Minha casa, Minha cara

Aproveite o tempo livre no final de semana para colocar a mão na massa montando suas próprias letras decorativas! Elas são fáceis de fazer e perfeitas para trazer um novo astral àquele cantinho da sua casa que anda abandonado e sem graça. Com materiais acessíveis e algumas horinhas de dedicação, dá para montar palavras e até mesmo frases. Divirta-se!

Você vai precisar de:

Para começar, imprima um molde para as letras que você vai usar para formar sua palavra. No nosso caso, abrimos em um arquivo do Word três páginas em branco com uma letra em cada página, fonte Arial, negrito, tamanho 500. Depois de imprimir, é só recortá-la e passá-la para o papelão.

Recorte a mesma letra duas vezes no papelão:

Agora é hora de uni-las. Defina uma espessura para a sua letra, cortando vários pedacinhos de papelão da mesma altura para montar o esqueleto dela. Depois cole com a ajuda da cola quente os pedacinhos nas duas letras, formando uma espécie de ponte entre elas.

É chegada a vez do reforço com a cartolina, ou qualquer outro papel grossinho que você tiver em casa (a gente usou a tampa de uma caixa de camisa). Cole com cola quente ou durex tirinhas da cartolina em volta das letras, dando um acabamento mais caprichado e reforçando a estrutura.

Agora é jornal neles! Passe cola e cubra todas as letras com jornal, para que fiquem ainda mais firmes e uniformes. Usamos somente uma camada, mas você pode usar quantas achar necessário.

Só com o jornal as danadas já ficaram bonitas. Poderiam até ser usadas assim, recebendo apenas um verniz fosco por cima. Mas para mostrar as possibilidades, partimos para o tecido fofinho.

Na letra “A” usamos botões de tamanhos variados com uma paleta de cores romântica, para combinar com o tecido florido. Usamos uma tinta PVA branca para dar acabamento e esconder o jornal para depois colar os botões com cola quente. Aqui a gente usou botões, mas as possibilidades são muitas: elas podem ser revestidas com papel de presente, renda, fios de lã, podem receber só tinta… Use sua criatividade!

Depois foi só finalizar a última letra com tecido e cola para desfilar as novas letras decorativas por aí, alegrando diferentes cantinhos do seu lar. Firminhas, baratíssimas e com aquele orgulho do “fui eu quem fiz”!

Se você fizer, mostra pra gente?

77 Comentários

  1. Pingback: Decoração de viagem - Minha casa, Minha cara

  2. Pingback: Como fazer letras decorativas - Minha casa, Minha cara

  3. Pingback: DIY – Letras decorativas! |

  4. Olá, Ana Paula, tudo bemmm? Ela equilibra sim! O peso do papelão é bem pequeno e não vai tombar para frente. Se você se sentir mais segura, faça a base dele um pouco mais grossa, coloque uns outros papelões por dentro que ele fica mais seguro e não cairá! :)

  5. Pingback: Quarto de menino - Minha casa, Minha cara

  6. eu fiz!!!! só preciso melhorar o acabamento, mas adorei!!! ficaram lindas no quarto da minha filha.

  7. UAU, Edilceia! Obrigada! Receber um elogio desses não tem preço! <3 Espero continuar podendo te inspirar um pouquinho. Beijos e volte sempre!

  8. edilceia menezes em

    Vc está de parabéns com todo o seu blog. Ele é sensacional. Estou me deliciando com ele. Cheio de novidades e mta informação. Virei fã. Obrigada por partilhar com quem não entende nadinha da silva.bjos

  9. Podia ter feito o molde de uma letra mais difícil de ser feita, o R por exemplo.
    Estou tendo mts dificuldades nessa parte pois não estou conseguindo achar uma forma de cortar o tecido justo sem aparecer mal dobras

  10. Pingback: 5 “faça você mesma” para o quarto do bebê | Minha casa, minha cara

  11. Fiz e ficaram LINDAS, Colei na parede da minha sala em cima do sofá, assim que entra é a primeira coisa que vê. Confesso que é fácil, porém trabalhoso a parte de colar o tecido, mas valeu cada minuto!! Como faço para enviar as fotos??

