Minha casa, Minha cara

Não sabe como decorar uma cozinha pequena? O pessoal da Lopes Imóveis trouxe dicas especiais para quem está precisando valorizar um espaço compacto! Dá uma olhada. (:

Ao decorar a cozinha é importante levar em conta a praticidade e funcionalidade do ambiente, e não apenas a beleza. Demos uma atenção especial a este ambiente e trouxemos dicas de como planejar a decoração do local onde preparamos alimentos e interagimos com as visitas ou familiares.

#1 Ampliação do ambiente

Os móveis compactos ou planejados são a primeira dica essencial para quem tem uma cozinha pequena, pois eles utilizam toda a área disponível. Trazem soluções fáceis com seus modelos de portas de correr, gavetões e aberturas basculantes. Para uma sensação de amplitude ainda maior, as cores claras são recomendadas como o off-white e os tons neutros, pois além de trazerem luminosidade ao ambiente, combinam com itens de decoração, azulejos coloridos, mosaicos, espelhos, prateleiras e divisórias.

Decoração de cozinha pequena

#2 A iluminação faz a diferença

Ambientes claros ou com luz natural facilitam a vida durante o preparo dos alimentos. É importante ter focos de luz nos locais que são mais utilizados, como as bancadas, por exemplo. Além disso, os modelos pendentes devem ser analisados com bastante atenção, pois podem atrapalhar quem está trabalhando ou quem está sentado na mesa (a distância ideal para eles é de 60 cm).

3# Planeje a posição dos pontos de gás, tomadas e eletrodomésticos

Quando planejar a decoração, lembre-se de anotar onde estão as tomadas e o ponto de saída do gás, porque eles interferem na disposição dos eletrodomésticos. Os aparelhos devem ter uma distância mínima de 90 cm entre cada um e o corredor. A circulação não pode ser afetada e eles devem estar próximos o suficiente para que o cozinheiro possa manejá-los, mas não tão próximos a ponto de pôr a segurança em risco (afinal de contas, não é uma boa ideia colocar o fogão ao lado da geladeira, não é mesmo?).

Cozinha cinza

Confira, em tópicos, mais dicas para você planejar sua cozinha. Nada de espaço pequeno, apenas praticidade e funcionalidade!

– Mesas: caso não tenha lugar para as cadeiras, coloque banquinhos que possam ser guardados embaixo da mesa após cada refeição.
– Estantes e prateleiras: quando colocadas perto da pia, tornam-se perfeitas para guardar temperos e itens que devem estar à mão.
– Potes, latas e frascos de metal, vidro ou plástico: podem ser usados como decoração e são recipientes perfeitos para  guardar mantimentos.
– Área abaixo da pia e acima da geladeira: serve como espaço para a instalação do armário. As pessoas costumam guardar, respectivamente, panelas e utensílios menos usados no dia a dia.

Agora que você já viu todas essas dicas, como irá decorar sua cozinha?

2 Comentários

  1. Olá, Chinalia, tudo beMMM contigo? Ficamos superfelizes com os seus elogios. Obrigada, mesmo! Esta publicação foi feita por um parceiro nosso, a Lopes, e eles não sabem o nome ou marca da cor. Mas pelo que demos uma pesquisada, a Suvinil parece ter uma bem próxima! Você pode levar a cor nas lojas e pedir para eles montarem o mais próximo possível. :)

  2. Ola , gostaria de saber que cor foi usada no armário da primeira foto Nome e marca? estou amando essa cor mas não encontre em lugar nenhum, ou uma q seja semelhante, adoro as publicações da Meu Móvel de Madeira, sempre de olho, espero que vc´s possam me ajudar bjs.