Minha casa, Minha cara

A pauta sobre apartamentos pequenos rende postagens intermináveis, e não é para menos. Todos que respiram esta realidade, querem saber o que fazer para viver da melhor forma possível em companhia dos poucos m². Nós já falamos sobre o assunto algumas vezes, vale a pena ver de novo para não perder nenhuma dica. (:

Se você tem interesse no assunto, acompanhe mais estas sugestões de Maxwell Ryan do BHG, para otimizar os espaços do seu lar.

20% de vazio = felicidade

cottonwood-21_mini

room5_mini

Aproveitar todo e qualquer cantinho, não significa abarrotar sua casa de coisas. Cada quarto, cada prateleira e cada gabinete deve ter um pequeno espaço vazio, um respiro onde o olhar possa descansar. Essa dica é bem importante, afinal, um lar também é feito de vazio. Tente fazer um exercício e ir atrás de composições leves, que tenham somente o necessário.

Paredes claras e piso escuro

bambula1_mini

005-midcentury-home-mark-ashby-design_mini

A gente já sabe que cor escura diminui e que cor clara aumenta, mas esta dica vai além: paredes claras são bem-vindas sim, dão sensação de amplitude, trazem maior luminosidade. Mas um piso escuro, além de trazer aconchego, são recomendadíssimos em pequenos espaços. O contraste com a parede clara, faz com que ela pareça ainda maior, dando aquela impressão de pé direito alto, sabe? Combinados com um teto sem rebaixamento de gesso e com cor clarinha, então… Fica perfeito!

Objetos grandes em pequenos espaços

04_mini

Big-into-small_mini

Contrariando tudo o que pensamos, colocar móveis, tapetes e lustres grandes em ambientes pequenos é altamente recomendado. Claro, tudo isso balanceado com móveis menores. Este contraste vai deixar a composição mais bonita, ampliar o visual da casa e expulsar a sensação de espaço pequeno que os móveis muito compactos transmitem.

3 pontos de luz

SetWidth2560-MardiDoherty18_mini

tumblr_n1h0lljiv11qb83abo2_r1_1280_mini

Quando o ambiente parece pequeno, acrescente luz! Pelo menos 3 pontos de luz são indispensáveis em qualquer espaço da casa. Isso porque as sombras limitam os ambientes e fazem pequenos cômodos parecerem ainda menores.

Espelhos multiplicam a luz

tumblr_mgn16dntlt1r5m6p6o1_1280_mini

Autoexplicativo, né? Coloque o espelho diante de uma janela e você verá que ele consegue dobrar a iluminação do ambiente. A sensação de amplitude que temos ao entrar em um espaço, está diretamente relacionada a capacidade do nosso olhar viajar pelas superfícies, e o espelho é mestre em dar uma ilusão de continuidade, de ambientes sem fim.

Portas ocupam muito espaço

no-doors-3_mini

Portas de abrir ocupam um espaço enorme. As de correr são melhores, mas mesmo assim “comem” alguns cantinhos dos ambientes. Analise sua casa e, quando se deparar com uma porta sem nenhuma utilidade, elimine-a sem dó.

Gostaram das dicas? Foram todas retiradas daqui. Quais outras você acrescentaria na lista?

Fonte das imagens 1 2 3 4 5 6

9 Comentários

  1. Pingback: Apartamento pequeno decorado -

  2. Pingback: Como mobiliar um apartamento pequeno e simples - Minha casa, Minha cara

  3. BoMMM dia, Cassia! Tudo beMMM? MMMuito obrigada pelos elogios! Isso iluminou o nosso dia! <3 Nós encontramos a foto em questão em um blog europeu e eles não contam de onde os produtos são. :( Mas nós temos algumas opções nesse estilo aqui na MMM, como a Escrivaninha Compacta Legno, a Mesa Redonda Dobrável Legno que está disponível em amadeirado e branco, a Mesa Quadro Picture e a Mesa Zip. Esperamos ter te ajudado e pedimos desculpas por não termos a fonte da mesa azul turquesa. :( Tenha um ótimmmo dia!

  4. Olá pessoal. Quantas ideias lindas parabéns pelo trabalho. Gostaria de saber onde poderia encontrar a mesa dobravel turquesa do segundo ambiente? Obrigada.

  5. Oi Beatriz, tudo beMMM? Fizemos uma mudança grande no layout do blog e ainda estamos ajustando estes detalhes! Em breve retorno te dizendo como proceder para assiná-lo! Obrigada pela visita!

  6. Gostaria de saber como proceder para-a assinar o blog Minha Casa minha cara.
    Não consigo achar o espaço de assinatura. Grata Beatriz

  7. Dicas muito importantes para os dias atuais, uma vez que os imóveis estão cada dia menores.
    As soluções dos designers de interiores vêem se tornando essenciais para o aproveitamento ideal dos espaços e maior conforto em nossa casa.
    Também falo em meu site falo sobre decoração e design de interiores e nossos artigos ligados a ambientes e espaços pequenos são os mais acessados.
    Parabéns pelo post, ele ajuda muito os leitores!
    Fernanda
    http://www.conceitodeestilo.com.br