  12. Olha Olga… Acho que dá sim, hein??? Hahahaha ótima ideia, por sinal ;)
    Ficamos felizes que tenha gostado do post!

  13. Adorei isso gente! eu acho ate que da pra fazer uma coisa q eu queria e não estava achando, tipo suporte pra livro, tipo: A livros Z, dentro da letrar colocar algumas pedrinhas pra ficar pesadinha e segurar os livros…. será q dá certo? vou testar kkkkkkkk gente! amei esse site, to tento várias idéias com essas letras… amei….

  14. que máximo! hoje vi na tok stok, achei tão caro que não tive coragem de pagar R$ 100,00 agora vi que pode ser um programa divertido com minha filha que é super artista. Obrigada pela generosidade.

  15. Achei a idéia muito legal!
    Vou utilizar com o nome do meu filho para decorar o chá de fralda!
    Obrigada pela dica!

  16. Pingback: Porque dividir é somar | meudeumtudo

  17. Pingback: Dividindo coisas legais | meudeumtudo

  18. Ola, estou fazendo a palavra LOVE. Estou encapando (acho que a parte mais dificil) rs Depois mando uma foto pra você. Beijinhos

  19. Muiito legal vou fazer de decoração para o aniversario da minha filha, obrigado por compartilhar ….e muiito difícil achar ideias para fazer, só achamos para comprar….

  20. Eu fiz… ficou muito lindo, fiz com a palavra LOVE.. obrigada pela dica, estava querendo essas letras mas é carinho pra comprar pronta, e ainda fiz como queria.

  21. Tente recortar o tecido na espessura certinha da parte interna e já cole do tamanho exato. Talvez ajude! :)

  22. Olá, Vcs tem alguma dica para cobri a parte interna da letra A??? Não estou conseguindo… obrigada e parabéns pelo blog!

  23. Oláá, muito boa idéia, e ficam muito bonitas mesmo… Mas dão um trabalhaaam! A hora de encapar com os jornais não ficam bom.. Vou tentar arrumar agora, deixar secar e ver como decorarei!! Mas ficou lindo até agora! ;)

  24. Adriana Gonzaga em

    Gostaria de saber se cola o tecido com cola quente ou cola normal?
    obrigada!
    Já estou fazendo o A!!!!

  25. Muito bom!!! Pode usar tb entre as letras para dar sustentação, isopor das bandejinhas de frios, isopor de embalagem de eletrodomésticos, caixa de ovos etc. Vou fazer tb!!!

  26. Elizabeth Soares Fraga em

    A idéia é muito boa, e tb adoro artesanato, mas sugiro que entre as letras para ficar mais fácil e a pç mais pesada para não correr o risco de ficar caindo, colar caixinhas de fóscoro.

  27. jane mara menezes em

    amei ficou lindo delicado não é complicado de fazer requer uma dedicação e paciência mas vale a pena amei acho que vou tentar fazer se eu conseguir fazer como faço pra enviar a vcs pra vcs verem minha habilidade de soi aprovada rsrsrs Bom Dia SUCESSO SEMPRE PRA VCS

  28. Vendemos no site alguns feitos de madeira, mas gostamos de mostrar que também é possível fazê-los em casa! =)
    Beijocas, obrigada pela visita, Sandra! <3

  29. Mônica alecrim Gomes em

    adorei a ideia das letras ,mas naum consegui o tamanho indicado arial 500 negrito….seria possivel vcs me indicarem um site q eu consega o molde dessas letras….ou se possivel mandar para que eu possa imprimi-las….desde já agradecida …Mônica

  30. Amei, vou tentar fazer um com o nome JESUS E AMOR. Gosto muito de trabalhos manuais. Este em especial ficou maravilhoso.