Minha casa, Minha cara

Escadas na decoração

Falar de escadas é complicado, porque a gente bem sabe que nem todo mundo tem o privilégio de morar em uma casa grande de dois andares. Mas pode ser que sua casa seja simples e você tenha um lance de escadas. Ou dois ou três degrauzinhos separando um ambiente do outro.

Não importa, algo daqui vai servir para te inspirar de alguma forma!

A escada da sua casa deverá ser escolhida conforme seu objetivo e sua decoração. Se você procura um efeito mais discreto e leve, por exemplo, materiais como o vidro, degraus e corrimão de espessura mais fina e espaços vazados darão esse visual que procura.

Para quem tem pouco espaço, a solução é a escada helicoidal. Além de ocupar um cantinho modesto, ela é extremamente charmosa. O desenho sinuoso encanta os olhos, não é mesmo?

Embutir o corrimão em um rasgo na parede faz com que o visual fique bonito e leve, sem comprometer a segurança. Sei que existem opções sem apoio, mas eu pessoalmente prefiro as com. Bora evitar os tombos e os hematomas!

Ah! Falando nisso, aqui têm várias perguntas e respostas sobre como uma escada deve ser para oferecer segurança. Vale o clique!

Este modelo já é mais chamativo e aparente, com degraus de cimento queimado e corrimão de vidro temperado. Mais moderno do que isso, impossível:

E, quando a gente já tem a escada dos sonhos, mas quer acrescentar detalhes sutis que fazem toda a diferença? Siiim, eles também podem estar na sua escada! Por exemplo, papel de parede entre os degraus:

Sabe os dois ou três degraus que você tem entre um ambiente e outro? Que tal incrementá-los com azulejos coloridos para um efeito retro? Falei que você ia poder aproveitar essas dicas!

E a solução preferida: em cada degrau, uma frasezinha da música que você mais gosta. Ou do poema. Ou do livro, filme. Alguma dúvida de que sua escada vai roubar todas as atenções?

(Fotos: Casa.abril e Google)

Qual estilo de escada você gosta?

Sair da versão mobile