Minha casa, Minha cara

Voltamos com mais uma edição de dicas práticas para a casa, com truques espertos e fáceis de fazer para manter nosso lar sempre limpo e organizado da forma mais simples e agilizada possível. Não deixe de conferir os anteriores aqui, aqui e aqui para não perder nenhuma dica.

Fazendo a manutenção da pia da cozinha

sink-unblock

As partículas de comida que ocasionalmente caem no ralo da pia da cozinha, além de poder causar entupimento, são responsáveis pelo mau cheiro. Para prevenir o entupimento e espantar qualquer odor indesejável, lance mão de uma receitinha simples: uma xícara de café de sal, uma xícara de café de bicarbonato de sódio, 500 ml de água quente e um pires. Deposite todos os itens no ralo, tampe com o pires e deixe agir por alguns minutos: a combinação expulsa qualquer cheiro e ainda desobstrui o cano.

Limpando o ferro de passar

iron-box_300

Grudou sujeira no seu ferro de passar e está difícil de limpar? Então anote este truque: tire o eletrodoméstico da tomada para evitar qualquer acidente e, quando ele estiver frio, limpe sua superfície com papel toalha e detergente. Para finalizar e fazer desgrudar qualquer sujeira mais persistente, empreste da sua garagem uma cera incolor para automóveis. Além de deixar o ferro limpíssimo, a cera ainda forma uma camada antiaderente na superfície, impedindo que a sujeira volte a grudar. Faça esta manutenção constantemente.

Eliminando o mau cheiro de vasilhas plásticas

potes-de-plastico

As vasilhas plásticas são de extrema utilidade na cozinha: servem para guardar alimentos e até para transportá-los. Por isso é natural que, depois de algum tempo de uso, elas fiquem com resquícios do cheiro dos alimentos. Para espantar qualquer mau cheiro, você vai precisar de uma colher de sal de frutas e água. A mistura borbulha bastante, vale a pena chacoalhar para que todo o recipiente entre em contato com ela. Deixe a mágica acontecer por uns minutos e depois lave normalmente. É como tirar com a mão!

Limpando a sanduicheira

200214100d

Se o teflon da sua sanduicheira já não existe mais, você com certeza precisa batalhar pra deixá-la limpinha depois de fazer um sanduiche com bastante queijo, ou qualquer outro alimento prensado. Para fazer a limpeza, use uma espátula de silicone ou colher de madeira, assim você protege o que sobrou da superfície antiaderente. Para as sujeiras mais difíceis de remover, use óleo de cozinha. Embeba um papel toalha com o óleo e hidrate a sujeira grudada, até ela ficar molinha e sair facilmente.

Tem mais dicas pra gente? Então já sabe, né? Compartilhe aqui embaixo nos comentários!

Fonte das informações: Flávia Ferrari, do Decoracasas.

22 Comentários

  1. Para retirar manchas do seu Blindex você pode utilizar uma mistura de água aquecida e vinagre, isso vai ajudar a remover as manchas. Para evitar que elas reapareçam uma dica é passar um pequena quantidade de cera automotiva ela ajuda a forma uma película protetora, para as manchas não surgirem com tanta facilidade. Obrigada por sua visita!

  2. depois que limpar o fogão inox, ou pia ou qualquer coisa de inox, passe uma esponja umida com agua e vinagre depois e so secar fica piscando, os vidros tambem.

  3. Alísio Santiago em

    Sempre que posso uso essas dicas em casa; principalmente nós raparezes velhos que moraramos só….kkkkk

  4. Olá Marli!

    Tudo beMMM?

    Para eliminar esse brilho coloque a roupa que ficou com brilho sobre o vapor de água fervente e, em seguida, escove-a bem. Já para evitar que isso aconteça, providencie uma sapata antibrilho para o seu ferro e, na falta dela, evite passar roupas com o ferro muito quente.

    Esperamos ter ajudado! :)

  5. Vania Acirene em

    excelentes dicas, estava sem saber como limpar meu ferro de passar roupas.Agora vou fazer o teste,

  6. Cléria Maria em

    Estas dicas são muito úteis!!!!!!!! Com a vida corrida dos dias de hoje estas dicas são maravilhosas!!!!!!!!!!! Obrigada.

  7. dalva salvador chitto em

    Ferro de passar grudado: com ele ainda quente, passe o fundo de uma vela, a ponto dela derreter. Em seguida esfregue bombril. Sai com a maior facilidade. Passe um pano limpo antes de usar.

  8. ache ótimas essas dicas vou usá-las na coluna do jornal e dicas da miquelina muito obrigada..valeu

  9. Oi tudo bem?Amei sua dikas…vc poderia me informar se souber claro,como se tira o brilho de roupas feitas com ferro de passar ,tipo tecido de poliester(terninho…bjks