Minha casa, Minha cara

Já que muitas pessoas gostaram de conferir aqui no blog formas práticas e fáceis de lidar com a limpeza e a arrumação da casa, resolvemos fazer um repeteco com mais algumas dicas perfeitas para quem lida diariamente com a combinação trabalho + família + afazeres do lar e precisa contar com uma rotina agilizada. Soluções simples, caseiras e pequenos truques que tornarão a limpeza da casa mais rápida e econômica. Se você perdeu a parte um, não deixe de ler clicando aqui.

Limpando a tábua de cozinha

(Via)

A tábua da cozinha que usamos para cortar legumes, carne e temperos, ganha ao longo do tempo um aspecto manchado. E mesmo depois de lavar algumas vezes com água e detergente, as manchas persistem – assim como o mau cheiro que pode aparecer com o tempo. Para resolver a questão é muito simples: esprema meio limão em cima das manchas e deixe o suco agir por 20 minutos. Somente com isso, sua tábua ficará pronta pra outra, livre de sujeira e de qualquer odor.

Fazendo a manutenção do chuveiro

(Via)

Fazer uma boa limpeza no chuveiro uma vez por semestre ou uma vez por ano é superimportante para remover a ferrugem e algumas impurezas dos furinhos por onde a água passa. Para limpá-lo você vai usar um material bem simples: vinagre branco. Pegue um saco plástico, coloque um pouco de vinagre no interior dele e coloque o saco em volta do bocal do chuveiro. Amarre o saco com um elástico de modo que a parte furadinha do chuveiro fique de molho no vinagre branco. Deixe agir por uma noite. No dia seguinte, basta remover o saco, ligar a água e deixar o fluxo sair normalmente, para aproveitar seu chuveiro limpinho.

Faça seu próprio desengordurante!

(Via)

Turbine seu detergente normal deixando-o ainda mais potente para combater a gordura acumulada em assadeiras, fogão, pratos, etc. A receita é moleza: acrescente ao detergente normal uma colher de chá de suco de limão. Feito isso, basta agitar bem e usar à vontade, limpando o que for preciso com muito mais facilidade.

Deixe taças, copos e utensílios de vidro brilhando

(Via)

Taças, travessas e jarros de vidro, mesmo depois de lavados, podem ficar com algumas marcas difíceis de tirar. Quando você quiser dar um capricho a mais para seu jantar, depois de lavar os utensílios em vidro, deixe-os de molho em uma bacia com 1 litro de água e uma xícara de vinagre branco. Com esta mistura, suas taças saíram brilhando, truque que também funciona superbem com tampos de vidro e vidraças de fachadas.

Gostaram das dicas? Não deixem de compartilhar seus próprios truques caseiros aqui embaixo nos comentários!

Para ver outros truques domésticos é só clicar aqui. Post inspirado nas dicas ótimas da Flávia.

52 Comentários

  1. Ficamos superfelizes em saber isso, Suely! :) Esperamos que nossas dicas continuem te ajudando a manter sua casa do jeito que você sempre sonhou! <3

  2. Suely Carvalho em

    limpei meu vaso com saponáceo em barra removi um pouco de água do vaso e passei a barra pessoal ficou incrível a mancha amarela de água era de 17 anos e consegui tirar ficou incrível pois isso me incomodava muito.

  3. Pingback: Prepare e organize a sua casa para as festas de final de ano | Minha casa, minha cara

  4. Pingback: Dicas úteis para a Dona de Casa e uma pequena homenagem | Minha casa, minha cara

  5. Pingback: Dicas práticas para a casa: Parte V | Minha casa, minha cara

  6. Vasth
    Já coloquei uma camiseta, de material sintético que estava com manchas no lugar do axila, no molho com vinagre branco.
    Para limpar as panelas de inox use a esponja com sapólio em pó sem molhar muito, faça uma pasta com ele.
    Já para limpar louças de banheiro é simples, pegue um sapóleo em pedra e o esfregue na peça já previamente molhada com água sanitárias. Conforme vc esfrega vai formando uma pasta, deixe fazendo efeito durante a noite e enxague no outro dia. Ela vai ficar branquinha!!

  7. olá eu achei ótima essa dica mia eu preciso de outra como tira mancha de creme desodorante das blusas aquelas mancha amarelas que fica nas roupas e fica duras

  8. Para manchas de vinho use pedra de gelo e nas golas de camisa esfregue um sabonete seco por varias vezes e depois lave.Acetona para tirar restos de etiquetas.

  9. Pingback: Dicas práticas para a casa: Parte III | Minha casa, minha cara

  10. Gostei muito das dicas!
    Alguém aí sabe como tirar arranhados de vidros do box ?
    Se souberem, me digam!!!

  11. Gostaria de saber como faz pra tirar a mancha amarela que fica na gola das roupas brancas…não sei se é perfume, suor ou fiiltro solar…só sei que é muito difícil de sair. Obrigada. att, Gisa

  12. Adorei as dicas colocadas aqui. sempre é muito bom ter auxílio de quem tem boas idéias para tornar nosso trabalho mais fácil.

  13. gente me disseram que para tirar aquelas crostas brancas mais fácil do box do banheiro vinagre ajuda bem

  14. Helena Kindermann em

    Para limpar todas as manchas das panelas de inox, inclusive de gordura queimada, eu utilizo saponáceo cremoso e esponja ou pano para esfregar sobre toda a superfície da panela.
    Se a mancha for mais difícil (muito antiga e queimada) deve-se esfregar mais, e até que ela seja eliminada. Depois de lavadas e secas, as panelas ou quaisquer outros utensílios de inox ficam muito brilhantes, quase como novos!
    Costumo fazer essa limpeza mais minuciosa em minha cozinha pelo menos uma vez, a cada seis meses, ou ao ano.

  15. Helena Kindermann em

    Já testei. Funciona mesmo. Para eliminar os maus odores ou manchas causadas por mofo em armários de madeira deve-se usar um pano úmedecido em água e vinagre de álcool.
    Depois de passar o pano em todas as partes dos armários, deixar as portas abertas por um período para que ventilem e sequem bem. Se não tiver boa circulação de ar em sua casa ligue um ventilador no cômodo que fará o mesmo resultado.
    Depois é só repor as roupas ou utensílios nos seus lugares, e sentir a diferença!

  16. oi,
    para limpar as panelas de inox é só passar suco de limão com sal e passar nas panelas limpa até as sujeiras antigas,

  17. adorei estas dicas para casa, e tambem as ideias de enfeitar a casa a gente mesma fazendo as coisas, gostaria de sempre estar recebendo dicas de vcs. Obgda

  18. Adorei essas dicas…precisamos de soluçoes praticas, vc tem alguma dica para tirar mancha de gordura de porta de madeira, com verniz ou cera…estou precisando..

  19. Para os copos ficarem brilhando, uma dica simples é : lave-os normalmente e depois de enxaguá-los esfregue-os com as mãos debaixo da torneira. Ficam brilhando!

  20. A dica do vinagre para limpar vidros funciona mesmo, experimentem limpar o box de vidro do banheiro. É ótimo.

  21. Olá! Gostaria de saber se vc tem alguma dica pra tirar mancha dos queimadores de fogão, os meus são de aluminio e a moca que me ajuda passou aquele limpa forno nele e ficou manchado escuro.

  22. Ahh, para limpar vidro de janelas, portas de vidro, ou box do banheiro, coloque uma tampinha do próprio amaciante em um baldinho com meio litro de água, ai passe essa mistura com um pano molhado nos vidros e passe um pano seco logo em seguida, os vidros ficam brilhando, transparentes, por muito mais tempo.