Minha casa, Minha cara

Hoje voltamos com mais um post reunindo dicas práticas para casa, com uma série de truques e receitinhas caseiras que nos ajudam a resolver de forma rápida os afazeres do lar. A ideia é utilizar para a limpeza, itens acessíveis que todo mundo tem guardado, como os versáteis vinagre branco e limão que mostramos na parte I e na parte II. A estrela de hoje também é um produto bastante conhecido por sua utilidade na cozinha: o bicarbonato de sódio. Depois de ler nossas dicas, você vai descobrir que seu uso vai muito além do que deixar seu bolo macio e gostoso. Vem ver!

Deixe seus utensílios de prata brilhando

Talheres e outros utensílios de prata ficam oxidados e escuros ao longo do tempo. Para deixá-los limpos e bonitos novamente, você não precisa de nada além de uma vasilha forrada com uma folha de papel alumínio, preenchida com a mistura de ¼ de copo americano de bicarbonato de sódio com ¼ de água fervente e algumas pitadas de sal. Depois de preparar a mistura, basta colocar os utensílios de prata dentro da vasilha e fechar o papel alumínio para esperar a reação química acontecer (com direito a borbulhas e a um odor diferente – tudo normal). Deixe por um tempo e vá conferindo o resultado: a prata vai ficar limpinha sem nenhuma dificuldade.

Remova manchas de xícaras e bules de porcelana

Sabe aquelas manchas de café que insistem em grudar na parte mais porosa das suas louças de estimação? Geralmente embaixo de canecas, bules e pires. Pois então: elas são facilmente removidas com a ajuda do bicarbonato de sódio. Para removê-las, umedeça a parte amarela da esponja, coloque um pouco de bicarbonato e esfregue. Por ser um abrasivo fino, ele irá deixar seus itens brilhando sem danificá-los.

Seu tapete livre dos maus odores!

Os tapetes e carpetes seguram os odores dos ambientes com extrema facilidade, por mais que você os mantenha limpos e aspirados com frequência. Se você está se incomodando com o cheiro de algum tapete da sua casa, anote já esta dica: bicarbonato de sódio. Basta polvilhar um pouco do bicarbonato em cima do tapete e deixar agir por um tempo, para perceber que os odores desagradáveis vão sumindo rapidinho. Depois é só aspirar para livrar o tapete dos resquícios de bicarbonato e pronto: seu tapete estará zerado, perfeito para decorar o seu espaço novamente.

Dê adeus às “obras de arte” do seu filho

Para a criança, qualquer cantinho é perfeito para servir de tela para desenho. Portas brancas, paredes, bancadas de fórmica… Nada sai ileso do talento dos artistas mirins. Antes de se desesperar, saiba que é possível remover riscos feitos com giz de cera com a ajuda do bicarbonato e uma esponja seca. Use a parte mais áspera da esponja combinada com um pouquinho de bicarbonato e esfregue em cima do risco. A arte some feito um passe de mágica!

Tem mais dicas pra gente? Comente aqui embaixo!

Fonte das infos: Decoracasas

33 Comentários

  1. Olá, Sil, tudo bemmm contigo? Você pode tirar a mancha com água, detergente e bicarbonato de sódio. Depois, enxague com água morna e passe um pano seco para evitar manchas de água. Se mesmo com isso a sua mancha não sair, vale tentar passar água morna e amona. Faça a mistura e deixe seu fogão “de molho” por um tempo. Depois é só enxaguar. A última opção é usar bicarbonato de sódio e vinagre, mas essa mistura só é indicada para manchas pesadas que as outras soluções não conseguiram tirar. :) Espero que tenha te ajudado!

  2. Pingback: Dicas úteis para a Dona de Casa e uma pequena homenagem | Minha casa, minha cara

  3. Gostaria de saber se existe algum produto ou dica p/ tirar choro das torneiras e box de blindex ,? obrigada!

  4. Olha amei, os produtos químicos já estavam me causando alergia, e o bicarbonato pensei que servia apenas para alimentos.
    Muito grata pela dica.

  5. Tenho outra dica: Uso o bicarbonato junto com a pasta dental, na escova de dentes. Ajuda a tirar manchas de café, chá, etc… dos dentes.

  6. maravilhosas as dicas.serve tambem pra tirar mal cheiro de ralos.colocar o bicarbonato por 15 m e depois jogar agua quente.

  7. Obrigada pelas dicas, são muito úteis para nós donas de casa, mãe e avós.Gostaria de saber como limpar os rejuntes do banheiro, vivem amaralando e dando mofo.

  8. Adorei as dicas. Eu tb uso o bicarbonato para limpar dentro da geladeira. Fica limpinha, brilhante e com um cheirinho bom.
    Agua morma com uma colher de sopa de bicarbonato.

  9. Claudia Regina do Rosário em

    muito bm essa três dicas, o bircabonato de sodio tbm e bm pra limpar banheiro… tira mofo e clareias as roupas branca se misturado com alcool na maquina de lavar…

  10. Ótimas dicas! Também vale para tirar a humidade do ambiente, é só colocar bicarbonato numa xícara e a humidade é absorvida, deixando o bicarbonato com água.

    Abs