Minha casa, Minha cara

Quem vive em regiões úmidas precisa aprender a lidar com um problema recorrente: o mofo. Ele pode aparecer na parede caso haja alguma infiltração; tomar conta de armários e outros móveis que ficam em lugares quentes e úmidos; ou mesmo afetar suas peças de roupa com manchas nem sempre fáceis de remover.

Limpeza-21_mini

Existem várias soluções que ajudam a evitar e a combater o problema. A primeira é bem básica, mas indispensável na prevenção do bolor: abrir as janelas. A troca de ar com o ambiente externo é extremamente importante, principalmente em apartamentos com pouca incidência do sol. A temperatura de fora ajuda a diminuir a umidade de dentro, reduzindo também as chances do aparecimento do mofo na sua casa.

2212601440_49b38d4043_o_mini

O primeiro passo para acabar com o mofo é descobrir sua origem. Se o mofo aparece na parede é muito provável que ali tenha uma infiltração. Procure ajuda de especialistas para resolver o problema e faça todos os reparos necessários – somente assim você se verá livre do mofo e poderá cuidar da manutenção da sua casa. Para remover as manchas verdes da parede, use água sanitária diluída em água ou vinagre branco e esfregue a região afetada. Não esqueça de secar bem a parede.

No caso dos móveis, previna o aparecimento do mofo deixando-os ligeiramente afastados da parede para que o ar possa circular. Quando forem embutidos, use uma placa de isopor entre a parede e o móvel.

prodotti-chimici_N1_mini

Para acabar com o problema em armários e gaveteiros afetados, borrife vinagre branco nas superfície e limpe bem todas as prateleiras e gavetas. Deixe o móvel aberto para secar bem e para prevenir o reaparecimento do bolor, aposte em antimofos. O giz de quadro-negro em saquinhos de tecido ou um potinho com cal são alternativas baratas aos produtos vendidos em mercados.

giz02_mini

Previna o aparecimento do mofo em suas roupas evitando guardá-las logo após o uso. Resquícios de suor podem propiciar o aparecimento do bolor, então deixe que suas peças respirem em um espaço ventilado antes de voltar para o armário. Não esqueça de deixar as portas abertas com certa frequência para ventilar o interior do móvel.

mofo_no_guarda_roupa_mini

Se suas roupas já foram afetadas, não se desespere. Com algumas receitas caseiras simples você consegue remover qualquer mancha de qualquer tecido. Para roupas brancas, é recomendado lavá-las com água sanitária. As coloridas podem ser limpas com suco de limão, e as sintéticas, com leite.

Tem mais algum truque para acabar com o mofo? Compartilhe com a gente nos comentários!

Fonte das imagens 1 2 3 4 5

5 Comentários

  1. Oi Mirian! Em casos de umidade extrema talvez seja bacana investir em um desumidificador de ar. Ele costuma resolver nestas situações mais complicadas!

  2. Infelizmente minha cidade é muito úmida … experimentei o giz e não funciona, mesmo colocando em quantidades maiores e varios pacotes…
    usei antimofo nos moveis, roupeiro e sapateira do meu closet e melhorou mas não solucionou.

  3. Minha dica é verificar se as gavetas que são de mdf ou madeira, são envernizadas por baixo e atrás, caso não seja, mofa muito, eu envernizei com verniz marítimo em baixo e atrás, pois o restante era revestido de fórmica, melhorou bastante. Nos móveis de madeira cru ou fibra natura, óleo de peroba também ajuda. Para retirar o cheirinho de ”guardado” da roupa que está limpa, indico Eliminador de Odores Mon Bijou, o negócio é bom mesmo, até para levar à casa de praia e jogar no colchão… …