. Assim você garante um destino certo para solucionar seus questionamentos.  =)

(Mundo das Tribos)

Uma dúvida bem comum é em relação às garrafas PET. Todo mundo concorda que usá-las para montar uma horta vertical é uma ótima saída, porque assim você reaproveita o lixo e ainda poupa seu dinheirinho. Mas a dúvida é: como montá-la usando as garrafas? O Marcelo Rosenbaum dá a dica: fazendo um varal de PETs encostado na parede:

(Rosenbaum)

O primeiro passo para imitar a hortinha da foto é cortar a lateral das garrafas como mostra a figura abaixo. Este será o buraco onde você colocará a terra e a sua muda. Para fixá-la, você precisará fazer quatro furos na PET: dois na parte de cima e dois na parte de baixo, por onde passarão os fios de varal.

(Rosenbaum)

Não esqueça de fazer também um furo no fundo, para que a plantinha possa ser drenada depois da rega. Aí, é só passar os fios por dentro dos buracos, fazer dois nós na parte debaixo da garrafa para que ela não escorregue e pendurá-las na parede. O resultado fica lindão e super funciona, viu?

(Pura Arquitetura)

Outra dúvida bem comum é sobre o que plantar na horta vertical feita em casa. Na realidade, você pode plantar basicamente tudo o que plantaria numa horta normal. Mas é bacana plantar mudas de temperos que você usa no dia a dia, como manjericão, hortelã, alecrim, sálvia, alface, cebolinha, salsinha etc.

(Casa da Bel)

E os cuidados são: regar diariamente e deixá-las em um espaço arejado e banhado pelo sol por pelo menos por cinco horas diárias. Também é necessário adubá-la rotineiramente, uma vez por semana, ou dependendo da necessidade. Para fazer o adubo orgânico, é só fazer uma compostagem com restos de alimentos e folhas.

Somente isso já vai garantir que suas hortaliças se desenvolvam saudáveis e deliciosas, prontinhas para serem colhidas e consumidas de forma natural e fresquinha.

(Fonte)

Você ainda tem alguma dúvida a respeito? Comente. smile

45 Comentários

  1. Pingback: Como ter uma horta em apartamento -

  2. Olá, Dira, tudo bemmm contigo? Como é a sua floreira? Depende muito do formato dela também. Mas a Leroy Merlin costuma ter opções ótimas para isso. Você também pode fazer suportes com macramê, usando este passo a passo: https://www.youtube.com/watch?v=ozqKkCoG6PI Se quiser nos mandar uma foto da sua floreira, podemos tentar compreender o melhor formato para ajudá-la. :) Tenha um ótimmmo dia!

  3. Olá boa tarde, adorei as postagens! Obrigada por compartilhar.
    Eu já comecei a minha horta vertical mas estou “apanhando” ao tentar colocar os vasos na floreira porque não estou encontrando material adequado para prendê-los. Eu optei pelos vasos plásticos por serem mais leves e coloquei parafusos em “L” mas não gostei da estética. Se alguém souber me indicar onde encontrar fixadores para vasos de parede, ficarei muito grata.

    Abs e sucesso para todos!

  4. Olá, Karina, tudo bemmm? A foto não foi produzida pela gente. Acreditamos que esses vasos tenham sido presos diretamente na parede, com furos possíveis de passar um prego. No entanto, não conseguimos contactar a dona do blog referente para descobrir se foi assim mesmo que foi feito. :( Sentimos muito! Se facilitar, você pode usar um pedaço de madeira como suporte!

  5. Olá, Solange, tudo bemmm? Nós não encontramos nenhum passo a passo que ensine a fazer esse jardim vertical exatamente igual. No entanto, acreditamos que ele seja feito com ganchos presos nas paredes laterais com os fios passados cruzando de um lado para o outro. Também imaginamos que as latas teriam que ser furadas, para passar por dentro dos cabos e criar esse visual. Embora mais caro, achamos que o cabo de aço seja realmente o único material indicado, porque o fio precisa ficar bem esticado e ser resistente e forte para aguentar o peso da latinhas. Esperamos ter te ajudado! Tenha um ótimmmo dia

  6. Olá, Naiara, tudo bemmm? Se você quiser fazer igual a foto, você pode prendê-los direto com um prego na parede. :) O ideal é usar uma base para reforçar a segurança e garantir que sua plantinha estará sempre segura! :)

  7. Boa tarde! Gostaria de saber aonde vc compra estes suportes para encaixar o vaso (pura arquitetura) no Rio de Janeiro, pois tive que fazer os meus com arame e não é muito pratico.

