Minha casa, Minha cara

Construa um mural para organizar o menu semanal da sua família!

Às vezes a rotina fica tão corrida que a gente esquece que tem que passar no mercado para comprar tapioca, pão, queijo ou presunto. E de tarefa em tarefa, nós vamos esquecendo o almoço, tentando comer em um restaurante mais saudável, mas se não pararmos e nos organizarmos acabamos caindo nos lanches. Além dessa prática ser ruim para o seu bolso, ela acaba sendo péssima para a sua saúde. E quando você tem filhos, então, fica ainda pior! Crianças, assim como nós, podem se acostumar muito rápido a comer petiscos, salgadinhos e a beber refrigerantes. Como nós sabemos que uma alimentação saudável é o primeiro passo para uma vida mais feliz, nós queremos te convidar para começar essa resolução de 2016 um pouco antes. Hoje, nós vamos te ensinar a montar um mural para o menu semanal da sua família e queremos te convidar a utilizá-lo já na semana que vem, quando os familiares chegarem para a grande ceia de natal. Topam o desafio? Então vamos lá!faca voce mesma mural para o menu semanalO ideal para que um menu semanal funcione é que você consiga encontrar um dia na semana para decidir que comerá durante os dias da próxima semana. Se possível, faça isso no domingo à noite, antes de ir para a cama. Assim, na segunda-feira, você pode fazer o mercado e deixar a casa toda equipada para receber alimentos incríveis! <3 Para te ajudar com isso, nosso mural para o menu semanal vai precisar de:

– 1 quadro-base que pode ser uma tela para pintura, um isopor ou um grande pedaço de papelão (pode até ser um pedaço de uma das caixas da MMM!);

– 10 caixinhas vazias, limpas e com a tampa de cima recortada de sucos pequenos (daqueles para tomar no canudinho);

– Papel de scrapbook da sua preferência;

– 7 grampos de roupa, de preferência daqueles de madeira normais;

– Washi tape;

– Papel colorido e branco;

– Papel adesivo colorido;

– Tinta e pincel;

– Canetas permanentes;

– Cola quente;

– Fita dupla face permanente.

O nosso primeiro passo será pintar seu quatro-base – aqui você pode fazer como preferir, na verdade. Se você está usando isopor ou papelão, pode colori-lo com spray, tinta, embrulhar com papel de presente, como quiser mesmo! hehe wink Agora, se você optou pela tela, é melhor fazer com a tinta mesmo. Então, mãos à obra! Escolha uma cor neutra, mas ao mesmo tempo colorida e, quando finalizar, deixe-o secar por um tempinho.faca voce mesma mural para o menu semanal materiais necessarios e como pintar o quadro-baseEnquanto seu quadro-base está secando, aproveite para colar washi tapes nos seus grampos de roupa tornando-os mais bonitinhos e festivos! heart Quando você acabar, pegue sua caneta permanente e escreva o nome de um dia da semana para cada um deles. Depois, decore as caixas de suco. Elas serão superimportantes para o nosso mural para o menu semanal. Recorte seus papéis de scrapbook em faixas que cubram a caixinha por completo e use a fita dupla face para colar os dois. Agora você tem caixinhas muito mais bonitinhas. heart Escreva o estilo de receita que cada uma delas vai guardar: carne, macarrão, sobremesa, aperitivos, drinks, lanches etc.. E lembre-se de deixar uma extra para os papéis não utilizados e outra para as canetas, assim você sempre terá onde anotar as novas receitas que gostar.faca voce mesma mural para o menu semanal grampos semanais e caixinhas de receitasAgora vem a parte mais complicada do processo – que nem é tão complicada assim. Pegue uma folha sulfite branca e recorte ela no meio. Essa vai ser a “legenda” do nosso mural para o menu semanal. Por isso, agora precisamos decidir que cor será usada para o que.

Comece pelas folhas coloridas. A nossa dica é que você as use para indicar quanto tempo leva aquela receita. Assim você poderá se guiar quando estiver com pressa. Mas você pode usar o que quiser, pode separar por grau de dificuldade ou outro. Escolha a separação que mais te atrai e vai facilitar de verdade seu dia a dia e defina uma cor de papel para cada uma das classificações dentro dela. Recorte um pedacinho de papel e use sua caneta permanente para escrever essas classificações. Depois, cole-as em uma coluna com o adesivo dupla face.

Feito? Ótimo. Agora vamos para a cor da escrita das receitas. Você pode escolher uma cor para representar cada coisa e facilitar ainda mais a hora de montar o seu menu semanal. Na foto, as opções escolhidas foram: “Favoritos da família” em preto, “Para testar do livro de receitas” em azul, “Para testar de blogs ou hotsites” em verde e “Outros” em vermelho. Isso vai guiar você tanto na hora de passar as receitas para os papéis quanto para escolher o que cozinhar. Se você tem uma noite bem corrida e precisa fazer algo rápido e que vai fazer sucesso imediato com a família, é só escolher uma receita de um cartão verde com escrita em preto. Se quer algo que chame mais atenção, mais ousado e tem bastante tempo disponível, basta pegar uma receita num cartão laranja com a escrita azul ou verde. Bacana, né?! E aí, já decidiu qual a sua organização?faca voce mesma mural para o menu semanal como funciona o sistemaAgora sobra apenas a parte divertida! Escrever suas receitas preferidas nos pequenos papéis e espalhá-las pelas caixinhas de suco. Uma ideia ótima é escrever o nome da receita na parte da frente do papel e, na de trás, escrever os ingredientes principais necessários para ela e onde você pode encontrar a receita completa. Isso já facilitará muito a hora de montar a lista de compras!

O último passo é grudar tudo no seu quadro-base. Para isso, vamos usar a cola quente. A organização sugerida é deixar os grampos referentes ao dia da semana em uma lateral e as caixinhas com listas de receitas em baixo. No quadro da foto, ainda há uma caixinha para guardar canetas e outra para guardar papéis extras para novas receitas. E um extra: acrescente uma caderneta para fazer a lista de compras – assim você pode ir montando seu menu semanal e deixando a lista pronta ao mesmo tempo! bigsmile faca voce mesma mural para o menu semanal prontoO que vocês acharam? Apaixonante, não? Agora é só pôr o mural para o menu semanal em um cantinho da sua cozinha e começar a preparar a lista de compras e receitas para a semana que vem. heart Que venha o Natal!

Esse passo a passo foi feito pela Britini, a fundadora do blog Play. Party. Pin. que tem vários DIY e receitas superinteressantes (em inglês)!

3 Comentários

  1. Olá, Ana, tudo bemmm? Você pode fazer um quadro aramado ou usar um pegboard de base, possibilitando que você consiga prender coisas com imãs etc.. Daí, pode pintá-lo com tinta lousa para escrever com pincel sempre que quiser. :) O que você acha? Beijos!

  2. gostaria de fazer um quadro bem grande 2 em 1
    magnetizado e para escrever com pincel. em como fazer isto? obrigada
    ou quem poderia fazer isto para mim. moro em belo horizonte.

  3. Marilu de Oliveira Rodrigues em

    Adorei a dica , vou levar para o meu trabalho ( loja) , substituindo cardápio por tarefas diárias das vendedoras .