Minha casa, Minha cara

Cristiane Teixeira

Por: Cristiane Teixeira Fotos Phxindia (Sebastian Zachariah e Ira Gosalia), reproduzidas do Dezeen

Uma cortina de tijolos protege esta casa na Índia do aquecimento excessivo pelo sol

Fachada em Surate

Em Surate, na província de Gujarate, a temperatura média anual é de 27 ºC, elevada até para os padrões da Índia. O calor é úmido, já que a cidade fica no litoral oeste do país e ainda recebe muitas chuvas.

Para complicar ainda mais o projeto arquitetônico encomendado ao escritório local Design Work Group o terreno onde a casa foi construída fica na esquina de uma avenida movimentada, voltado para o oeste, o que significa, nas condições de lá, receber sol praticamente o dia todo.

A proposta dos arquitetos, no entanto, conseguiu driblar o calor e ainda conectar visualmente a morada ao entorno, um desejo dos clientes.

Casa de cortina de tijolos

Nos fundos do lote foram isolados não apenas os quartos, mas também a cozinha e a sala de jantar, ambientes de uso estrito dos cinco integrantes da família. Colados nessa ala, vêm os espaços de serviço, seguidos da sala com pé-direito duplo e dois terraços laterais semiabertos. Cabe ao concreto dar forma à construção.

Por ser a sala o cômodo mais exposto à incidência dos raios solares, os profissionais foram atrás de uma solução arquitetônica para evitar o seu superaquecimento. E encontraram no velho e bom tijolo a resposta para essa questão.

ondulações dão a impressão de que a fachada é maleável

Uma impactante trama de tijolos foi erguida como fachada frontal, desenhando na porção central – correspondente à sala, do outro lado – ondulações que atenuam a incidência dos raios solares. Essas ondulações dão a impressão de que a fachada é maleável, daí o nome do projeto, Brick Curtain House, ou Casa Cortina de Tijolos. Por trás de resultado tão leve há, no entanto, uma estrutura pesada: 83 reforços horizontais e verticais embutidos entre os tijolos.

Nas laterais da sala, as paredes de vidro garantem a visão do exterior a quem está dentro da casa

Nas laterais da sala, as paredes de vidro garantem a visão do exterior a quem está dentro da casa. Assim como discretíssimas aberturas na malha de tijolos na altura dos terraços deixam ver a rua principal.

Da arquitetura para a decoração

A ideia de ambiente protegido não me sai da cabeça desde que conheci esse projeto em Surate. Como o Brasil tem regiões tão quentes quanto a Índia, acredito que as soluções encontradas pelos arquitetos de lá são referências para quem constrói aqui. Também me inspiram o desenho da trama de tijolos e a cor quente do material, que encontra paralelo na madeira, principalmente nas espécies mais avermelhadas.
Com foco na proteção, no desenho da trama e na cor, fiz a seleção abaixo.

Usada em parceria com a Cabaninha Bella Luna Camuflada, a Cama com Escrivaninha Bella Luna vai agradar os pequenos. O estrado fica suspenso de modo a abrir espaço embaixo para uma escrivaninha retrátil e também para as brincadeiras. A cabaninha, vendida à parte, transforma o vão numa espécie de casinha, com porta e janelas.

Quarto infantil com a cama com escrivaninha bella luna

Quando se quer dar privacidade a um canto dentro de um ambiente maior, lança-se mão de biombos. Uma opção é o Biombo Soho, que mescla branco e madeira.

Biombo Soho

Parece um grande tijolo! Baú Keep, útil para guardar sapatos, roupa de cama, revistas e o que mais a imaginação e a necessidade mandarem.

Baú grande Keep

E não é que o desenho do Jardim Vertical Girassol remete à fachada da Brick Curtain House?!

Jardim vertical Girassol

Espero que você tenha gostado!

Comentários não estão permitidos.