    Lindas sugestões
    Abraços

  8. Boa tarde, gostaria de saber onde posso adquirir essa estrutura para horta vertical que voces publicaram na 2ª foto deste artigo.
    Grato

  9. olá, amei , seu trabalho fiz uma hortinha na parede, igual á como voce fez gostei muito do seu trabalho voce trabalha muito bem gostei vê, i agora estou desocupando um lugasinho para fazer uma hortinha com banbu igual vc fez tbm parabens que tenha bastante visitante ….

  10. Oi.
    Boa Tarde.
    Adorei seu trabalho vc é uma pessoa muito abencoada por DEUS eu queria eu ter talento desse.

  11. Gostaria de saber como eu faço a primeira horta e se esses cabos for de aço como faço para substituir por outro de menor valor?

  12. É só escolher plantinhas que não gostam de água, como orquídeas, samambaias e suculentas! Como você vai colocar pouquinho, a água não vai chegar a escorrer para o banco. (: De qualquer forma, o móvel para esta área deverá ser resistente às ações do tempo, já que ele ficará na sacada. Um impermeabilizante vai bem!
    Beijocas, Bianca!

  13. OIiii…adorei todas as ideias….tenho uma sacada e quero colocar uma horta vertical,mas nessa mesma parede quero colocar um banco,como faço para nao cair agua? Bjo

  14. Acho lindo mas não consigo ver isso funcionar numa área de serviço de apartamento, por ex. Nesse caso, acho melhor criar prateleiras e colocar vasos com pratinho pra não fazer sujeira.

  15. ola,onde vcs compraram os suporte para a horta da sacada com casos colorido? já procurei em varias floriculturas e não acho.

  16. Olá,quero saber que material é esse da corda que sustenta as garrafas pets e se são interligados.obrigada!

  17. LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIINNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDAAAAAAAAAAAA

  18. As dicas ajudaram muito. Eu já havia começado a fazer a hortinha vertical com garrafas PET mas aqui vocês esclareceram algumas dúvidas que eu tinha. Amo o fato de reaproveitar o plástico, ter uma hortinha saudável e ainda deixar o ambiente da minha casa mais bonito e alegre. =D

  19. Sandra Regina Gomes Trindade em

    Amei…meu ap está saindo ainda este ano e a primeira providência vai ser destacar um catinho para a hortinha! Já que o espaço é pequeno, os vasinhos coloridos ficarão um charme!

  20. Gente,
    adorei, mas no meu caso….eu resolvi fazer na parede da varanda tenho aqueles vasos xaxim e nao achei ainda uma solução para a agua nao cair no chao….estou pensando em cortar alguma garrafa em forma de meia lua e mesmo assim dificil para fixar..alguem tem alguma ideia?
    obrigada

  21. Vou dar uma dica, se colocar pratinho não esqueça de colocar areia dentro por causa dos mosquitos. E colocar pedrinhas no fundo antes da terra ajuda na hora de molhar pra terra não ir toda embora. bjs

  22. Oi Thiago! Ótima pergunta! Nós consideramos este tipo de horta vertical mais indicado para as áreas externas, como a varanda no caso dos apês pequenos. Você pode evitar a sujeira de várias formas: colocando uma calha no chão, um cano de PVC ou até mesmo forrando o piso com algum material plastificado. Seria ideal se existisse algum ralo próximo a hortinha, pra ajudar no escoamento da água. Também vale a pena lembrar que os furos nas garrafas PET, como mostrado no exemplo do Rosenbaum, devem ser feitos não muito grandes, pra não perder na drenagem parte da terra preparada com os nutrientes.

    Se a sua intenção é montar uma hortinha dentro de casa, a solução ideal são os vasinhos com pratos embaixo. Assim você consegue controlar melhor a sujeira de terra.

    Espero ter ajudado! Caso tiver outra dúvida, não hesite em perguntar.
    Obrigada pelo comentário, Thiago!
    Volte sempre =)

  23. Espero que você consiga se adaptar bem ao novo lar, Maria Lúcia! =) Qualquer outra dica que precisar, pode contar com a gente!
    Beijo!

  24. Gostei muito da ideia da horta vertical com garrafa PET. Uma dúvida, no entanto, surgiu. Como funciona o mecanismo de drenagem nas garrafas de modo a evitar sujeira e lama dentro do apartamento?

    Agradeço a atenção!

  25. Izabel Baggio Garlipp em

    Adorei as soluções e amo as plantas, inclusive tenho muitas em minha casa. Eu digo que assim estou preservando um pedacinho da Floresta Amazônica!

  26. Maria Lúcia Costa Pinheiro em

    *-* Adorei a materia sobre Hortinha vertical, moro em casa… mas apartir de Julho irei morar em Santos… eh será para apto, então isso será muito bom para eu por em pratica.
    Agradeço desde já todas as dicas recebidas, e peço que mande se que for possivel mais dicas.
    Com carinho, Maria Lúcia.