Minha casa, Minha cara

Uma iluminação bem resolvida é essencial para uma decoração mais bonita e harmoniosa. E entender essa importância toda é muito fácil: é só você imaginar quantas vezes frequentou um lugar bonito, porém mal iluminado, e o quanto esta falha influenciou na composição do ambiente como um todo.

A luz é usada na decoração para vários fins diferentes, como determinar o clima de um espaço – mais intimista, descontraído, etc – , ou também servir como uma aliada na hora de destacar detalhes bonitos que merecem um olhar diferenciado.

(Casa.abril)

Quando a intenção é dar destaque para um quadro ou acessório decorativo, a luz direta é a mais indicada. E ela praticamente dispensa apresentações, de tão inconfundível: é aquela luz que transforma o alvo no verdadeiro centro das atenções, transmitindo uma iluminação dura e bem marcada em cima do objeto. Os spots são os mais usados para esse objetivo, assim como os abajures e luminárias.

(Design Sponge)

O bar da foto abaixo, com portas camarão, lembra muito uma cristaleira. Para dar destaque às taças e bebidas guardadas nas prateleiras, minidicroicas foram instaladas no interior do móvel, direcionando uma luz bem marcada acima dos itens. O efeito fica ainda mais bonito por causa das prateleiras de vidro, que dão um brilho a mais quando iluminadas de forma direta:

(Casa.abril)

A iluminação indireta pode ser feita com o uso de arandelas no teto ou spots dentro de rasgos no gesso ou na madeira. Ela também é ótima para destacar uma textura ou tonalidade diferente, trazendo um detalhe à tona de maneira mais sutil. É uma luz mais macia e harmônica:

(Casa.abril)

O efeito da luz indireta abaixo valoriza o grande painel de MDF revestido com folhas de freijó. O resultado é muito bonito, aquecendo o ambiente e destacando a textura e cor da madeira. Opção sem erro para um toque especial na decoração:

(Casa.abril)

E é claro que, além de todos estes artifícios, podemos e devemos abusar da luz natural para embelezar todos os ambientes da nossa casa. Janelas bem dispostas e em grande quantidade, deixam um ambiente mais fresquinho e ventilado, além de espantar a umidade de móveis e paredes e ainda trazer uma iluminação privilegiada.

(Casa Vogue)

Aproveite que estamos no verão e deixe o sol entrar à vontade! Assim você garante uma luz de ótima qualidade e ainda economiza. smile
E aí, quem tem dica de iluminação pra contar pra gente? Comenta aqui embaixo!

7 Comentários

  1. Pingback: Cores neutras dão um ar de classe e requinte ao ambiente « BLOG LA VINCI

  2. Concordamos totalmente, Katia! Uma iluminação certa é capaz de fazer milagres!
    Obrigada pelo comentário!
    Beijo